O WhatsApp é a ferramenta padrão de comunicação online no Brasil. Desde a pessoa com o mais baixo nível salarial até grandes empresários tem o aplicativo instalado no seu celular.
Com a alta disseminação do aplicativo muitas clínicas médicas e odontológicas começaram a usar a ferramenta como um canal de comunicação da clínica com seus pacientes.
Tudo bem até aqui, mas o WhatsApp é muito mais que uma simples ferramenta de comunicação. Ele é um poderoso aliado nas estratégias de marketing, captação e fidelização de pacientes para clínicas médicas e odontológicas.
Como usar o WhatsApp para captar, converter e fidelizar pacientes
Veja, todas as pessoas, todas mesmo, passam por uma jornada até se tornarem seu paciente.
Ninguém levanta de manhã, com raríssimas exceções, e "descobre" que tem um problema, ou necessidade não resolvida e tenta resolve-lá imediatamente. Esse processo se assemelha mais com a figura abaixo:
De fato, o seu potencial paciente primeiro precisa reconhecer que tem um problema (um dor, um desejo, uma necessidade) para só então começar a considerar a busca de uma solução para esse seu anseio, chegando finalmente a uma decisão, que pode ser inclusive, não fazer nada a respeito do assunto.
Nessa jornada o potencial cliente passa pode entrar em contato com sua clínica em diversos momentos e em quase todos eles o WhatsApp pode ser um aliado poderoso na atração, conversão e fidelização dos pacientes. Veja:
Reconhecimento
Nessa fase a pessoa percebe uma necessidade não atendida (problema, dor, desejo, etc.) e começa a buscar informações a respeito do problema. Ele ainda não sabe como resolver a questão e acaba entrando eventualmente em contato com seu site, uma landing page específica com algum material relacionado a demanda desse cliente.
E é aqui que o WhatsApp começa a atuar, pois todo e qualquer conteúdo que você disponibilizar para o potencial cliente em fase de reconhecimento deve leva-lo a fazer uma troca. A troca nesse momento é o nome dele e seu número de WhatsApp por um conteúdo qualquer (e-book, acesso a um vídeo, entrevista, etc.).
Consideração
Na fase de consideração o potencial paciente já tem consciência de que tem um problema real, já está informado sobre as potenciais alternativas de solução da sua demanda e está decidindo se e com quem vai seguir em frente para solucionar essa demanda.
Se você fez tudo certo, pode usar o WhatsApp capturado no passo de reconhecimento e fazer com que seu potencial lead "caminhe" mais depressa para o processo de escolha, aumentando a percepção dele de valor em relação ao seu trabalho entregando mais conteúdo, mais atenção, mais valor do que qualquer outro dos seus concorrentes..
Como fazer isso? Como WhatsApp é claro! Ele será o canal que vai levar seu excelente conteúdo, segmentado, focado e direcionado para cada potencial lead e servirá de alavanca para que ele avance para a próxima fase: A decisão!
Decisão
Conteúdo relevante + canal adequado + tempo certo = Conversão
Grave essa fórmula! Com o WhatsApp sendo usado como canal de comunicação com seu potenciais leads desde o momento zero, você vai ser o escolhido cada vez mais por seus clientes em potencial.
Usando WhatsApp para captar pacientes na prática
Dicas práticas para captação de pacientes utilizando o WhatsApp:
O WhatsApp não trabalha sozinho. Para que o lead (potencial cliente) deixe o seu número de contato é preciso que ele receba algum conteúdo relevante (Vídeos, artigos, e-books, etc.) Então, você precisará investir em conteúdo de qualidade.
As pessoas precisam descobrir seu conteúdo para se interessarem por ele e eventualmente trocarem essas informações de valor pelo seu número de WhatsApp. É necessário gerar fluxo de visitantes. Isso se faz com mídia paga e também com trafego orgânico. Não sabe o que estamos falando? Saiba mais sobre marketing digital para dentistas e médicos
Não trabalhe com grupos no WhatsApp. Use listas de transmissão.
Use listas de transmissão segmentadas por assunto. Por exemplo, se você tem uma clínica odontológica de multiespecialidades, crie listas de transmissão para cada tipo de tratamento (ortodontia, implantes, proteses, etc.);
Crie um calendário de publicações e compartilhamentos de informações para seus pacientes na sua lista de transmissão;
Responda as dúvidas das pessoas;
Ufa, parece muita coisa, certo? Sim é mesmo. Por isso, você precisa de uma consultoria especializada em marketing para médicos e marketing para dentistas que crie campanhas de atração e fidelização de pacientes que realmente funcione.
Hoje nós mostramos de forma geral como usar o WhatsApp para captar, converter e fidelizar pacientes. Se você quer se aprofundar mais sobre esse e outros assuntos de gestão e marketing para empresas de saúde, assine nossa newsletter e fique bem informado!
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