top of page
Sênior Marketing

Como recuperar uma clínica em dificuldades financeiras


Como recuperar sua clinica de dificuldades financeiras

A primeira decisão que o proprietário de uma clínica que não esta indo bem deve tomar é a de seguir em frente ou não.

A luta diária em busca de resultados, a carga pesada de trabalho e a falta de resultados financeiros mina a resistência de qualquer um, e muitas vezes o empresário do ramo de saúde não tem mais vontade de seguir em frente e tentar recuperar sua clínica, ainda que seja possível.

Para todos aqueles que estão dispostos a seguir em frente e tentar recuperar uma clínica em declínio alguns passos são fundamentais: renegociar dívidas, eliminar qualquer tipo de desperdício e fazer um bom planejamento financeiro de médio e longo prazo são atitudes fundamentais.

Sem planejamento é impossível a recuperação de qualquer negócio. Mas antes de planejar qualquer atividade de recuperação é preciso conhecer a situação atual.

É necessário fazer um diagnóstico situacional. Esse diagnóstico é baseado sobretudo em número. Alguns números fundamentais que são necessários saber nesse momento:

Carteira de clientes - Número de clientes ativos e inativos.

Faturamento Bruto

Margem de lucro por serviço

Lucro bruto (se houver)

Nível de endividamento

Percentual de pagamento ao profissionais associados (quanto ganha cada profissional que trabalha na clínica e sua relação proporcional ao faturamento produzido)

Ativos (imóvel onde esta a clínica, equipamentos, mobiliário, investimentos, reserva financeira, etc)

Fluxo de caixa - Análise da capacidade da clínica de gerar caixa (produzir dinheiro com o negócio da clínica).

Passivos (trabalhistas, societários, etc)

E qualquer outra informação particular que seja relevante para a análise da situação financeira atual da clínica.

Alem desses dados matemáticos que são passiveis de análise direta, existem aqueles que são tão importantes quanto.

Valor da marca

Reputação da marca

De posse dessas informações um consultor de gestão e marketing para medicina ou um consultor de gestão e marketing para odontologia pode traçar um plano de recuperação de uma clínica de saúde. Mas, é importante frisar que dependendo da situação encontrada a melhor saída seja mesmo abandonar o negócio como forma de minimizar os prejuízos futuros.

A viabilidade da recuperação de uma clínica envolve a execução de algumas boas práticas administrativas como listado a seguir:

01 - Organização das informações

Todas as informações financeiras, a situação patrimonial, as pendências financeiras, o patrimônio, o fluxo de caixa, enfim, toda a situação atual e previsões futuras das finanças da clínica devem estar muito bem organizadas, facilmente acessíveis, de preferência em um sistema informatizado.

02 - Tenha ajuda de um contador

Uma clínica que passa por dificuldades financeiras precisa muito da ajuda do seu contador para que todas as informações sejam separadas nas devidas categorias de dívidas sejam elas bancárias, trabalhistas, tributárias etc. Somente essa organização permite uma análise por parte do gestor se as dívidas podem ser equalizadas, negociadas ou mesmo amortizadas.

03 - Primeiro o mais importante

Tendo todas as informações financeiras catalogadas e categorizadas é preciso priorizar. Por exemplo, uma pendência com a vigilância sanitária pode levar a cassação do alvará da clínica e portanto deve ser priorizada. Ou, deixar de pagar as prestações de um financiamento pode dificultar a retomada da renegociação de uma dívida.

04 - Renegociar com os credores

Sem um planejamento financeiro qualquer negociação com os seus principais credores terá uma base frágil. É com base no planejamento que você vai conseguir provar ao banco, ou a um fornecedor sua disposição e capacidade de pagamento. Uma vez assumida uma responsabilidade em uma negociação é necessário leva-la a cabo.

05 - Mudar o patamar de custos interno

Em clínicas de saúde o grande gargalo em termos de custos é sem dúvidas a mão de obra dos profissionais associados. Trabalhando com consultoria de gestão e marketing para médicos e dentistas já atendemos clínicas que pagam comissionamento de até 80% para seus profissionais associados. É preciso renegociar com seus profissionais associados o perfil de pagamento dos seus comissionamentos para uma realidade financeira que sua clínica possa suportar.

Contudo, entendemos que nem sempre a aplicação das medidas acima surte efeito ou é viável, seja por uma questão societária, seja porque os proprietários da clínica não conseguem financeiramente suportar essa fase de reorganização.

Em casos assim, não há outra solução. É necessário fechar sua clínica momentaneamente. Tudo depende do seu plano financeiro e da disposição dos proprietários em enfrentar o que ele demonstrar.

Sua clínica esta passando por dificuldades? Você precisa de ajuda para melhorar seus resultados? Entre em contato e converse com um especialista em empresas de saúde. Nos temos mais de 18 anos ajudando empresas do segmento de saúde a crescer e obter melhores resultados.


Senior Marketing

Gestão e Marketing de Saúde

bottom of page