Prospectar novos pacientes é fundamental para a saúde financeira e a prosperidade de qualquer negócio.
E não é diferente com a odontologia. Clínicas odontológicas precisam investir em um processo de prospecção de pacientes que garanta um fluxo de novas avaliações e consultas todos os dias.
Prospectar envolve iniciar um novo relacionamento com potenciais pacientes. Damos o nome de lead a esses potencias pacientes.
Prospectar envolve diversas etapas, como identificar o perfil do seu paciente ideal, saber quais os canais ele prefere ser contactado, desenvolver a melhor abordagem e outros passos que demonstraremos nesse artigo.
Por que investir em prospecção de pacientes
Num momento em que a grande maioria das clinicas odontológicas investe em marketing digital, faz-se necessário inovar e ser mais agressivo comercialmente para ganhar terreno da concorrência que é enorme na odontologia.
A prospecção ativa de pacientes traz uma série de vantagens sobre as ações passiva de marketing.
Você pode definir quem é o perfil do seu cliente ideal e criar um processo comercial de busca ativa desses potenciais pacientes ao invés de simplesmente fazer propaganda da sua clínica e aguardar a chegada de novos clientes.
Não é que você não deva investir em marketing na sua clinica odontológica. A questão é que se você precisa gerar um volume alto de pacientes ou deseja aumentar seu faturamento e lucro, deveria pensar seriamente em implementar um processo comercial para prospeção ativa de pacientes.
O que é prospectar pacientes na odontologia?
Prospectar pacientes é buscar no mercado onde sua clínica atua pessoas com o perfil adequado à sua proposta de trabalho.
Prospectar não é o mesmo que vender. Para chegar realmente a venda de um plano de tratamento é necessário em primeiro lugar localizar e atrair as pessoas que você deseja atender na sua clínica.
No final do dia prospecção envolve entender e atender necessidades de um grupo específico de pessoas através dos serviços e tratamentos oferecidos na sua clinica.
Prospectar, enfim, é identificar, atrair e converter potenciais pacientes que tem necessidade, que valorizam e podem pagar por serviços como o que você oferece na sua clínica.
Como prospectar novos pacientes?
Prospectar é um processo comercial e não uma atividade que acontece de vez em quando na sua clínica.
Você precisa prospectar todos os dias, ainda que sua agenda esteja cheia.
Entenda que a prospecção precisa ser feita através de uma abordagem tranquila, ética e responsável a potenciais pacientes.
Para prospectar novos pacientes siga os passos a seguir:
Defina um bom plano de prospecção
Estude o que os concorrentes estão oferecendo ao seu mercado
Defina um perfil de paciente ideal
Entenda quais são os diferenciais da sua clínica
Estabeleça metas claras e objetivas
Utilize tecnologias de apoio como softwares de gestão de relacionamento com o cliente
Seja persistente, mas não chato
Acompanhe o desempenho do seu processo de prospecção
Faça correções, ajustes, abandone o que não funciona e invista mais ainda no que está dando certo.
Onde prospectar novos pacientes?
Você pode contar com diversos canais para encontrar potenciais pacientes. Isso vai variar de acordo com o perfil do seu público e os seus objetivos.
Alguns canais para encontrar novos pacientes:
Facebook
Instagram
linkedin
Congressos
Eventos
Centros de negócios
Grupos empresariais
Blogs
Empresas da sua região
Etc, etc, etc.
Se você entender que seu público esta andando pela rua e passa pela porta da sua clínica diariamente, talvez faça sentido investir em captadores externos, no chamado "street".
Já se sua empresa está instalada em uma área de alto nível, vale a pena buscar associações empresariais ou grupos de profissionais e participar ativamente deles.
Quanto investir em prospecção de novos pacientes?
Todo processo de prospecção envolve investimentos. É preciso ter pessoas, processos, ferramentas e acompanhamento.
Portanto, antes de investir em prospecção de pacientes pense corretamente nas sus metas e se faz sentido para sua clínica avançar no desenvolvimento de um processo de captação ativa de pacientes;
Aqui na Senior Consultoria já desenvolvemos e implementamos estratégias de captação de pacientes ativas que geraram milhares de reais em tratamentos vendidos.
Se você quer saber mais sobre prospecção ativa de novos pacientes entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas!
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