top of page
Sênior Marketing

Como montar um plano de marketing para sua clínica atrair mais pacientes


Aprenda a montar um plano de marketing para sua clinica médica ou odontológica e atrair mais pacientes
Aprenda a montar um plano de marketing para sua clinica médica ou odontológica e atrair mais pacientes

Marketing em saúde é uma ciência que visa favorecer trocas que gerem valor para as partes.


Muito se fala na internet sobre marketing digital para dentistas e médicos, mas marketing é muito mais do que um canal (digital).


Aqui na Senior Consulting acreditamos que marketing tem que gerar resultados reais. E muito além de um discurso, na prática marketing de resultados é aquele que capta bons pacientes particulares, que gera fluxo de caixa e retenção e fidelização de pacientes.


Entretanto, não é tão simples assim fazer um marketing para uma clínica médica ou odontológica que seja eficiente e eficaz.


Existe uma oferta enorme de profissonais que se parecem muito uns com os outros na visão dos potenciais pacientes.


Pensando em te ajudar a atrair mais pacientes para sua clinica todos os dias, vamos nesse artigo te ensinar de maneira simples como montar um plano de marketing para sua clínica atrair mais pacientes. Siga conosco!


Plano de marketing para clínicas médicas e odontológicas


Diferente do que a maioria das pessoas pensam, fazer um plano de marketing não é perda de tempo.


Pelo contrário, criar um bom plano de marketing para sua clinica vai te dar uma previsilidade de tempo, de custos e de retorno de investimento.


Bem, indo direto ao ponto, para criar um plano de marketing para sua clinica odontológica ou médica simples, objetivo e efetivo, considere que você precisa trabalhar os seguintes pontos>


01 - Defina o seu cliente ideal


Nada disso de ser uma clinica genérica que atende a todo tipo de pessoa. Uma clinica odontológica ou médica não é um supermercado.


Você não pode querer atender a todos porque vai acabar não atendendo bem a nínguem. Busque um nicho de mercado e seja o melhor possível nele.


Por exemplo, você pode focar em idosos e ter consultas mais longas (e mais caras), um serviço de busca e retorno do idoso na sua casa, horário estendido, etc.


O que importa é que você busque um tipo de cliente que seja lucrativo para a sua clinica e não tentar atender todo mundo.


02 - Tenha uma oferta bem clara


Sabe quando você esta passeando pelo shopping e ver aquela bolsa ou par de sapatos que praticamente está "te chamando" na vitrine.


É que aquele produto atende as suas necessidades, expectativas e desejos.


Assim deve ser com sua oferta de serviços. Você não deve vender um implante dentário, mas sim um tratamento que restaure a função, a estética, dentro de condições de pagamento que seu público-alvo possa pagar, em um horário da sua preferência, com facilidade de localização e acesso, etc.


Percebe a diferença? Uma oferta é mais do que um tratamento. Trata-se de um pacote de serviços complementares ao tratamento em sí.


Essa estrategia se chama agregar valor ao serviço. Quando você vende um tratamento está vendendo um produto e produto tem preço, ja a sua oferta tem valor agregado!


03 - Estabeleça metas bem claras


Não existe essa história de começar a investir em marketing digital, contratar uma agência de marketing para médicos ou dentistas e começar a postar em redes sociais, fazer campanhas em Google Ads ou qualquer outro tipo de mídia, sem metas.


Metas são como pontos em um mapa. Você marca um ponto na mapa e define como vai chegar até lá da melhor maneira possível.


Só que não basta definir onde quer chegar, é preciso definir como, com quais recursos, em quanto tempo, com quais pessoas, etc.


O plano de marketing é exatamente uma compilação de ações que vão tornar possível atingir o seu objetivo e suas metas.



Conclusão


Você não precisa ter medo de montar um plano de marketing para sua clincia odontológica ou médica.


Tudo que você precisa é de uma folha em branco, uma divisão clara do público-alvo, a montagem da sua oferta de serviços e a definição de objetivos e metas claras.


Logicamente o melhor plano de marketing para saúde que existe é aquele que é bem executado, corrigido, aprimorado e avaliado.


Por último, mas não menos importante, a melhor forma de saber se você está com um bom plano de marketing em mãos e validando o retorno do investimento. Ou seja, para cada real investido em marketing na sua clinica, quantos reais estão voltando para o seu caixa?


Se você acredita que está na hora de ter mais efetividade nas suas ações de marketing, se quer mudar o patamar da sua clinica, entre em contato e converse com um de nossos doutores em marketing para empresas de saúde.


Senior Consulting

+55 11 3254-7451

atendimento@seniorconsulting.com.br

bottom of page