top of page
Foto do escritorAdmin

Como manter a organização financeira do seu consultório


Como manter a organização financeira do seu consultório

Médicos e dentistas buscam sempre a atualização profissional para oferecem opções de tratamento que visem melhorar a saúde e qualidade de vida dos seus pacientes.


Da mesma maneira, para o crescimento saudável de um consultório é preciso cuidar de vários processos, sendo que e entre eles um se destaca, a organização financeira.


As vantagens de organizar o seu consultório vão além dos ganhos financeiros. A organização financeira serve também para se proteger de eventos futuros e para a tomada de decisão quanto a investimentos e gastos inesperados no consultório.


No texto a seguir, entenda melhor quais os benefícios de investir na organização financeira do seu consultório, aplicando as dicas listadas abaixo.


A importância da gestão financeira para consultórios médicos e odontológicos


Quando falamos em organização financeira temos que entender que se trata de um conjunto de processos e atividades que controlam a saúde financeira do seu consultório, como forma de apoio a previsão de cenários futuros, minizando chances de problemas futuros.


Crises são uma constante no nosso país, e portanto, como empreendedor da área de saúde é necessário estar preparado financeiramente para qualquer intercorrência.


Um consultório médico ou odontológio não necessita de uma organização financeira complexa, mas, por outro lado, não ter um mínimo de gestão financeira pode se tornar um problema no médio e longo prazo.


Quando não se controla corretamente as entradas e saídas de recursos no consultório, vários problemas podem ocorrer, tais como:


  • Gastos excessivos;

  • Confusão patrimonial entre o dinheiro do negócio e o dinheiro do sócio;

  • Baixa lucratividade;

  • Descontrole da inadimplência;

  • Endividamento;


É preciso que você olhe para o seu consultório hoje e pergunte-se:


  • Sei exatamente qual a margem de lucro do meu negócio?

  • Quais os procedimentos tem maior lucratividade e quais tem as menores margens?

  • Estou preso a um ou dois convênios médicos / odontológicos/

  • Qual o número de novos pacientes mensalmente?

  • Se eu parar de trabalhar por 3 meses terei reserva suficiente para manter meu consultório de pé?

  • Minha tabela de preço está compátivel com o mercado?


Essas são perguntas básicas que todo gestor deve buscar as respostas para não ser "pego de surpresa" com uma dificuldade financeira.


5 passos para organizar a gestão financeira do consultório


Nem sempre organizar as finanças de um consultório é uma tarefa simples, mas com um roteiro fica mais fácil. Busque executar os passos abaixo.


01 - Liste todos os gastos do seu consultório


Isso envolve as contas de luz, água, telefone, internet, contabilidade, despesas de pagamento de funcionários, etc.


Você precisa saber exatamente quais são os gastos recorrentes no seu consultório mês a mês, de preferência, fazendo uma projeção para 12 meses à frente.


02 - Analise sua tabela de preços de serviços


Você precisa saber se o valor cobrado tanto pela sua consulta, quanto para procedimentos ou cirurgias que você realiza cobrem todos os seus custos fixos, os custos variáveis, as despesas sobre venda e também a sua margem de lucro.


Todo consultório precisa ter uma boa precificação de serviços para poder prosperar. Não defina seu preço no "achismo". Existem fórmulas corretas a serem aplicadas para encontrar o valor do seu serviço. Busque ajuda de uma consultoria especializada em saúde.


03 - Faça o controle do fluxo de caixa do consultório


O fluxo de caixa é o resumo diário das entradas e saídas de dinheiro no seu consultório.


Esses recursos podem ser relativos as despesas como pagamento de funcionários, impostos e fornecedores, assim como, recebimentos, como valores pagos por convênios ou recebimentos de parcelas de procedimentos realizados por pacientes particulares.


04 - Calcule corretamente a sua necessidade de capital de giro


Na rotina de operação do seu consultório , muitas vezes o ciclo financeiro entre prestação de serviços e recebimentos se torna descompassado.


Por exemplo, você pode pagar a um fornecedor por um insumo em 30 dias e receber do seu paciente o pagamento financiado em 30, 60 e 90 dias.


Para manter o consultório girando você vai necessitar do chamado capital de giro. Ou seja, o capital de giro é extamente o recurso finaneiro que permite com que seu consultório consiga honrar seus compromissos financeiros entre os pagamento dos pacientes / convênios e suas obrigações, sejam elas com fornecedores, funcionários e governo.


05 - Faça uma projeção de fluxo de caixa


O chamado fluxo de caixa projetado é uma ferramenta simples de gestão financeira, porém, muito importante para apontar caminhos e apoiar a tomada de decisão por parte dos gestores financeiros.


Comece criando um plano de contas resumindo agrupando despesas e receitas em grupos separados de contas.


A seguir faça uma projeção mês a mês para os próximos 12 meses da previsão de gastos e receitas em cada conta.


Por exemplo, você pode pegar a média das suas últimas 12 contas de telefone, aplicar um fator de reajuste anual, como o IGPA que calcula a variação de preços anual de produtos e serviços e determinar o gasto médio nos próximos 12 meses.


Faça o mesmo para cada conta de despesa e anote na sua planilha de projeção de caixa.


Do mesmo modo, é necessário fazer uma previsão de vendas futuras. Para quem já tem um consultório operando há algum tempo, fica mais fácil. Parta das referências de vendas dos anos passados.


Já para novos consultórios, busque referendar sua projeção em cenários externos como economia, demanda pelo seu tipo de serviços, valores médios cobrados no mercado, etc.


Ressaltas-se que projeções são o que são: projeções. É necessário executar o orçamento e acompanhar diariamente para melhorar o grau de assertividade das suas projeções.


Conclusão


Muitos dentistas e médicos procuram a Senior Consulting com queixas sobre o excesso de trabalho e a falta de lucro.


Esse é um reflexo claro da falta de organização e clareza sobre os números dos seus consultórios.


Nós podemos ajudar seu consultório a organizar suas finanças, a fazer um controle de fluxo de caixa e a precificar corretamente seus serviços. Entre em contato!


Senior Consulting

+55 11 3254-7451


bottom of page