top of page
Foto do escritorAdmin

Como manter a ética no marketing médico


Publicidade médica de forma ética

Marketing na medicina e publicidade médica de forma ética


A publicidade na área da saúde veio para ficar, especialmente com o desenvolvimento da internet e do markeitng digital.


Como resultado, houve um movimento de adesão em massa de médicos de diversas especialidades as práticas de marketing médico.


Entretando, o Conselho Federal de Medicina há alguns anos, reformulou suas diretrizes e código de ética para publicidade médica, inclusive atualizando seus padrões para blogueiros e anunciantes de mídia social.


Essas atualizações do código de publicidade médica fazem parte dos esforços da organização para padronizar a verdade e a precisão e proteger os direitos dos pacientes, além de promover produtos de saúde de forma responsável.


Vivemos o capitalismo de mercado onde a saúde é um negócio, então você médico tem que pagar as contas, tem que pagar a sua equipe, investir em equipamentos e reciclagem profissional, e ainda ter algum lucro vindo da sua prática médica. Tudo isso é válido e não descaracteriza a medicina como uma especialidade fundamental para a sociedade.


Nesse breve artigo queremos reforçar a importância da consciência dos profissionais de medicina no uso do marketing médico de forma que os pacientes conheçam os serviços e opções disponíveis na sua área.


Os profissonais podem e devem lançar mão das modernas ferramentas de publicidade médica para oferecer orientação para os seus atuais e potenciais pacientes.


É preciso, entretanto, manter a ciência na frente dos interesses comercais. Nós aqui da Senior Consulting somos totalmente contra a idéia de tornar médicos "celebridades" e dar visiblidade aos seus bens e posses pessoais em detrimento ao que realmente podem oferecer aos seus pacientes, ou seja, seu conhecimento altamente especializado.


Embora a geração de lucro seja necessária para manter as portas abertas, ela também pode levar a um comportamento antiético dos profissionais de saúde.


Influenciados por blogueiros, gurus e pseudo agências de marketing para médicos, muitos profissionais tendem a promover muitos procedimentos lucrativos e enquanto não promovem os cuidados de saúde do dia-a-dia ou a cura de doenças que não são lucrativas. Eles se concentram em procedimentos de alta tecnologia e margens altas de lucro, usando muitas vezes de metódos questionáveis de divulgação dos seus serviços.


Aqui na Senior Consulting fazemos parte de um movimento que visa conscientizar os médicos da importância do marketing ético e seu impacto nos pacientes.


Queremos que nossos clientesaprendam as melhores práticas de marketing em organizações de saúde e como eles podem promover melhor suas clínicas e consultórios sem criar desconfiança entre seus pacientes na sociedade em geral.


O orçamento de marketing da sua clínica deve ser usado para educar os pacientes sobre os problemas e atualizações da sua área de atuação.


Esse é o tipo de promoção médica que os pacientes realmente gostam; Eles valorizam o fato de que o profissional de fato se preocupa com sua saúde e passam a construir confiança. É um relacionamento de longo prazo em que a mídia social e a publicidade podem ser usadas para construir, em vez de prejudicar a confiança dos pacientes nos profissionais de medicina.


Abaixo estão algumas dicas sobre como melhor fazer marketing na medicina de forma ética e anunciar cuidados de saúde:


  • Manter o anonimato dos seus pacientes.

  • Faça reivindicações e promessas realistas.

  • Desenvolva políticas de publicidade que leve em conta os interesses dos seus pacientes.

  • Certifique-se de que o marketing da sua clíinca não cause danos as pessoas leigas.

  • Examinar e identificar efeitos adversos não intencionais gerados pela sua publicidade médica.


Por último, mas não menos importante, cuidado com o excessivo uso da sua imagem.


As pessoas sérias tendem a desconfiar de médicos que ficam fazendo "dançinhas no Tik Tok" ou postando vídeos de suas "vidas maravilhosas e pomposas no Instagram".


Construir a reputação profissional leva tempo, mas ela pode ser arruinada muito rapidamente em tempos de internet e redes sociais.


Se você quer orientações sobre como fazer marketing na medicina de forma ética visando atrair pacientes que valorizam profissionais pela sua capacidade e entrega, entre em contato e fale com um de nossos consultores.



Senior Consulting

Marketing para médicos

+55 11 3254 7451


bottom of page