top of page
Foto do escritorAdmin

Como fazer um planejamento estratégico para sua clinica


Consultoria para clinicas e consultórios

Prepare sua clínica para o crescimento com um bom plano estratégico


Estamos nos aproximando de mais um ano e é chegada a hora de planejar o futuro da sua clinica


Sabemos que a rotina operacional faz com que dentistas e médicos foquem em atender seus pacientes, pagar as contas, e se der tempo, descansar um pouco.


Entrentando, planejar é fundamental para qualquer empresa e não poderia ser diferente para clínicas médicas e odontológicas.


Qual a importância do planejamento estratégico para clínicas médicas e odontológicas?


Parar ao final de cada ano e pensar em formas de melhorar a atuação da empresa é fundamental.


Afinal, quem não dedica tempo para planejar, acaba tendo que dedicar o tempo para correr atrás dos prejuízos que um bom planejamento estratégico pode prever.


Planejamento estratégico é sobretudo sobre previsões, planos de ações e criação de cenários futuros.


Como fazer um planejamento estratégico para clínicas médicas e odontológicas?


São vários os fatores que devem fazer parte de um bom planejamento estratégico.


De forma simplificada, podemos classificar esses fatores como internos e externos.


Comece olhando o ambiente interno da sua clínica. Pense e avalie situações, tais como:


  • Faturamento realizado no ano;

  • Quantidade total de pacientes;

  • Ticket médio por paciente;

  • Procedimentos com maior número de pacientes;

  • Faturamento por consultório ou unidade de negócios;

  • Equipe, tanto a atual, como a necessidade de novas contratações ou substituições;

  • Ações de marketing e retorno sobre o investimento;



Também, é muito importante olhar para o ambiente externo da empresa, avaliando itens como:


  • Situação econômica do país;

  • Concorrentes e sua participação de mercado;

  • Avaliação de novas tecnologias e tipos de tratamento;

  • Ambiente político;

  • Eventos temporáis, como eleições ou grandes eventos esportivos;

  • Etc;


Logicamente, existem fatores locais que devem sempre estar no radar dos gestores clinicos quando da elaboração do planejamento estratégico.


Por exemplo, uma clínica pode estar alocada em uma região que sofre com enchentes anualmente, ou próximo a um local que vai ser desapropriada pela prefeitura local para construção de uma obra pública, como um metrô.


O ideal é criar uma tabela de pesos de fatores internos e externos, criando uma espécie de placar que vai lhe direcionar sobre o potencial futuro dos cenarios previstos.


Evidentemente, prever o futuro não é possível, mas um bom plano estratégico pode criar cenários diversos, estabelecendo as bases para um plano de ações.


Nós aqui da Senior Consulting sempre trabalhamos com 3 cenários distintos: Um cenário pessimista, um otimista e um cenário realista.


Dessa forma nós planejamentos para as diversas situações que podem acontecer e criamos estratégias e planos de contingência para cada situação.


Agir assim, por exemplo, nos ajudou a suportar dois terríveis anos de pandemia (2020 / 2021) sem demissões ou grandes impactos financeiros.

Precisa de ajudar para fazer um planejamento estratégico na sua clínica?


Entre em contato e fale com um de nossos especialistas em gestão de clínicas. São mais de 26 anos ajudando empresas de todos os setores de saúde a obterem melhores resultados!


Senior Consulting

+55 11 3254 7451


bottom of page