É possível ter um faturamento acima de 100 mil reais em consultórios odontológicos em cidades pequenas?
Abrir e gerenciar um consultório odontológico em uma cidade pequena com menos de 100 mil habitantes é um grande desafio. Existe um limite de potenciais pacientes, mas com certeza, haverão muitos concorrentes na região, tornando o objetivo de atingir um faturamento superior acima de 100 mil reais um desafio interessante.
Entretanto, como você verá abaixo, podemos lançar mão de diversas estratégias de posicionanamento de marca, seguimentação de mercado e captação de pacientes para aumentar a receita total e o lucro de um consultório e garantir o sucesso financeiro, mesmo estando em uma cidade de pequeno porte.
01) Importante: Conheça o seu mercado local
A primeira e talvez mais importante fase para aumentar o faturamento de um consultório odontológico em uma cidade pequena para acima de mil reais, é ter uma profunda compreensão do público-local. Isso envolve conhecer o nível de renda médio da cidade, o grau de escolaridade das pessoas, o PIB anual do munícipio, assim como a área de influência que a cidade exerce sobre outro municípios vizinhos.
Fazer uma boa pesquisa de mercado, abrangendo aspectos financeiros, de concorrência e também fatores comportamentais é muito importante para determinar o quanto é possível para um consultório em uma cidade pequena chegar a um faturamento de mil reais.
02) Invista no online
Com o avanço da internet, mesmo cidades bem pequenas do Brasil já adotaram o canal online como forma de se conectar com o resto do mundo.
Manter uma presença online forte pode ajudar um consultório odontológico a se destacar na sua cidade pequena e atrair novos pacientes. Não se esqueça de que se os seus tratamentos são voltados para a área de estética, estar em redes visuais como o Instagram é fundamental.
03) Ofereça serviços customizados para a realidade local
Cada cidade desse imenso país tem suas características. Por exemplo, uma cidade no interior gaúcho com forte presença da imigração alemã e italiana tem a tendência a que os pacintes sejam mais objetivos e pragmáticos. Já no interior de uma pequena cidade de Minas Gerais, a tendência é que as pessoas locais valorizem muitos os aspectos de relacionamento e a relação do dentista com a cidade (raízes culturais).
04) Invista em marketing local
Uma estratégia de marketing local vai ser mais eficaz para atrair novos pacientes em cidade pequenas. Uma maneira de fazer isso é investir em publicidade direcionada, como jornais locais, rádios que pegam uma quantidade de cidades próximas e até mesmo mídia exterior como outdoors em beira de estrada.
05) Ofereça condições de pagamento facilitadas
Em muitas cidades pequenas a renda média dos trabalhadores é baixa, e para ter acesso ao tratamento odontológico é necessário ofercer opções de pagamento e parcelamento mais acessíves para os pacientes. Ter seu próprio cartão de crédito ou convênio particular com empresas locais , planos de pagamento dos tratamentos em 24 ou mais parcelas para tratamentos mais caros como implantes ou aparelhos estéticos e até mesmo buscar financeiras com crédito direto ao consumidor.
06 ) O atendimento ao cliente é um excelente diferencial competitivo
Novamente, as características da população local podem indicar que o atendimento de excelência seja um fator determinante para que o paciente escolha uma clínica em detrimento a outras em cidades pequenas, mais do que em grandes capitais onde o relacionamento pessoal é mais fluido e fortuito.É importante que o consultório ofereça um atendimento cortez e atencioso, para que os pacientes se sintam bem-vindos e que possam ter confiança nos serviços prestados. Além disso, um atendimento personalizado do dentisa ajuda na fidelização dos pacientes e os motivam a indicar o consultório para amigos, colegas e familiares.
Conclusão
Abrir e gerenciar um consultório odontológico em uma cidade pequena que fature 100 mil reais ou mais é possível sim. Não é uma tarefa da noite para o dia e é preciso pensar de forma empresarial, mas sem nunca esquecer do lado humano do atendimento odontológico.