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Sênior Marketing

Como fazer propaganda para dentistas


Legal, se você chegou até aqui é porque já percebeu que não da mais para conduzir seu consultório ou clínica odontológica sem fazer propaganda.

Mas, como fazer propaganda odontológica que funciona? Sem mais delongas, vamos ao que interessa:

Alinhando Conceitos - Marketing e Propaganda na Odontologia

A primeira medida é estar consciente das diretrizes do Conselho Federal de Odontologia quanto as restrições para os profissionais de odontologia no tocante a promoção dos seus serviços.

Uma vez que você esteja consciente dos limites impostos, esta na hora de arregaçar as mangas e ser bastante criativo.

É importante esclarecer que a propaganda e marketing não são a mesma coisa.

Marketing na odontologia é o processo de entender as necessidades dos seus pacientes e atender essas necessidades com o melhor serviço, fidelizando os pacientes e gerando lucro para sua clínica.

Já a propaganda odontológica faz parte do P de Promoção do Marketing e não é a única forma de atração de pacientes.

Além da propaganda sua clínica pode usar outras formas de captação de pacientes, como a promoção de vendas (regulada e limitada na odontologia), as relações públicas, a assessoria de imprensa e a venda pessoal (coisa que a franquias odontológicas fazem muito).

A propaganda para dentistas - como fazer

Você já percebeu que muitos dentistas estão investindo em propaganda? E que a grande maioria dos que investem, o estão fazendo nos mesmo canais (Facebook, Instagram, Google, etc)?

Coloque-se do lado do paciente por um momento. Se você mora em uma grande capital como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza ou Belo Horizonte e digitar termos como "implantes dentários" ou "ortodontia" vai receber dezenas, talvez centenas de resultados.

E o que é pior: todas as respostas parecem muito iguais. Todos os destinos (sites) passam mensagens muito semelhantes, com abordagens promocionais muito fracas e genéricas. Parece, que de repente, todo mundo tem qualidade, todo mundo tem boas instalações, todo mundo só trabalha com os melhores profissionais e equipamentos...chato, comum, normal.

E sabe o que acontece quando um paciente encontra uma mensagem muito semelhante em todos os locais? Ele começa a acreditar que não existe diferenciação. Que todos os profissionais são muito parecidos. E quando tudo é muito parecido para o cliente, ele costuma escolher pelo preço. Geralmente o preço mais baixo.

Na nossa consultoria de marketing para dentistas recebemos diariamente consultas de profissionais de odontologia que se queixam das baixas vendas, da dificuldade de fechar seus planos de tratamento, da concorrência acirrada pelo preço baixo...

O problema é que sua propaganda odontológica é muito ruim. Sua mensagem é genérica, seu posicionamento é genérico, e o pior, os canais de comunicação que você esta usando são genéricos (Facebook, Google, Instagram, etc).

Se você pretende fazer uma propaganda odontológica que REALMENTE TRAGA RESULTADOS para sua clínica, precisa se atentar para 3 pontos fundamentais:

01 - Mercado 02 - Mensagem 03 - Meio

Vamos ver rapidamente cada um desses itens:

01 - Mercado

Se você é um ortodontista pode atender desde crianças até adultos. Pode, mas não deve! É fundamental que dentre as suas possibilidades de público alvo, você opte, ou seja, escolha aqueles que vai dedicar sua atenção.

A escolha das pessoas que compõem um mercado alvo é uma decisão fundamental que a propaganda da sua clínica funcione.

Quando você não elege as pessoas para quem você quer falar, ou pior ainda, elege as pessoas erradas, sua mensagem não encontra eco, independentemente do dinheiro que esteja investindo no canal (Google, Facebook, Instagram, etc) que for.

02 - Mensagem

Para cada propaganda da sua clínica úma única e exclusiva mensagem. Não tente vender na mesma mensagem um serviço de implantes e um de endodontia. Não vai funcionar!

São públicos diferentes, com interesses diferentes e capacidade financeira diferente, além de motivadores e gatilhos de compra diferentes.

Um Homem de 45 anos, com dor de dente tem motivação e disposição de gasto diferente de outro homem de 45 anos que sofre com perda dentária.

03 - Meio

Só agora podemos falar de canal de mídia. Se o seu cliente alvo que faz parte do seu mercado esta no Facebook, ótimo! Invista lá. Mas se ele é um executivo de uma multinacional que ganha R$ 50.000,00 por mês e vive em reuniões, pelo amor de Deus, não perca seu tempo fazendo impulsionamento de posts no Facebook e Instagram. Ele não vai consumir seu serviço lá!!

Conclusão

O assunto é muito amplo e exige muito mais que o domínio de uma ferramenta específica (Facebook, Instagram, Google, etc).

Para fazer propaganda para dentistas que funciona, é preciso ANTES de investir R$ 1,00 qualquer em compra de espaço em mídia trabalhar os aspectos de Mercado, Mensagem e Meio.

Se você quer monta um plano de marketing odontológico para sua clínica e fazer propaganda para sua clínica que REALMENTE FUNCIONE, entre em contato conosco!

Senior Marketing Propaganda para dentistas

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