Se você tem ou está pensando em abrir uma clínica médica, com certeza, já pensou em várias atividades importantes, tais como: abertura e registro da empresa, montagem da sociedade, perfil dos profissionais, tabela de preços de serviços, equipamentos necessários, etc.
Mas é muito importante que uma atividade em especial seja bem planejada e considerada: As estratégias de divulgação e atração de pacientes para sua clínica médica.
Afinal, se o atendimento médico é o coração do seu negócio, a atração, captação e conversão de pacientes são os pulmões do seu negócio de saúde.
Sem pacientes não existe negócio. Portanto, é preciso desenvolver estratégias de promoção dos serviços da clinica de forma a atrair os pacientes que a clínica precisa e pode servir melhor.
Propaganda médica - Com ética mas eficaz
Existe dentro do código de ética médica uma série de normas e regras que regulamentam a forma como a propaganda e a publicidade podem ser executadas na medicina.
Críticas a parte, o fato é que serviços de saúde precisam sim ser divulgados e promovidos, mas de uma forma controlada, sem pirotecnias e exibicionismos vistos na promoção de outros tipos de serviços e produtos.
Mas o que pode ser considerado uma boa propaganda médica? A boa propaganda médica é aquela que leva uma mensagem objetiva para um determinado público, sem ambiguidades, no tempo certo e no lugar certo, fazendo que a pessoa impactada pela mensagem passe para um novo nível de ação em relação a mensagem recebida.
Para que a mensagem de divulgação da sua clínica seja efetiva são necessários alguns elementos:
Conhecer bem o público alvo da mensagem. Suas dores, necessidades, problemas, o que lhes tira o sono no meio da noite. Entender porque uma pessoa busca o auxílio de um profissional como você é o primeiro passo para uma boa propaganda médica.
Selecionar os canais de comunicação que o seu público alvo consome. Pessoas diferentes buscam informações e acessam canais de informações diferentes. Isso pode envolver canais online (sites, Google, redes sociais, portais, blogs, etc.) ou canais offline (TV, revistas, jornais, mídia out of door, etc.). De nada adianta selecionar o público alvo correto mas não estar nos canais onde esse público se localiza.
Ter uma oferta de serviço que seja atrativa e aderente as necessidades, problemas e desejos do seu público alvo. Veja, as pessoas não buscam apenas um bom médico, ou uma consulta que tenha o valor que caiba no seu bolso, ou ainda uma localização fácil para se deslocar até o consultório. Elas buscam tudo isso junto. A sua oferta de serviço, ou o seu marketing mix precisa ser adequado as necessidades, desejos e expectativas do seu público alvo.
Então, para ser eficaz a propaganda médica precisa combinar 3 elementos: conhecer bem seu público alvo, suas demandas, necessidades, problemas e desejos. Selecionar os canais de publicidade que mais sejam acessados pelo seu público alvo e, por fim, montar uma oferta de serviço que seja aderente as necessidades e possibilidades do seu público alvo.
Como captar pacientes para consultório médico - 5 táticas universais
Claro que entender todo o conceito sobre como fazer propaganda na medicina é fundamental. Mas, você precisa também de algo pratico para iniciar a captação de pacientes na sua clínica, certo?
Pois bem, abaixo relacionamos 5 ações táticas para captação de pacientes em clínicas médicas. Veja se alguma delas faz sentido para a sua clínica, adapte-as e ponha-nas em prática!
01 - Crie um programa de fidelidade
Programas de fidelidade fazem muito sentido para clínicas médicas. Eles incentivam pacientes a continuar frequentando sua clínica e retornando periodicamente para exames de controle. Eles também encorajam seus atuais pacientes a se tornarem divulgadores da sua marca, desde que sua clínica esteja fazendo um bom serviço. Vender novamente para quem já é cliente é bem mais fácil do que tentar captar um cliente novo.
02 - Monte uma rede de parceiros
Acredite, o seu paciente frequenta outros lugares, precisa de outros prestadores de serviços. Por que não criar uma rede de parceiros credenciados que fornecem um benefício mútuo para os seus clientes em comum?
Essa espécie de associativismo é excelente para todo mundo. É boa para o seu cliente que ganha acesso a outros serviços (farmácias, dentistas, academias, etc.) com preços subsidiados, é boa para o parceiro que recebe uma indicação qualificada sem esforço comercial, e é ótima para sua clínica que passa a ter mais um argumento de negociação favorável no momento de apresentar os seus tratamentos para os seus pacientes.
03 - Palestras e eventos em associações da sua região
Veja, a grande maioria dos bairros, das cidades ou regiões possuem associações de bairro com auditórios abertos a associados.
Geralmente esses auditórios podem ser sublocados ou mesmo reservador gratuitamente pelos sócios para palestras e workshops.
Você precisa educar os seus potenciais pacientes sobre a importância do seu trabalho. Pessoas educadas compram mais e melhor.
Você pode fazer uma jornada da saúde durante uma tarde na associação comercial do seu bairro ou em um sindicato local, dar palestras, distribuir material educacional, etc.
No momento que as pessoas precisarem de um profissional com o seu conhecimento vão se lembrar de você com certeza.
04 - Lives
Uma ótima forma, de custo mais baixo e enorme amplitude é repetir os eventos e palestras sugeridas no tem anterior utilizando as chamadas lives das redes sociais.
É uma ótima forma de agregar em um curto espaço de tempo, uma quantidade enorme de potenciais pacientes que tem interesse sobre um assunto que você domina.
Faça a introdução de um assunto, dê explicações gerais sobre o tema, abra para perguntas por 10 minutos e finalmente faça uma chamada para a ação convidando os assistentes da live para virem a sua clínica fazerem uma avaliação. É certeiro!
05 - Google
Não aparecer nos resultados do Google quando alguém procura por um serviço como o seu é desperdiçar a chance de captar mais pacientes para sua clínica médica.
Quem está no Google procurando por um profissional já está mais avançado no ciclo de compra. Ele(a) potencialmente já está escolhendo o prestador do serviço.
Seja através da busca orgânica ou pagando para o Google (Google Ads) é preciso ter uma boa colocação nas buscas do Google para ser encontrado e participar do jogo de captação de pacientes.
Conclusão
A propaganda médica tem a finalidade principal de unir a demanda com a oferta. Se tem alguém procurando um serviço como o que sua clínica oferece é papel da propaganda conectar os dois.
Para fazer uma propaganda médica bem feita e que capte bons pacientes particulares você vai precisar de uma boa agência de marketing médico. Se quiser conhecer um pouco mais do nosso trabalho, entre em contato!
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