Um fato importante sobre a odontologia: Este é um negócio com uma forte "pegada" geolocalizada.
O que isso quer dizer? Na prática, clínicas odontológicas são negócios locais por natureza.
Sendo assim, cerca de 90% dos pacientes de uma clínica odontológica virão de pessoas que moram ou trabalham a distância próxima a 2 km2 do local onde sua clínica está instalada, o chamado raio de atuação primária.
Por se tratar de um negócio local, especialmente em grandes cidades, como São Paulo, Belo Horizonte ou Curitiba, dificilmente, o público da clínca será formado por pessoas que vem de outras regiões.
Claro, é comum que pacientes que conheçam o trabalho de excelência da sua clínica possam se deslocar de outros bairros e até cidades para fazerem um tratamento na sua clínica, mas eles não são a maioria.
Sendo a odontologia um negócio local, é importante focar a divulgação do seu negócio nas próximidades da sua clínica.
Neste artigo vamos te ensinar a fazer propaganda de clinica odontológica para o público local que reside ou trabalha próximo da sua clínica.
5 locais para divulgar sua clínica odontológica na sua região
01 - Monitores de TV
Existem dezenas de comércios que instalam redes de monitores de TV em pontos estratégicos dos seus comércios.
Esses monitores costumam passar propaganda e promoção do próprio estabelecimento comercial, mas também costuma ter espaço para fazer divulgação de negócios de terceiros.
Faça um mapeamento dos locais do seu bairro e região que tenham monitores instalados. Por exemplo:
Farmácias
Lotérias
Bares
Restaurantes
Academias
Consultórios médicos
Lojas de material de construção
Lojas de grife
Salões de beleza
Etc.
Enfim, divulgar sua clínica odontológica em monitores de TV em comércios próximos ao seu endereço é uma ótima forma de se tornar conhecido pelo público local.
02 - Outdoors
Sabemos que em grandes capitais o preço de locação mensal de outdoors pode passar de 50 por mês.
Mas, em cidades pequenas ou mesmo em bairros de grandes cidades, é possível conseguir fazer a locação de um outdoor por menos de 3k mensais.
Se sua clínica é focada em volume de pacientes, essa pode ser uma ótima estrategia de captação de pacientes.
Outdoor hoje em dia não é somente aquele modelo antigo, estático. É fácil encontrar outdoors eletrônicos, em bancas de jornais, em pontos de ônibus e até mesmo dentro de estacionamento de shoppings.
Busque locais onde o seu público frequenta e que tenha um fluxo de pessoas suficientemente grande para justificar o investimento.
03 - Parcerias comerciais
Todo mundo acredita que parcerias comerciais são deixar o cartão de visitas da sua clínica no balcão de um outro estabelecimento comercial.
Mas isso já ficou para ultrapassado. O ideal mesmo é fazer uma parceria comercial ativa, onde ambos parceiros e seus respectivos clientes saiam ganhando alguma coisa.
Uma boa parceria pode acontecer entre uma clínica odontológica e uma academia do bairro, ou entre um consultório de uma pediatria e um odontopediatra.
Muitas pessoas procuram nossa consultoria e perguntam como fazer parcerias comerciais? A resposta passa por levantar da cadeira e ir conversar com os proprietários dos negócios que você deseja se associar.
Já vimos parcerias de vários tipos como salões de barbearia masculinos que fizeram parceria com dentistas, dando um cupom de desconto para frequentadores da barbearia passarem por um check-up bucal, por exemplo.
Pense nos parceiros comerciais em potencial da sua região que trabalham com o mesmo público-alvo da sua clínica e vá até lá conversar. Todo empresário precisa captar mais clientes e parcerias, quando bem feitas, são um potencializador de resultados para ambos os parceiros.
04 - Palestras e apresentações
Se na sua região existe uma associação de moradores, ou um grupo de lojistas, se ofereça para fazer uma palestra gratuita sobre cuidados com a saúde bucal.
Igrejas também sempre estão de portas abertas para iniciativas que agreguem valor para os seus fiéis.
Doar parte do seu conhecimento dando palestras em sindicatos, escolas, igrejas e outros eventos locais fortalece a visibilidade e autoridade da sua clínica perante a comunidade local atraindo mais potenciais pacientes que precisem de tratamentos odontológicos.
05 - Jornais e portais de bairros
Praticamente toda capital ou grande cidade brasileira possuim portais de internet, grupos de Facebook e WhatsApp que visam divulgar notícias e serviços da comunidade local.
Existem inclusive jornais de bairro com circulação restrita a um bairro ou uma região. Utilize esses canais de comunicação para atingir o seu público-alvo.
Procure os responsáveis por esses canais e se ofereça no caso de portais e grupos gratuitos para gravar vídeos ou escrever artigos mensais gratuitos dando dicas da sua área de conhecimento.
Já para jornais de bairro ou portais com espaço pago, negocie e invista em publieditoriais, um formato de propaganda que se assemelha mais a um artigo ou coluna no jornal. Eles trazem mais crediblidade do que a propaganda paga.
Conclusão
Nesse artigo ensinamos 5 formas de divulgar sua clinica odontológica para pessoas que moram ou trabalham perto da sua clínica.
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