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Como fazer parcerias estratégicas para clínicas odontológicas

Parcerias para dentistas
Parcerias para dentistas

Dentistas inteligentes perceberam que para alcançar o máximo sucesso em suas clínicas odontológicas, talvez seja necessário lançar mão de outras práticas além do marketing e de apostar em indicações para aumentar as suas vendas.


Muitos dentistas estão se associando a outras empresas e profissionais não concorrentes para formar parceiras que sejam estratégicas e que possam alavancar os resultados das suas clínicas.


Nós da Senior Marketing sempre ajudamos nossos clientes a desenvolver um programa de parceria como forma de captar mais pacientes.

Vamos passar nesse artigo algumas informações sobre parcerias para clínicas odontológicas para que você considere dar o pontapé inicial no seu próprio programa de parcerias. Siga conosco!


O que é uma parceria estratégica para clínicas odontológicas?


Uma parceira ou aliança estratégica, é um acordo entre duas ou mais entidades físicas ou jurídicas para suporte mútuo beneficiando ambas as partes.


Como uma parceria estratégica pode ajudar uma clínica odontológica?


Toda clínica odontológica passa por pelo menos 3 desafios: captação de pacientes, aumento de vendas e expansão da sua participação no seu mercado.


Parcerias estratégicas são desenvolvidas exatamente para ampliar as possibilidades de que uma clínica odontológica atinja suas metas de faturamento e lucratividade mais rápida e efetivamente do que faria sozinha com recursos próprios.


Uma aliança estratégica entre uma clínica odontológica e outra empresa frequentemente abrirá as portas para que a clínica tenha acesso a carteira de clientes do parceiro para os quais ela dificilmente teria acesso ou nunca teria acesso.


Uma clínica odontológica que faz parceria com uma academia que tem mil alunos, por exemplo, pode instantaneamente ter acesso ao cadastro desses mil alunos em troca de algum benefício exclusivo para os alunos da academia.


Esse exemplo de fato já ocorreu. Um cliente nosso fez uma parceria com um rede de academias na cidade de São Paulo e todo novo inscrito automaticamente passava por uma avaliação dentária inicial em uma das unidades da rede onde foi montado um pequeno consultório dentro da clínica. Esse processo se tornou rotina na admissão de alunos da academia.


No exemplo acima ganharam a clínica com os potenciais pacientes que eram avaliados sem adicionar nenhum custo comercial, apenas o de infraestrutura da sala de avaliações que foi compartilhado com o proprietário da academia. Ganhou também a academia que no seu processo comercial passou a contar com um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes.


Quais as principais características que o parceiro estratégico deve possuir?


O proprietário da clínica odontológica deve sempre focar na busca de parceiros que atendam um público-alvo com perfil semelhante ao seu e que forneça serviços complementares a esse público.


Outras características importantes na avaliação do parceiro são sua reputação no mercado, a força da sua marca e o compartilhamento do mesmo conjunto de valores empresariais e morais.


Passo a passo para fazer parcerias na sua clínica odontológica


01 - Determine qual o objetivo da parceria. O que você deseja alcançar? Tenha metas claras.

02 - Tenha um plano estratégico para a parceria. Nada daquilo de deixar um cartão de visitas no parceiro e ele deixar um cartão de visitas na sua clínica. Isso não é parceria, mas somente troca de gentilezas.

03 - Determine todos os recursos necessários para a execução da parceria: pessoas, equipamentos, investimento em mídia, marketing, dinheiro, tempo, etc.

04 - Deixe claro quais os ganhos que cada parte terá, como e com que periodicidade vocês avaliaram se a parceria estratégica está dando certo ou não.

05 - Crie um cronograma simplificado de ações de parceria com responsabilidades claras sobre quem faz o que, quem paga por qual ação, qual o ganho compartilhado, etc.


O acordo de parceria precisa de um contrato?


Idealmente sim, porque na falta de resultados ou em caso de desentendimentos ficará mais fácil determinar quem é responsável pelo que.


Lembre-se, parcerias estratégicas são transações comerciais e não "acordos entre amigos".


Como garantir a efetividade da parceria estratégica para sua clínica?


Uma parceria estratégia precisa ser gerenciada. É fundamental que alguém dos dois lados da parceria sejam ativamente responsáveis pelos resultados.


A todo momento é necessário lembrar que a parceria é um acordo comercial para gerar resultados concretos de vendas para ambas as partes. Vocês todos querem ganhar. Não deixe a parceria "ao vento". Gerencie, corra atrás, faça dá certo!


Uma palavra final sobre como formar parcerias para clínicas odontológicas


Parcerias comercias entre clínicas odontológicas e outras empresas é uma forma sensacional de aumentar a captação de pacientes na sua clínica.


Mas, para que a parceria de certo e se torne uma fonte perene de novos potenciais pacientes você e seus parceiros precisam ganhar.


Pense na parceria como um processo comercial e entenda que todo, exatamente todo empresário está sempre aberto quando alguma proposta boa, que aumente seus lucros ou diminua seus custos esteja na mesa.


Se você entende que parcerias são uma ótima forma de captar mais pacientes, mas não está certo sobre como fazer, entre em contato e converse com um de nossos especialistas em marketing para dentistas.


Senior Marketing

Especialistas em marketing para dentistas

atendimento@seniormarketing.com.br

(11) 3254-7451



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