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Sênior Marketing

Como fazer campanhas de marketing para consultório odontológico


Campanhas de marketing para consultório odontológico

Todo consultório odontológico não importa o porte, não importa a localização, não importa se tem muitos ou poucos pacientes no momento, precisa fazer campanhas de marketing para captar mais pacientes.

O processo de captação de pacientes tem que ser entendido como um processo contínuo e permanente no seu consultório odontológico.

Claro, pacientes começam e terminam tratamentos todos os dias. Por isso, é fundamental ter estratégias em curso para atrair mais pacientes todos os dias para o seu consultório odontológico.

Nesse cenário entram em campo as campanhas de marketing para captação de pacientes.

Veja, você precisa entender que existem dois tipos distintos de campanhas que podem ser realizadas no seu consultório odontológico:

A - Campanhas institucionais

São aquelas atividades de publicidade e propaganda que tem o intuito de divulgar a sua marca, dar visibilidade para o seu consultório e mostrar para os potenciais pacientes da sua região que você existe.

B - Campanhas de Vendas

É vendas mesmo. Apesar do "guru de marketing para odontologia" insistir que dentista não vende, você vende sim. Use a palavra que for confortável no seu reportório. Mas experimente ficar 1 mês sem vender nenhum novo plano de tratamento. Aposto que 9 em cada 10 dentistas com pequenos consultórios fechariam as portas!

As campanhas de vendas devem ser o foco dos pequenos consultórios. Afinal de contas, o seu objetivo é que as pessoas que tomem contato com sua propaganda peguem o telefone e agendem uma consulta, certo?

Você não é a Mc Donalds ou Coca-Cola que pode fazer propaganda institucional. Você não tem verba para isso. Para cada 1 real que você investe precisa ter 2 ou 3 reais de retorno, certo? Então, foque na propaganda de vendas para o seu consultório odontológico.

Agora que você entendeu a diferença entre fazer propaganda odontológica que somente informa (branding) e propaganda com foco em captar pacientes e vender procedimentos odontológicos para eles, vamos te ensinar como fazer campanhas de marketing para consultório odontológico da forma correta. Siga conosco!

1 - Tenha objetivos claros

Veja, nada na vida deveria começar sem um destino em mente. Quando você planeja uma viagem tem em mente o destino, certo? Quando começa um curso qualquer sabe o que pretende ter adquirido de conhecimento ao final, correto?

Pois é a mesma coisa com seus investimentos em propaganda na odontologia. Você precisa ter metas e objetivos.

Para ser prático, vamos pegar o caso de uma clínica multidisciplinar que atende a vários tipos de pacientes. Ela oferece vários tratamentos como ortodontia, implantes, próteses, harmonização facial e por ai vai.

Acontece que se sua verba de propaganda é curta é necessário ser seletivo. Pense: qual ou quais os procedimentos do meu consultório que são mais lucrativos? Que tipo de paciente me traz mais retorno financeiro?

É nesses pacientes, ou nesses tratamentos, se você preferir que suas metas devem traçadas. A partir da conclusão, que por exemplo, ortodontia são o foco da sua clínica, você deve definir uma meta concreta.

Exemplo de uma meta concreta para suas campanhas de marketing odontológico:

Atrair 50 novos pacientes para avaliação por mês e converter 15 dessas avaliações em novos pacientes, nos próximos 6 meses.

Veja como essa meta é perfeita. Ela te dá clareza sobre Quem é o paciente que você quer captar, qual o alvo e a meta a ser atingida e em quanto tempo.

Percebe como isso é poderoso. Na própria meta já estão embutidos os principais indicadores de acompanhamento e medição das suas campanhas.

Então, grave isso: para captar mais pacientes e fazer campanhas de marketing para consultório que atraem os pacientes corretos, em primeiro lugar, você deve definir Quem são o alvo da sua campanha, Quantos pacientes você quer captar e em Quanto tempo. Legal?

2 - Crie uma oferta atraente

Olha, uma campanha de marketing para o seu consultório precisa ser focado em um determinado paciente, ou seja, em um perfil específico de pessoa (paciente de orto, de implantes, de harmonização facial, etc) e tem que ser uma oferta atraente para esse potencial paciente.

É necessário ter e comunicar algum diferencia valorizado pelo cliente. Se você é um ortodondista e sua oferta se resume a preço baixo, vai sofrer bastante no mercado, atraindo um tipo de paciente que não valoriza o seu trabalho, não valoriza qualidade, não valoriza atendimento, só tem foco no preço. E ponto final.

Portanto, é preciso estudar as características do seu público-alvo, analisar o que eles valorizam, que pode ser:

  • Um tempo de tratamento mais rápido?

  • Uma condição de pagamento mais facilitada?

  • Um horário de atendimento diferenciado (a noite, finais de semana, etc)?

  • Uma consulta mais detalhada?

  • Um ponto comercial com certos itens de conforto?

  • Tecnologia?

  • Facilidade de acesso ao profissional fora do horário?

  • Etc.

É muito importante que você descubra quais são os outros atributos e benefícios que o seu paciente alvo valoriza para que na comunicação das suas campanhas esses atributos que são valorizados por ele ganhem bastante destaque e relevância.

3 - Escolha o canal correto de comunicação

Uma campanha que endereça as pessoas certas, que tem uma oferta atraente, mas que é executada no canal de comunicação que seu cliente alvo não costuma usar tem efeito zero.

Ou seja, se você quer fazer uma comunicação da sua oferta com determinado tipo de paciente, precisa ter certeza de que vai conseguir entregar a sua oferta para ele no tempo certo, no local certo e com a consistência correta.

Imagine você tentando falar com homens e mulheres acima de 65 anos com uma oferta de implante dentários e para isso focado especificamente em rede sociais. Será que vai funcionar?

Um dos segredos do sucesso para montar campanhas de marketing para consultórios odontológicos é a escolha do canal correto de comunicação.

Hoje em dia o foco está muito direcionado para o marketing digital na odontologia. E é certo que usar as ferramentas de marketing digital para dentistas faz muito sentido.

Mas, sempre olhe para o público-alvo primeiro. Depois pense nos canais de comunicação que ele costuma utilizar.

Não se prenda a modismos. Nem sempre o canal digital é o melhor para atingir determinados públicos.

4 - Tenha sempre uma campanha de marketing odontológico ativa

Você precisa olhar para o calendário comercial e validar quais dessas datas podem fazer sentido para um investimento em uma campanha de marketing para seu consultório odontológico.

As franquias de odontologia fazem isso com maestria. Elas estão sempre preparando suas campanhas de marketing olhando pelo menos 1 ano a frente no calendário comercial.

Você pode utilizar várias datas festivas do ano para fazer campanhas de marketing do seu consultório odontológico. Algumas datas sugeridas:

  • Dia dos namorados

  • Mês das noivas

  • Dia das crianças

  • Dia das mães

  • Dia dos pais

  • Natal

Além disso, você pode (deve) criar campanhas temáticas de promoção do seu consultório odontológico, de acordo com o tipo de serviço que você oferece no seu consultório odontológico.

Algumas campanhas temáticas mais comuns são:

  • Mês da ortodontia

  • Semana do implante

  • Invisalign Day

  • Botox Day

  • Etc.

Esteja sempre com uma campanha promocional rodando no seu consultório odontológico. Mas, lembre-se, sempre é necessário trabalhar todos os elementos listados acima:

  • Ter um objetivo

  • Criar uma oferta

  • Escolher os canais de comunicação

Somente lançar um anúncio solto no Google ou postagens nas redes sociais não é fazer uma campanha de promoção do seu consultório odontológico.

Para promover o seu consultório odontológico e atrair mais pacientes qualificados é necessário trabalhar com o conceitos de campanhas de marketing para consultório odontológico como vimos acima.

Se você deseja atrair mais pacientes para seu consultório odontológico mas não sabe como fazer, ou precisa de ajuda para desenvolver estratégias de captação de pacientes, entre em contato e fale com um de nossos consultores especialistas em marketing para dentistas!


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