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Como escolher o ponto comercial do consultório odontológico


Como escolher o ponto comercial do consultório odontológico

Um dos pilares fundamentais para ter um consultório odontológico de sucesso é a escolha do ponto comercial.


Muitos profissionais de odontologia colocam um foco excessivo na decoração do consultório, na compra de equipamentos e na montagem da equipe.


Sem dúvida, esses são fatores fundamentais para um bom funcionamento e prestação de serviço odontológico de qualidade para os pacientes, mas o ponto comercial é que vai viabilizar a visibilidade e atração de pacientes.


Como escolher o ponto comercial do consultório odontológico?


Todos os dias recebemos consultas de profissionais de odontologia que tem dúvidas sobre como escolher o ponto comercial para montar um consultório.


É comum dúvidas como:

  1. Que critérios avaliar no ponto comercial do consultório?

  2. É melhor escolher um imóvel de rua ou em um prédio comercial?

  3. Qual o tamanho ideal do imóvel para montar o consultório?


Se você tem essas e outras dúvidas a respeito de como escolher o ponto comercial ideal para o seu consultório odontológico, esse artigo é para você. Siga conosco!


01 - Consultório em imóvel de rua ou em prédio comercial?


Você é um dentista com carteira de clientes sedimentada? Tem um bom volume de pacientes que já buscam recorrentemente o seu consultório? Ou você é um profissional com pouca experiência ainda e base limitada de clientes? Talvez, você tenha bastante experiência e é bem conhecido em uma região, mas está mudando ou abrindo um novo consultório onde é desconhecido.


Bem, se você já tem uma carteira de clientes consolidada, um imóvel em um prédio não fará tanta diferença, mas se você não está nessa categoria recomendamos fortemente que busque um imóvel de rua.


A explicação é smples: A exposição contínua e repetida da sua marca (seu consultório de rua) a pessoas que transitam constantemente pelo local geram o chamado "recall de marca", ou seja, seu consultório tem mais chances de ser lembrado quando uma pessoa precisa de um dentista.


Agora, se você optar por montar um consultório em um prédio comercial, tenha em mente que vai ser necessário realizar um investimento maior em marketing, publicidade e propaganda do consultório para aumentar a visibilidade e atrair mais potenciais pacientes.


02 - Características do imóvel


Sempre pense em um imóvel que permita expansão futura. Mesmo que seu desejo seja trabalhar sozinho(a) e nunca ter mais de um consultório, escolha um imóvel que permita a expansão para pelo menos dobrar a capacidade de atendimento.


Nos nossos longos anos de consultoria atendemos muitos clientes que se arrependeram de abrir um consultório em um imóvel llimitado e com o passar do tempo acabaram ficando sem poder atender a demanda que cresceu.


Lembre-se que mudar de endereço nem sempre é uma atividade fácil. Você não tem controle sobre variavéis como economia, disponibilidade de imóveis para alugar / comprar, bem como, contar com custos de adequação do novo imóvel.


03 - Imagem projetada do seu consultório


Toda marca, incluindo o seu consultório precisa passar uma imagem clara e objetiva da qualidade do seu trabalho.


Aspectos como o local onde o consultório esta localizado falam bem alto sobre a expectativa de qualidade e preço esperados.


Por exemplo, se você é de São Paulo, sabe que um consultório odontológico montado no bairro da Vila Nova Conceição passa uma percepção de valor totalmente diferente de um consultório montado no extremo da zona leste da cidade de São Paulo.


Pense na sua cidade, com certeza, existem locais ou centros comerciais onde são encontrados prestadores de serviços e lojas associados com determinada faixa de renda.


Entenda claramente quem é o público que você deseja atender e monte seu consultório no local que essas pessoas moram, trabalham ou buscam por produtos e serviços como os do nível que você deseja acessar.


04 - Aspectos tangíveis do consultório


Quem vende serviçoa, vende uma imagem e uma promessa. Essa imagem e essa promessa são tangibilizadas por vários elementos:


  • O local onde o consultório está instalado;

  • As cores da sua identidade visual;

  • Sua logomarca;

  • O mobiliário;

  • A aparência da equipe de atendimento;

  • A pontualidade;

  • Padrões de atendimento;

  • Material impresso;

  • Equipamentos disponíveis.

  • O preço dos seus serviços


Odontologia é um serviço técnico cheio de nuances e de difícil compreensão por pessoas leigas.


As pessoas utilizam elementos sujetivos para determinar o nível de um serviço, como o preço, as instalações físicas e o nível de atendimento.


Procure adequar os aspectos tangíveis da sua marca de acordo com as expectativas e perfil do seu público-alvo.


05 - Observe os aspectos de localização do imóvel


Alguns elementos que você precisa observar na hora de escolher o imóvel adequado:


  • Ele esta localizado em uma rua de grande movimento?

  • Passam mais pedestres ou veículos?

  • Qual o sentido do trânsito?

  • Existe algum mobiliário urbano que impeça a visão clara do seu consultório, tais como: Postes, bancas de jornais, postes, etc?

  • Existe facilidade de acesso por transporte público?

  • Há disponibilidade de estacionamento próximo?

  • A iluminação pública do local é boa?

  • O prédio / casa tem acesso a cadeirantes?


Esses são apenas alguns pontos básicos que você precisa observar para montar um consultório e aumentar suas chances de sucesso.


Dicas bônus para montar um consultório odontológico


Queremos te ajudar ainda mais na montagem de um consultório odontológico que possa performar conforme o esperado. Então, seguem mais algumas orientações práticas:


  • Não tenha pressa de fechar a contratação do imóvel. Visite o local do imóvel de dia, tarde e noite em dias diferentes.

  • Visite o local do imóvel no final de semana.

  • Procure a assessoria de um contador para saber quais restrições existem para montar um consultório no local.

  • Busque o auxílio de um arquiteto que entenda das regulamentações para montagem de consultórios de forma a verificar se ele está adequado para a montagem da estrtura mínima necessária para um consultório completo.

  • Busque certidões negativas de débitos do imóvel junto a orgãos públicos.

  • Verifique junto a prefeitura na secretária de obras urbanas informações sobre futuros projetos que modificam a mobilidade urbana na região, como a construação de um túnel, ponte ou viaduto.

  • Converse com os comerciantes locais, pergunte sobre o movimento da região, se tem aumentado ou diminuido, os custos de aluguel, etc.

  • Ande pela região e veja o nível social das pessoas que circulam pela região. Observe o tipo de comércio existente na região, os carros que as pessoas estão dirigindo, etc.


Quanto mais bem informado sobre o ponto comercial melhor será sua decisão sobre a escolha do melhor local para montar o seu consultório.


Ah, e os concorrentes?


Uma pergunta que todo mundo faz: Devo montar um consultório odontológico em uma região que já tem muitos dentistas estabelecidos?


A resposta é sim!! Geralmente as pessoas costumam buscar por produtos e serviços em regiões que tem grande oferta concentrada de fornecedores.


Veja, somos da opinião que quantidade não quer dizer nada se você tem uma boa consultoria de gestão e marketing de consultórios odontológicos.


O que importa é a sua segmentação de mercado e, principalmente, o seu posiconamento perante esse mercado.


Isso feito, o próximo passo é seguir em frente com uma boa estrategia de captação de pacientes para o seu consultório.


Se você quer saber mais sobre como a Senior Consulting pode ajudar você a montar o seu consultório odontológico, entre em contato e fale com um de nossos consultores!


Senior Consulting

Assessoria para montagem de consultórios

+55 11 3254-7451





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