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Sênior Marketing

Como escolher o melhor meio de fazer marketing da minha clínica?


“Eu vou ficar louco”. Um dos nossos potenciais clientes nos enviou um email semana passada com essa mensagem. “Com tantas ferramentas à disposição como saber qual vai trazer o melhor resultado para minha clínica?”, ele continuou.

Nesse artigo quero te ajudar a descobrir a resposta para essa pergunta se você também tem esse mesmo questionamento que recebemos desse cliente e de outros que buscam ajuda na nossa consultoria de marketing para dentistas e na consultoria de marketing para médicos.

Contextualizando

Colocar em ação suas ideias de marketing e suas ações de marketing pode ser uma tarefa desafiadora.

São tantas opções (blogs, redes sociais, Google, offline, etc) que mesmo profissionais experientes podem ficar confusos.

Existem mais de 50 técnicas de internet marketing e outras 50 de marketing tradicional. Como escolher entre essas 100 possíveis técnicas aquela(s) que vão trazer os melhores pacientes para o seu consultório / clínica?

Considere levar em conta esses 4 pontos:

01 – Os 4 propósitos de marketing.

Existem basicamente 04 propósitos básicos ao investir em marketing:

01 - Gerar conhecimento para sua marca = tornar sua clínica conhecida.

02 – Gerar marcações de consultas = pessoas ligando ou preenchendo um formulário e marcando consultas

03 – Posicionamento / Reposicionamento = colocar a sua marca como líder em um determinado segmento de mercado.

04 – Vendas direta = Muito usado em campanhas de WhatsApp e Email Marketing para base de dados de clientes da clínica para oferta de serviços com intenção de adesão e compra direta pelos clientes.

02 – Seu mercado alvo e como ele compra o seu serviço de saúde.

Você precisa entender quem são as pessoas que fazem parte do seu mercado para então escolher as melhores ferramentas e canais para conversar com elas.

É necessário também entender como essas pessoas que compõem seu mercado alvo se comportam em relação ao que você vende.

Por exemplo, se você é um dentista e seu público alvo é formado por pessoas de baixa renda, será que elas são motivadas a consumir seu serviço para prevenção ou buscam seu serviço somente quando sentem dor?

Cada comportamento de consumo indica uma estratégia e ferramentas de marketing diferentes.

03 – O que você vende realmente (tratamento ou transformação)

Se sua sua comunicação é baseada exclusivamente na venda de tratamentos você pode estar utilizando os canais errados para levar sua mensagem.

Da mesma forma é importante atentar para o fato de COMO sua mensagem é passada. Isso envolve aspectos com estética e conteúdo dos anúncios que influenciam sobremaneira a percepção do potencial cliente a respeito da sua clínica.

04 – Suas metas e seu orçamento de marketing

Por último, mas não menos importante o tamanho do seu orçamento influencia sobremaneira nas metas de desempenho das suas investidas em marketing.

Um dos grandes responsáveis pelas falhas nas campanhas de marketing para clínicas é o descompasso entre expectativas (metas) e investimentos.

Colocar metas ambiciosas e investimento baixo é receita para o desastre. Da mesma forma, um orçamento alto e uma má gestão das metas pode frustrar qualquer iniciativa de marketing.

Conclusão

Como pode-se deduzir do texto acima, não existe uma resposta fácil para onde investir sua verba de marketing? É necessário considerar os 4 pontos citados acima e entender que cada clínica tem um momento e objetivos diferentes, necessitando criar um plano de marketing diferenciado.

Se você precisa de uma assessoria em marketing médico ou marketing odontológico entre em contato conosco e converse com um consultor especializado em marketing para saúde.

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