Você tem um consultório odontológico de uma única cadeira, ou uma clinica de odontologia com várias cadeiras?
Seja qual for o tamanho da sua empresa, sempre vai precisar atrair mais pacientes e vender seus serviços.
Estamos considerando aqui nesse artigo que você é um dentista ou admistrador de uma clinica ou consultório odontológico e que está sempre em busca de atualização profissional, de oferecer as melhores alternativas de tratamentos para os seus pacientes, que enfim, é alguém empenhado no desempenho da boa odontologia
Nós sabemos que os dentistas não são preparados na universidade para vender seus serviços e é aqui que entramos no tema de hoje.
Queremos te explicar a vender seus serviços de odontologia montando um plano de 4 etapas para atrair mais pacientes para sua clinica odontológica
Introdução
Todo tratamento começa com uma venda, certo? Antes de um paciente decidir por fazer seu tratamento com você ele precisa passar por certas fases ou etapas que nós chamamos em marketing de jornada de compra do consumidor.
Não é nosso objetivo entrar em detalhes sobre a jornada de compra do consumidor na odontologia, mas você vai achar muito material sobre esse assunto aqui no nosso blog e na internet de forma geral.
Nesse momento o que importa é o resultado final. E por resultado final entendemos como o volume de pacientes que chegam até sua clinica via marketing para fazer novas avaliações.
Entenda, marketing digital na odontologia tem a função de atrair pacientes, porém, vender, converter uma avaliação em um paciente pagante é um processo realizado dentro da sua clinica.
É preciso que diversos elementos estejam alinhados. O seu público-alvo, sua oferta de serviços, seu processo comercial e o seu pós-venda.
São essas as 4 etapas de um processo de atração de pacientes. Vamos discutir cada uma delas a seguir.
01 - Definição do público-alvo da sua clínica
Muitos dos nossos clientes chegam até nós dizendo que estão com dificuldades de atair pacientes com o perfil desejado.
Muitos sofrem com as famosas objeções "tá caro" e "vou pensar". Outros marcam a consulta e não aparecem. Tem também o caso dos pacientes que comparecem e desaparecem logo depois....
Esse é um sintoma clássico de que muitas vezes suas campanhas de marketing odontológico estão atraindo o perfil do cliente errado.
Comece fazendo uma boa análise do perfil do seu paciente ideal. Qual a faixa etária predominante, de que canais eles vieram, onde moram, que tipo de profissão exercem, sua formação educacional e, principalmente, qual o seu comportamento social perante sua saúde odontológica.
Quanto mais detalhado for o perfil do seu paciente, mais fácil será para sua agência de marketing digital para dentistas identificar as formas de impacta-lós com sua propaganda.
02 - Defina uma oferta convincente
Quando você vai definir uma oferta de serviços, precisa olhar para dentro da sua empresa, analisando suas forças e fraquezas, mas também, olhar para fora da sua empresa, para o mercado, procurando fazer uma análise criticas de quais são as ameças ao seu negócio e também quais as oportunidades que você pode aproveitar.
Infelizmente, a grande maioria dos profissionais de odontologia sofrem do que chamamos de miopia de marketing. Eles acreditam que oferecem um serviço de nível superior e que isso será bastante para que os clientes escolham suas clinicas. Não é.
Hoje existe uma oferta gigantesca de profissionais de odontologia oferecendo serviços muito semelhantes, aparecendo nas mesmas redes sociais, fazendo mais do mesmo...
Não se ofenda, mas essa é uma constatação. Se você quer mudar o jogo precisa ter o foco do seu cliente e não o foco em você, nos seus diplomas, na sua experiência profissional.
Claro que tudo isso faz diferença, mas o cliente, que é leigo, tem dificuldades de entender porque deve pagar 30% a 50% a mais por um serviço que ao seus olhos não tem tanta diferenciação.
Quando alguém procura fazer um tratamento odontológico ele não busca apenas o melhor resultado funcional e estético.
Ele quer o melhor resultado possível com formas de pagamento diferenciadas, no horário que lhe for mais conveniente, etc.
Ou seja, as pessoas buscam sim transformações e não produtos. Mas essa é uma visão limitada e até certo ponto, romantizada. O que as pessoas querem é solucionar seus problemas, necessidades, desejos e sonhos, dentro das condições que elas possam bancar.
Procure pensar fora da caixa na hora de montar sua oferta. Busque sempre um diferencial competitivo, que pode ser de base tecnológica, humana ou de atendimento.
03 - Tenha um processo comercial
Ok, você contratou uma agência de marketing odontológico, eles desenvolveram campanhas de captação de pacientes no Google Ads, no Instagram ou qualquer outro canal e os potenciais pacientes (leads) começaram a entrar em contato. E ai?
Ai é que a maioria morre na praia por falta de um bom processo comercial que tome os leads gerados por marketing e saiba o que fazer com eles.
Scripts padronizados e pasteurizados repetidos por recepcionistas que não dominam técnicas de vendas geralmente não produzem resultados.
Quantas e quantas vezes já fizemos o papel de "cliente oculto" e entrando em contato com clinicas odonto de diversos tamanhos e portes, inclusive várias de redes de franquia e o contato do outro lado da linha ou do WhatsApp era totalmente despreparado para lidar com objeções básicas como preço, tempo, qualidade, etc.
Entenda, o papel de marketing é trazer leads (bons leads) para a sua clinica, mas isso nao acontece se seu comercial não sabe identificar o que é um bom lead.
Sendo assim, caso você esteja fazendo ações de marketing digital, mas sempre recebe o feedback do seu comercial de que os leads são "ruins", desconfie.
O problema pode estar na falta de entendimento de que é preciso seguir um processo comercial que envolve entender o momento atual de interesse do lead, sua capacidade financeira e disposição para fazer o tratamento.
Entender o que fazer em cada etapa é fundamental para colocar mais pacientes na sua cadeira, realizar mais avaliações e também gerar mais conversões de planos de tratamento.
04 - Pós-Venda
Seu pós-venda se resume a ligar um dia depois da cirurgia para saber se o paciente está passando bem? Pois é, isso é muito pouco.Todo mundo esta fazendo isso. E quando todo mundo faz do mesmo jeito você se transforma em uma...mercadoria. E mercadorias são comparadas por preço.
Você precisa ter um processo de contato pós-venda permanente e estruturado com seu paciente.
Considere que aqueles que já realizaram um procedimento na sua clinica são os que podem ser mais facilmente reconvertidos para novos tratamentos e gerar indicações de novos pacientes.
Estruture um pós-venda baseado em conteúdo, contato e cadência. Nossa metodologia chamada de 3 C's da fidelização de pacientes tem ajudado centenas de clinicas a gerar novas vendas para antigos pacientes e a aumentar o número de indicações.
Se você quiser mais sobre o nosso método de fidelização de pacientes entre em contato e fale com um de nossos especialistas.
Conclusão
Nesse artigo nos explicamos commo criar um plano para atrair mais pacientes para odontologia em 4 etapas.
Logicamente, por razões relacionadas a espaço e tempo tudo foi muito sumarizado. Mas aqui, lendo atentamente você consegue entender que existe um processo que deve ser implantado na sua clinica para atrair mais pacientes.
Se você gostou e quer saber mais, ligue para nós!
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