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Como captar pacientes sem verba para marketing


Como atrair pacientes sem dinheiro para investir em marketing
Sem dinheiro para marketing? Como atrair pacientes?

Muitas pessoas entram em contato com a Senior Marketing a fim de descobrir como fazemos para ajudar os nossos clientes a captarem novos pacientes todos os dias.


É preciso que sejamos justos. Nem sempre é possível ajudar a todos que nos procuram. Muitos não tem o perfil do nosso modelo de negócios e nossas soluções são inviáveis para eles.


É necessário que o cliente tenha pelo menos uma quantia de dinheiro para investir na nossa metodologia e também em compra de espaço em mídia. E, principalmente, que possa suportar algum tempo um custo que vai se transformar em retorno, mas não de imediato.


Sabemos que o perfil acima nem sempre corresponde as pessoas e profissionais que nos procuram. E para eles não temos uma solução mágica.


Mas, nos aqui na Senior Consultoria em Marketing queremos ajudar, dentro das nossas possibilidades, aqueles profissionais que não podem (ainda) contratar uma agência de marketing odontológico e médico de ponta como a Senior.


Então, resolvemos escrever esse breve artigo com algumas dicas para você profissional de saúde que precisa aumentar a captação de pacientes no seu consultório e não sabe muito bem como fazer.


 

Afinal, como atrair mais pacientes sem verba de marketing?


Na nossa experiência de mais de 20 anos trabalhando com clinicas médicas e odontológicas, para atrair mais pacientes sem verba de marketing, ou com uma verba muito pequena é preciso que:


01 - Calibre suas expectativas


Existem dezenas de gurus de marketing para profissionais de saúde na internet com vídeos bem trabalhados e depoimentos de profissionais que "deram a volta por cima" com zero ou quase zero investimento em marketing nas suas clinicas e consultórios.


Preste atenção: Existe uma lei da economia que diz que o "retorno é sempre proporcional ao investimento e ao risco de quem toma ou aplica em algo".


Não existem fórmula mágicas, apesar de muitos dentistas e médicos ainda ouvirem esse canto da sereia, saiba, não é verdade.


Não significa, contudo, que você não pode atrair mais pacientes o consultório sem investir em marketing.


Apesar calibre suas expectativas de acordo com o seu potencial de investimento. Não acredite em propostas mágicas, elas não existem. Ponto final.


 

02 - Seu tempo vale dinheiro


Você pode não ter verba, dinheiro mesmo para gastar com anúncios no jornal, fazer propaganda no Google ou mesmo contratar uma empresa especializada em marketing digital para dentistas e médicos para gerenciar suas redes sociais.


Talvez seja você mesmo que alimenta, quando e como pode suas contas nas redes sociais. Mas saiba que isso não acontece gratuitamente.


Calcule quanto custa o valor de uma hora do seu trabalho baseado na sua capacidade produtiva. Verifique quanto tempo você investe fazendo posts, videos e respondendo a perguntas de seguidores. O valor que você encontrar corresponde ao seu investimento atual em marketing para sua clinica.


O tempo que você gasta "fazendo o marketing do seu consultório" custa dinheiro. É o chamado custo de oportunidade. Ou seja, quanto você está deixando de ganhar fazendo outras atividades (como atender pacientes) para dedicar a tarefas que talvez nem domine tão bem.


3 - Invista seu tempo em atividades que tem mais chances de atrair pacientes


Existe um mundo de possibilidades de atividades de marketing que você mesmo pode fazer para atrair mais pacientes, sempre lembrando que elas não são gratuitas, porque seu tempo vale dinheiro, e você vai gastar, no mínimo algum tempo para realiza-lás.


Veja algumas atividades de marketing odontológico e médico para atrair pacientes que custam pouco ou quase nada (além do seu tempo):


A- Sociabilizar e se fazer conhecido na sua comunidade local


Almoce nos restaurantes próximos do seu consultório, faça amizade com os pequenos empresários da região, converse com as pessoas no elevador, deixe que todos saibam que você é o dentista ou médico e que esta por ali perto sempre à disposição.


B - Participe de eventos locais


Eventos são ótimos para dar visibilidade ao profissional perante o seu público-alvo. Pode ser uma palestra sobre saúde bucal, ou cuidados e prevenção com o câncer de pele que uma igreja, associação de bairro ou sindicato está promovendo.


Não espere participar somente de grandes eventos e palestras. O importante é fazer o seu "marketing pessoal" na sua região de atuação. Estar presente e atuante na sua comunidade local é uma ótima forma de marketing.


C - Escreva um carta a mão para cada paciente que terminar o seu tratamento


Entregue-a pessoalmente no último dia de atendimento. Nessa simples carta, agradeça pela pessoa ter escolhido você como seu médico ou dentista, faça uma pergunta sobre o grau de satisfação dela e se ela poderia indicar outras "pessoas com o mesmo perfil dela" que você também poderia ajudar.


Quanto dinheiro fica em "em cima da mesa" simplesmente porque você não toma essa atitude. Já parou para pensar?


D - Relacione-se (de verdade) com sua base de ex-pacientes


Mandar uma cartinha no dia do aniversário é furada, pois no mesmo dia essa pessoa vai receber mais um dezena de cartas de outras empresas e a sua será só mais uma.


Crie pequenos vídeos com dicas sobre o que você faz, monte uma lista de transmissão no WhatsApp e a cada 15 ou 30 dias mande um desses vídeos para quem já foi seu paciente.


Sempre lembre de colocar no final da mensagem uma chamada (Call To action) para ativar a vontade do paciente voltar ao seu consultório, algo como: "Fulano, lembre-se eu DR(a) XXXX sou seu Dentista / Médico e vou estar sempre à disposição para continuar cuidando da sua saúde. Vou estar sempre aqui de portas-abertas esperando por você!"


Seja verdadeiro, grave com eu próprio celular e mande para seus pacientes a cada mês uma dica sobre o que você faz. Sem maquiagens, nem efeitos especiais, lembre-se, essas dicas são para você que não tem (ainda) verba para investir em marketing para divulgar sua clinica consultório.


 

Vou conseguir captar pacientes sem dinheiro para investir em marketing?


Vai sim, mas calibre suas expectativas. O melhor tipo de marketing ainda é aquele gerado pelas indicações de pacientes muito satisfeitos com seu trabalho.


Portanto, procure fazer um trabalho bem feito, que seja percebido pelo paciente como algo de valor, que ele note o carinho, a dedicação, a pontualidade e o verdadeiro desejo que você tem de tornar a vida dele melhor.


Agora, se você já está em um nível que precisa e pode arcar com estratégias de marketing profissional para dentistas e médicos, entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores.


Esperamos que essas singelas dicas ajudem você profissional de saúde a captar mais pacientes sem verba para investir em marketing. Boa sorte!


Senior Consultoria em Marketing

(11) 3254-7451


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