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Como captar pacientes sem investir em redes sociais


Existe uma onda de mesmice no mercado de saúde. Sofrendo do efeito manada, milhares de consultórios e clínicas de todos os portes abriram contas no Instagram, no Facebook, canal de vídeo no Youtube, etc, etc, etc.

O cidadão normal já sabe de cor e salteado quais os tipos de aparelhos odontológicos existem, as vantagens dos implantes, dicas para evitar rugas, como tratar varizes e as últimas novidades em harmonização facial.

Como eles sabem isso? Por que milhares de médicos, dentistas, fisioterapeutas e toda classe de profissional de saúde esta nesse momento nas redes sociais publicando cópias do mesmo conteúdo.

Parecem replicantes do filme Blade Runner (alguém ai já viu?)! Tornaram-se uma massa disforme e sem personalidade.

Pagam caro para pseudo agências de marketing médico e odontológico criarem um calendário de posts bacaninhas falando mais do mesmo.

O que conseguem com isso? Milhares de seguidores, views dos seus posts e vídeos, curtidas e elogios devidamente apresentado como "métricas de desempenho" pela "agência de marketing".

Sinceramente, seu dinheiro esta sendo jogado no lixo em conjunto com sua imagem.

Existe vida lá fora

Enquanto milhares de profissionais ficam brigando por um espaço na mídia digital outros profissionais (mais espertos) partiram por outra via: o relacionamento no mundo real.

Eles participam e PROMOVEM eventos ligados à sua área de atuação, são membros ativos de suas comunidades, empregam seu tempo livre atualizando o seu networking, marcam almoços com fornecedores, clientes e parceiros de negócio, fazem eventos na sua clínica, em associações de bairro, etc.

N ão por outro motivo, profissionais ativos na sociedade (não nas redes sociais) e nas localidades onde estão presentes dificilmente tem problemas de captação de pacientes.

Basta chegar naquela pequena cidade de interior ou no bairro da grande cidade onde existe um desses profissionais ativos e perguntar para qualquer um: "onde tem um dentista / médico / nutricionista na região?" Você vai obter uma indicação unanime de todos para esse profissional.

Canais offline onde você pode captar pacientes:

  • Palestras

  • Eventos sociais

  • Reuniões de classe

  • Convênios com Empresas

  • Parcerias com outros profissionais

  • Associações de bairro

  • Associações empresariais

  • Grupos de interesse (empresários, donos de automóveis de luxo, grupos de viagem, etc, etc.)

  • Sindicatos

  • Edifícios comerciais

  • Mídia out of home

  • Mídia indoor

  • Clubes

Alguns vão estar se perguntando agora: Mas como eu faço para captar pacientes nesses locais? A resposta é depende.

Depende do que? Do perfil do seu público-alvo, dos serviços que você oferece e sobretudo das suas metas de marketing. Você tem metas não tem?

Para dar um exemplo claro, recentemente uma clínica odontológica cliente da nossa consultoria realizou um levantamento de 10 entidades de classe (Sociedade Brasileira de Engenheiros, OAB, etc) na sua cidade e descobriu que todas elas contavam com um espaço para palestras direcionadas a membros de cada organização.

Só que eles foram mais a fundo. O público dessa clínica é formado por pessoas da terceira-idade (segmentação de público) e direcionaram palestras ligadas a odonto geriatria para o sindicato dos magistrados aposentados (pessoas com alto poder aquisitivo). O ciclo de palestras foi um sucesso e superou a meta de pacientes captados previstos na campanha.

Esse é somente um exemplo de dezenas de ações de marketing que podem ser realizadas fora das redes sociais para captar pacientes. E o melhor: sem ficar postando conteúdo que só te torna mais parecido com os seus concorrentes.

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Marketing para médicos e dentistas

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