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Como captar pacientes particulares de cirurgia plástica


Como captar pacientes particulares de cirurgia plástica

O Brasil é o segundo país no mundo em que são realizados mais cirurgias plásticas , revezando vez ou outra o primeiro lugar com os Estados Unidos.


É de conhecimento geral que o povo brasileiro é bastante vaidoso e socialmente ativo. Isso leva a uma demanda potencial gigantesca para o mercado de cirurgia plástica.


Entretanto, os preços de cirurgias plásticas, especialmente aquelas voltadas para a melhora da estética e autoestima dos pacientes ainda é proibitivo para boa parte da população brasileira. Isso torna o mercado real de cirurgia plástica bem menor que o potencial.


Com uma renda média mensal de cerca de 1 salário mínimo e meio (cerca de R$ 1.800,00 em 2023), procedimentos de cirurgia plástica que custam entre 15k a 30k são pouco acessíveis a população em geral.


 

Entretanto, existe sim, uma parcela considerável de brasileiros que tem as 3 características necessárias para se tornarem pacientes particulares de cirurgia plástica. As características são:


  1. Desejo por realizar um procedimento estético;

  2. Autoridade para tomada de decisão;

  3. Capacidade financeira para pagar por uma cirurgia plástica.


 

Como captar pacientes particulares de cirurgia plástica?


Bem, como vimos acima, o cenário brasileiro é de intensa concorrência entre cirurgiões plásticos que lutam pela atenção, e preferência, de uma parcela relativamente pequena de pessoas aptas a pagar um ticket médio alto por uma cirurgia plástica.


Neste sentido, como captar pacientes particulares de cirurgia plástica? Bem, não existe uma fórmula mágica simples e direta, porém, vamos apontar aqui algumas etapas que não devem ser negligenciadas. Confira!


Faça um bom plano de marketing para atrair pacientes de cirurgia plástica


Veja, você não começa uma cirurgia sem um plano, certo? Pois é, no marketing também deve ser da mesma forma.


Evite achismos, empirismo e tentativas e erros. Além de custarem caro, podem colocar sua imagem como profissional na berlinda.


Sabemos que todos estão na internet buscando uma saída ou sacada mágica para captar pacientes particulares de cirurgia plástica, mas elas não funcionam de fato.


Um bom plano de marketing médico para atrair pacientes particulares de cirurgia plástica deve conter:


Estudo de mercado


Isso inclui entender o perfil do seu público-alvo de forma detalhada, ou seja, não somente definir a classe social, mas também e principalmetne o perfil comportamental do paciente típico de cirurgia plástica.


Pesquisa de mercado


Mas, não basta saber somente qual o perfil do seu paciente ideal, é preciso descobrir se esse paciente existe e em qual volume na sua região de atuação.


Por exemplo, você pode ter uma clínica de cirurgia plástica que atua no centro da cidade de Curitiba.


Após pesquisar em detalhe o perfil do seu paciente ideal (sua buyer persona), precisa descobrir se no seu raio de atuação existe um número suficiente de pessoas com as características mapeadas.


Vamos para um exemplo prático:


Você contrata uma agência de marketing médico que estuda detalhamente o perfil da sua persona, ou seja, o perfil do seu pacinte ideal.


A agência com sua ajuda identifica então, que o perfil típico do seu paciente alvo são "mulheres com curso superior, casadas, com filhos criados, com idade acima d 50 anos e que tem uma renda mensal média de 35 mil reais. Além disso, entende que geralmente são pessoas que buscam recuperar a autoestima e que valorizam os cuidados com a saúde, pois fazem academia e dietas regularmente, além de seguirem influenciadores digitais nas redes sociais que tratam de assuntos relacionados a beleza e estética."


Uma vez que tenha identificado esse perfil, a próxima pergunta seria: Ok, quantas mulheres com este perfil existem aqui na minha região? Ou, será que mulheres com esse perfil frequentam a região onde minha clínica está instalada?


Em uma investigação mais aprofundada sobre o mercado, seria interessante observar também quais os critérios esse tipo de cliente utiliza para escolher um cirurgião plástico? São indicações de amigos e familiares? Busca na internet?


Com essa primera fase em mãos que é saber o público que você quer captar e se ele existe na sua região de atuação, vamos para o passo seguinte que é o posiconamento da sua marca.


Como posicionar seu nome ou nome da sua clínica no mercado de cirurgia plástica


Não temos como saber quem está lendo esse artigo. Você pode ser um médico(a) recém formado ou com pouca experiência em cirurgia plástica, ou pode ser um veterano(a) do setor.


Saber se posicionar envolve escolher entre outros fatores:

  • Se vai trabalhar seu nome próprio ou o nome de fantasia da sua marca;

  • Em que canais de comunicação vai atuar (online, offline ou ambos);


Seja como for, você precisa se posicionar. Posicionar é dizer ao mercado onde você atua quem é você, o que você faz, como faz o que faz, por que faz o que faz, e para quem faz!


Não é difícil perceber que este não é um trabalho da noite para o dia. Desconfie de agências de marketing para médicos que tem "fórmulas prontas para bombar sua agenda". Não é tão simples assim.


Qual será o tom da sua comunicação (formal, informal, etc.);

Quanto vai investir e por quanto tempo em posicionamento;


Essas variaveis fundamentais para o posicionamento da sua marca e do seu nome na mente dos seus potencias pacientes.


Veja, existem pessoas que compram por preço e pessoas que compram por qualidade, confiabilidade, segurança, etc.


Cabe a você deixar claro quais os atributos você trabalha e para quem. Como você comunica isso?


  • Com o seu ponto comercial, ou seja, onde sua clínica está instalada;

  • O preço da sua consulta inicial;

  • A facilidade de acesso à sua agenda (se eu ligo para o seu consultório qual o primeiro horário livre? Se você disser "amanhã", temos um problema...

  • O seu mobiliário

  • A sua papelaria

  • Sua equipe

  • A sua apresentação pessoal

  • Sua formação


Na verdade, o posicionamento acontece através de um conjunto de simbolos, uma vez que seu serviço é muito técnico e os pacientes não tem como avaliar o nível de qualidade do seu serviço baseado apenas nos seus diplomas (apesar de também comporem a indicação da qualidade esperada).


Qual o melhor canal de marketing para atrair pacientes particulares de cirurgia plástica?


Taí uma reposta difícil de entregar sem passar pelo trabalho acima, mas vamos tentar dar uma ideia dos principais canais de marketing para cirurgiões plásticos captarem pacientes particulares:


  1. Tráfego pago (Google Ads, Linkedin Ads, Instagram Ads, etc.).

  2. Assessoria de imprensa (Não espere resultados em menos de 6 meses).

  3. Marketing de conteúdo (Vídeos, artigos, infográficos).

  4. Newsletters (Por email ou listas de transmissão no WhatsApp);

  5. Publicações de editoriais em revistas direcionadas ao seu público-alvo;

  6. Networking em redes de empresários como o BNI e ANCHAM.

  7. Etc, etc, etc.


E quanto é preciso investir em marketing para atrair pacientes particulares de cirurgia plástica?


Essa é a pergunta errada. A pergunta correta deveria ser: Quanto desejo faturar em um período de tempo (mês, trimestre, semestre, ano) com a captação de pacientes?


A partir da sua resposta, uma consultoria de marketing médico séria vai poder fazer um cálculo reverso das necessidades de investimento em marketing para atrair e converter o volume de pacientes necessários de acordo com suas metas e objetivos.


Não existe essa mágica de dizer que desejar faturar 200k em um mês e investir 5k em marketing. Não é assim que funciona. O investimento é proporcional ao retorno esperado. Isso é economia aplicada.


Conclusão


O mercado de cirurgia plástica potencial é enorme, mas o mercado real é restrito dado as condições macroeconômicas do nosso querido Brasil.


Para atrair pacientes particulares de cirurgia plástica é preciso investir em um bom plano de marketing medico.


Não saia gastando seu dinheiro fazendo aquilo que o colega que "tem muito sucesso" faz.


Você é único com sua forças e fraquezas. Não espere resultados imediatos e tenha uma boa reserva financeira para investir em marketing.


Marketing na medicina não é uma ciência exata e sozinho não resolve todos os problemas.


Como vimos acima, para atrair os pacientes certos você precisa ter o composto de marketing (ponto, preço, promoção, pessoas) de acordo com o nível das suas expectativas.


Orçamento de marketing é definido após a análise dos seus objetivos, do seu potencial de investimento, das suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu mercado.


Em mercados como Rio de Janeiro e São Paulo que são extremamente concorridos podemos afirmar que existem cirurgiões plásticos com investimentos superiores a 100k mensais em marketing.


Logicamente, não estamos falando que você deve ter esse orçamento, nem que eles investiram esse valor desde o início. Mas é bom ter em mente que existem grandes nomes que se tornaram grandes porque além de competentes, tem a visão empreendedora de reinvestimento no seu negócio.


Se você é um cirurgião plástico e está em busca de uma orientação profissional sobre marketing médico e como atrair pacientes particulares, entre em contato e agende uma conversa com um de nossos especialistas em marketing médico.


Senior Consulting

Consultoria de Marketing na medicina

+55 11 3254 7451






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