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Como captar pacientes através do lnstagram


Como captar pacientes pelo Instagram

Todo mundo sabe que o Instagram é uma das redes sociais com o maior crescimento nos últimos 3 anos e que tem grande adesão por parte dos brasileiros.

Com forte apelo visual e uma linguagem própria o Instagram tem se tornado a rede social "queridinha" de pessoas que buscam conteúdo sobre moda, decoração, maquiagem e também sobre saúde.

Especialmente com o crescimento do interesse geral da população por procedimentos estéticos e de rejuvenescimento uma porta foi aberta para médicos, dentistas e outros profissionais de saúde que trabalham com tratamentos nesse segmento.

Mas, a ferramenta em si mesmo não resolve o problema de captação de pacientes de ninguém. Ouvimos diariamente médicos e dentistas que chegam até nossa consultoria de gestão e marketing para profissionais de saúde dizendo que "investem" em marketing no Instagram mas não tem resultados nenhum.

Bem, é importante que se diga que a esmagadora maioria dos profissionais de saúde utiliza o Instagram apenas como um canal de publicação de conteúdo sem nenhum link direto com estratégias de captação de pacientes reais.

O que 95% desses profissionais estão fazendo no Instagram é dando informações gratuitas e esperando (rezando) para que uma parte desses pacientes vejam valor nessas informações e marquem uma consulta. Aqui, temos que ser realistas: Não vai acontecer!

Para utilizar o Instagram como uma ferramenta de marketing para captação de pacientes é preciso ter uma estratégia de marketing bem pensada.

Alguns pontos que é preciso considerar antes de investir em uma estratégia de marketing no Instagram com foco em captação de pacientes:

01 - Você é um profissional de saúde (médico, dentista, etc.) ou um profissional de marketing?

Você precisa decidir se vai dedicar seu tempo ao atendimento dos seus pacientes, ao crescimento do seu negócio (consultório, clínica, etc.), a qualidade, a prestação do serviço que é a base do seu conhecimento ou se vai perder parte do seu dia tentando criar conteúdo e táticas para captação de pacientes para sua clínica no Instagram?

A mim, parece muito obvio que como um profissional estratégico você deveria dedicar seu tempo as atividades mais "nobres" do seu negócio e onde realmente seu conhecimento pode fazer a diferença.

Toda a parte de captação de pacientes que é fundamental, porém, envolve uma série de conhecimento (psicologia de comportamento de consumidor, design, mídias sociais, publicidade e propaganda, copywiriting, marketing, etc.) deveria ser terceirizado para uma agência de marketing médico e odontológico.

Então, o ponto número 01 para realmente ter frutos com estratégias de captação de pacientes no Instagram é selecionar e contratar um parceiro estratégico que tenha conhecimento no mercado de saúde e ao mesmo tempo seja especialista em marketing digital para médicos e dentistas.

Se o problema é falta de dinheiro, então você não está no momento de trabalhar com o Instagram para captação de pacientes. Porque se é para fazer mais ou menos, os resultados você já sabe, serão mais ou menos, com certeza. E não vale culpar a ferramenta, ok?

02 - O Instagram não é o lugar onde se fazem negócios, mas sim relacionamentos

Veja, existe um equivoco muito grande em relação ao Instagram e outras redes sociais. As pessoas não entram no Instagram com o intuito de comprar. Elas entram lá para se relacionar.

Assim, qualquer estratégia de captação de pacientes no Instagram passa por uma fase de namoro entre sua clinica e seu potencial paciente.

É preciso atrair, cativar, converter, nutrir e fidelizar esse relacionamento. Para cada fase existe uma técnica diferente, uma tática adequada, um conteúdo mais perspicaz e gatilhos que vão sendo utilizados para "mover" a pessoa que de desconhecida se tornará um paciente.

Essa roda demora um tempo para começar a girar, porém depois que ela pegar velocidade você passará a ter um fluxo constante de novos pacientes vindo para seu consultório ou clínica.

Entenda, que como dissemos no Instagram as pessoas estão com o modo compra em Off. Para que você consiga virar a chavinha mental do potencial paciente para o modo compra On é necessário ir além do Instagram.

Aquele desconhecido que toma conhecimento da sua clínica pelo Instagram precisa ser retirado desse ambiente descompromissado e de relacionamento e ser levado para um fluxo digital dentro do seu site, onde a partir de interações automáticas ele possa ir tomando consciência de que sua clínica é a que melhor resolve um problema ou desejo que essa pessoa muitas vezes tinha em nível inconsciente.

Perceba que para fazer toda essa máquina girar é necessário uma equipe e investimentos. Você acredita mesmo que é possível captar bons pacientes, de forma contínua, controlada, repetível e padronizada sozinho ou com aquela agência capenga que faz posts bonitinhos 3 vezes por semana para você? Não mesmo!

03 - Ter uma oferta diferenciada para os pacientes

Desculpe, mas não concordamos com a ideia de que TODO mundo pode captar bons pacientes pelo Instagram.

Existem profissionais demais em todos os setores e a grande maioria não consegue responder com consistência a seguinte pergunta:

Qual o seu diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes?

Amigo(a) se você é um ortodontista em um cidade que tem mais 300 ortodontistas vai ser difícil ter uma resposta realmente consistente.

Nesse momento entra em campo os chamados elementos da competência que podem diferenciar um profissional do outro. São eles: Conhecimentos, habilidades e atitudes.

Teoricamente, para ficar no exemplo do ortodontista, em um mercado com 300 ortodontistas muito dificilmente um deles será 5 x melhor, 10 x melhor que a média do mercado. E as pessoas não estarão dispostas a pagar a mais por alguém que é mediano. Isso não é diferencial.

Você deve pensar se suas habilidades e principalmente suas atitudes de alguma forma lhe tornam um profissional diferenciado.

Mas não basta ter habilidades e atitudes superiores. É preciso que as pessoas saibam e valorizem isso.

Enfim, sem um diferencial competitivo real, qualquer estratégia de captação de pacientes no Instagram está sujeita a mediocridade. Não por culpa da ferramenta, mas simplesmente porque as pessoas usaram as mesmas facilidades que a própria rede social oferece para comparar a sua oferta, o seu pacote de serviços e sua apresentação com os concorrentes que estão a um clique de distância.

Conclusão

Existe muita fumaça e muito ruído a respeito de captar pacientes no Instagram. Mas para conseguir pacientes de verdade é preciso ir além da ferramenta e ter uma estratégia alidada a investimentos. O resto é papo furado de pseudo-gurus e agências de marketing tentando vender sonhos e ilusões.

Se você precisa captar mais pacientes, ou se deseja captar pacientes de um perfil diferente dos que tem atualmente na sua clínica e precisa de ajuda de uma assessoria de marketing para empresas de saúde séria e profissional, entre em contato e converse com um de nossos consultores.


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