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Como calcular ponto de equilíbrio do seu consultório em 3 passos


Como calcular ponto de equilíbrio do seu consultório em 3 passos

A gestão financeira costuma ser o calcanhar de Aquiles da maioria dos profissionais de saúde.


Conceitos como ponto de equílibrio, lucratividade, ROI e markup deveriam ser ensinados para médicos e dentistas na universidade.


Mas, como sabemos esse tipo de conteúdo não recebe muita atenção nos bancos universitários.


Mas, não se preocupe, a Senior Consulting é referência em gestão financeira para médicos e dentistas. Vamos ajudar você a entender um importante conceito financeiro: O ponto de equilíbrio financeiro do seu consultório. E de graça!!


O que é o ponto de equilíbrio financeiro?


Ponto de equilíbrio financeiro é o momento em que as receitas do consultório são iguais às despesas, ou seja, é o momento em que não há lucro nem prejuízo, o famoso "zero a zero". Neste ponto, o consultório não tem ganhos nem perdas financeiras e, portanto, não tem lucro, mas também não tem prejuízo.


Qual a importância do ponto de equilíbrio para o seu consultório?


Esse ponto é importante para o planejamento financeiro de uma empresa, pois a partir dele é possível determinar qual o volume mínimo de vendas necessário para cobrir os custos e despesas fixas e, assim, não ter prejuízos. É também a partir desse ponto que a empresa começa a gerar lucro.


Como o ponto de equilíbrio do consultório é calculado?


O ponto de equilíbrio é calculado considerando as despesas fixas e as variáveis, bem como o preço de venda e a quantidade de produtos ou serviços vendidos. Ele é importante para que a empresa possa planejar seus investimentos, controlar seus custos e despesas e tomar decisões estratégicas com base em dados concretos e precisos.


3 passos para calcular o ponto de equilíbrio de um consultório


Para calcular o ponto de equilíbrio de um consultório, siga os seguintes passos:

  1. Identificar as despesas fixas do consultório: O primeiro passo é identificar todas as despesas fixas do consultório, ou seja, aqueles gastos que são necessários para manter o consultório em funcionamento, independente do número de pacientes atendidos. Alguns exemplos de despesas fixas de um consultório podem incluir aluguel, luz, água, telefone, internet, salários, materiais de escritório e equipamentos. Entenda, o valor da conta de luz pode variar todo mês, mas ele é considerado um custo fixo porque todo mês você vai receber uma conta de luz, certo? Some todos esses gastos para obter o total das despesas fixas.

  2. Calcular as despesas variáveis do consultório: O próximo passo é calcular as despesas variáveis do consultório, ou seja, aqueles gastos que estão diretamente relacionados ao número de pacientes atendidos. Se você atender poucos pacientes em um mês terá uma despesa menor, pois estas despesas somente acontecem quando você realiza um tratamento no consultório Algumas despesas variáveis podem incluir materiais de consumo, medicamentos, exames, protético, entre outros. Calcule o valor médio dessas despesas por paciente atendido.

  3. Determinar o preço médio de cada consulta: O terceiro passo é determinar o preço médio de cada consulta realizada no seu consultório. Some todas as receitas do consultório em um determinado período (geralmente, um mês) e divida pelo número de pacientes atendidos nesse período. Esse valor é o preço médio de cada consulta realizada.

Com essas informações em mãos, o cálculo do ponto de equilíbrio do consultório pode ser feito seguindo a fórmula abaixo:


Ponto de equilíbrio = Despesas Fixas / (Preço médio por consulta - Despesas Variáveis por consulta)


Exemplo

Ponto do equilíbrio = R$ 10.000,00 / (R$ 350,00 - R$ 100,00)

Ponto de equilíbrio = R$ 10.000,00 / R$ 250,00

Ponto de equilibrio = 40



O resultado desse cálculo representa o número mínimo de consultas que o consultório precisa realizar em um determinado período para cobrir seus custos e despesas e não ter prejuízo. A partir desse número, é possível estabelecer metas de atendimento e planejar estratégias para aumentar a rentabilidade do consultório.


Sobre a Senior Consulting


Somos referência em marketing e gestão de empresas de saúde. Temos nossa matriz em São Paulo e escritórios em Miami, Nova York e Londres.


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