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Como calcular o retorno do investimento em marketing digital para dentistas

Como calcular o retorno sobre o investimento do marketing digital na odontologia
Como calcular o retorno sobre o investimento do marketing digital na odontologia

Com o acirramento da concorrência no mercado de odontologia muitos profissionais começaram a perceber a importância de investir no marketing da suas clínicas e consultórios como uma forma de atrair mais pacientes.


Nesse cenário o marketing digital para odontologia tem sido adotado de forma progressiva por cirurgiões-dentistas.


Investir em marketing digital na odontologia é uma das melhores e mais econômicas formas de fazer a propaganda da clínica, ganhar mais visibilidade e captar mais pacientes.


Mas, apesar de todo o buzz gerado em torno do marketing digital para dentistas, nem todo mundo tem tido o devido retorno sobre os seus investimentos.


Para que você saiba se seus investimentos em marketing digital na sua clínica odontológica tem gerado retorno é necessário que você saiba como calcular o retorno do investimento em marketing digital na sua clínica.


Premissa Básica - Marketing digital

para dentistas tem quer dar retorno


Veja, é muito interessante acompanhar blogs e canais no Youtube de "gurus de marketing odontológico" e agências de marketing digital para dentistas enaltecerem métricas que não levam a lugar nenhum.


Aqui na Senior Marketing cunhamos o termo chamado "métricas de vaidade no marketing para odontologia" há cerca de 12 anos atrás, o que foi repetido a exaustão desde então por diversos blogs relacionados a marketing na odontologia.


E o que são as métricas da vaidade no marketing odontológico? De forma bem resumida, métrica da vaidade é qualquer número que não signifique dinheiro, caixa, renda.


São exemplos de métricas de vaidade que não dizem muita coisa: Número de visitantes no seu site, quantidade de seguidores nas suas contas de redes sociais, número de views de um determinado vídeo que você publicou no Youtube, etc.


Quando falamos de retorno sobre o investimento em marketing odontológico o foco deve ser na quantidade de faturamento gerado a partir de um determinado investimento.


Como calcular o retorno do investimento em marketing digital na odontologia?


ROI (Return on Investiment) é a sigla ROI em inglês significa Return on Investment ou Retorno sobre Investimento. Basicamente, o ROI estabelece uma relação direta entre o dinheiro que você ganha ou perde ao investir um montante de dinheiro.


A fórmula de cálculo do ROI serve, entre outras coisas para analisar a viabilidade financeira dos investimentos em marketing odontológica da sua clínica. Por exemplo, em se tratando de análise de retorno do investimento em Marketing, são avaliados o os investimentos em campanhas específicas, ações de marketing, investimentos em publicidade, entre outros.


Este indicador financeiro é fundamental para que você possa analisar o desempenho do seu departamento de marketing, ou da sua agência de marketing odontológico pelo prisma financeiro e de orçamento.


A fórmula de calcular o ROI é simples e direta

:

ROI = ((Receita gerada – Custos de Marketing) / Custos de marketing) * 100


Bem, basta calcular a Receita Líquida que determinada ação, campanha ou investimento de marketing gerou para sua clínica(Receita gerada – Custos da Marketing), e dividir pelo custo total investido em marketing. O resultado deste cálculo deve ser multiplicado por 100 para obter a percentagem de retorno gerado.


Vale ressaltar que a fórmula do ROI, considera apenas os custos e receitas gerados por aquela ação ou investimento, e não os custos e receitas totais da clínica, portanto, cada investimento em marketing deve ser analisado de forma apartada e avaliado individualmente.


Qual a importância do Retorno sobre o investimento no marketing odontológico?

A Senior Marketing sempre preconiza o cálculo do retorno sobre o investimento em marketing para nossos clientes, uma vez essa análise facilita a tomada de decisão sobre os investimentos futuros.


Em qualquer reunião com qualquer um de nossos mais de 500 clientes sempre partimos da avaliação do retorno sobre o investimento.

Vale acrescentar que que é possível avaliar o desempenho das suas campanhas de marketing com maior precisão, baseada em números concretos que fazem sentido para qualquer negócio, como faturamento bruto, faturamento líquido, rentabilidade e lucratividade de cada investimento realizado em marketing digital na sua clínica odontológica.


Vamos pensar juntos: se você não souber qual o retorno que o marketing odontológico como vai conseguir definir um orçamento válido que seja justo e que permita à sua equipe interna ou sua agência de marketing odontológico implementar as ações necessárias para gerar retorno?


Para encarar o Marketing digital na odontologia como um investimento estratégico para a sua clínica é fundamental que você entenda qual o retorno que cada investimento realiza e como o pode medir o quanto esse retorno é compensador ou não para sua clínica.


A gestão de Marketing na odontologia quando bem realizada demonstra aos gestores e sócios de uma clínica como as ações realizadas foram importantes e qual o valor financeira que geraram para a clínica.


Retorno do Investimento em Marketing Digital na Odontologia - O que mais avaliar?


O ROI (Retorno sobre Investimento) é fundamental, mas insuficiente para justificar os investimento em marketing digital odontológico.


Para que a sua tomada de decisão seja mais acertada é preciso investir em outras métricas que clareiam melhor se o investimento realizado se justifica.


Abaixo listamos algumas das principais métricas que devem ser analisadas e consideradas para além do ROI em marketing:

  • Custo de Aquisição de Cliente

  • Valor Vitalício do cliente

  • Tempo de Retorno do CAC

  • Percentagem de Clientes gerados pelo Marketing

  • Percentagem de Clientes influenciados pelo Marketing

  • Custo por Lead


As métricas acima devem ser analisadas em conjunto com o ROI, uma vez que, mesmo quando o ROI é positivo, métricas com o Custo De Aquisição podem indicar que a rentabilidade e lucratividade estão abaixo do esperado.


Lembre-se, o ROI é uma medida que detalha o QUANTO você conseguiu apurar em termos de receita a partir dos seus investimentos em marketing odontológico. Entretanto, existem situações em que mesmo com o ROI positivo (receita maior que despesas) a conta não fechará.


Conclusão


Para nós da Senior Marketing, marketing tem que gerar fluxo de caixa, lucratividade e rentabilidade.


Para que o seu marketing digital odontológico alcance um bom ROI é preciso investir em planejamento de marketing que ajude a determinar com clareza, qual o budget (orçamento) de marketing correto, estabelecer bons indicadores de desempenho e um plano de execução de marketing bem feito.


Marketing digital na odontologia ainda é realizado de forma muito amadora, e muitas vezes, com expectativas irrealistas sobre os resultados esperados.


Se você quiser saber mais informações sobre como calcular o retorno do investimento em marketing na odontologia, ou se está em dúvidas se suas agênica de marketing digital para dentistas está entregando um ROI positivo, entre em contato e converse com um de nossos especialistas.


Senior Marketing

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br

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