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Como aumentar os preços no consultório sem perder pacientes

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Como aumentar os preços no consultório sem perder pacientes
Como aumentar os preços no consultório sem perder pacientes

Vemos na nossa prática diária que muitos dentistas e médicos mantêm os valores da sua tabela de procedimentos sem reajustes há muitos anos.


Esse tipo de atitude leva a perdas financeiras e também trava o desenvolvimento do seu consultório.


Nesse artigo vamos te explicar porque você deve aumentar os preços do seus serviços no consultório e mesmo assim não perder pacientes.


Como aumentar os preços no seu consultório e não perder clientes



Em primeiro lugar é preciso ter uma boa justificativa para aumentar os preços.


E mais importante: Não aumente os preços sem aumentar o valor percebido


Entenda, ninguém deve aumentar os seus preços sem uma justificativa clara e objetiva.


Logicamente, a própria inflação e aumento de custos de prestação de serviços já são justificativas plausíveis para ajustes de tabela de serviços.


Porém, a melhor forma de aumentar a sua tabela de preços de serviços e não perder clientes é através da agregação de valor.


Como agregar valor ao consultório? Como melhorar a percepção de valor dos seus tratamentos pelos seus pacientes?


A resposta muitas vezes não é simples, porém, toda pessoa está disposta a pagar um pouco mais por um produto ou serviço se ela percebe que o valor que está recebendo pelo seu serviço é maior do que o preço cobrado.


De forma simples, por que alguém que é seu paciente há vários anos deve pagar mais por um serviço que ele faz recorrentemente, como, por exemplo, uma limpeza dentária ou uma consulta eletiva períodica?


Para encontrar essa resposta é preciso entender o que é valor na visão do seu paciente. Será que um horário extendido justificaria o aumento do preço? E, se vcoê mudou de localização, atuando agora em um imóvel mais confortável? O cliente valoriza isso?


De fato, você pode aumentar os preços no seu consultório toda vez que aumenta o valor percebido pelo cliente.


São fatores que aumentam o valor percebido:


  • Comodidade

  • Facilidade de acesso

  • Horário estendido de atendimento

  • Tecnologia diferenciada

  • Redução de tempo de tratamento

  • Aumento da eficiência no serviço

  • Reputação dos profissionais

  • Marca consolidada

  • Exclusividade


Esses são alguns aspectos que aumentam a percepção de valor na mente dos pacientes. Você precisa descobrir o que o seu paciente ideal valoriza e criar uma estratégia de aumento de preços baseado em entrega de valor.


Como aumentar os preços dos seus serviços? Finque os pés na realidade


Entenda, o piso a cobrar por um serviço é aquele que cubra os custos de operação e retorne algum lucro mínimo.


Já o teto a cobrar é determinado pelo mercado. Você está em um mercado altamente competitivo onde a barreira de entrada seja baixa?


Quer um exemplo? Ortodontistas em São Paulo. Existem centenas ou milhares. Como você pode cobrar 20% ou 30% a mais que sua concorrência e não perder clientes?


Muitas vezes não é possível, a não ser que você detenha um ou mais fatores de diferenciação conforme tabela anterior.


Para aumentar preços do consultório reduza os custos


Todo consultório tem despesas ordinárias e extraordinárias. As despesas extraordinárias são aquelas não previstas, como um equipamento que estraga, ou uma recisão salarial de um funcionário.


Já as despesas ordinárias são aquelas que estão sobre o controle dos gestores.É preciso ter mão de ferro com essa categoria de despesas.


Muitos profissionais de saúde se acostumam com fornecedores e parceiros não buscando no mercado opções com custo mais baixo.


Uma da melhores formas de aumentar os preços no seu consultório é através de uma efetiva redução e controle de custos.


Com uma operação mais enxuta é mais fácil aumentar gradualmente os preços dos serviços e ainda assim aumentar a lucratividade.


Entenda, mais importante do que aumentar preços é aumentar os lucros. Se para aumentar os preços dos serviços do seu consultório você precisa aumentar os gastos e despesas proporcionalmente, então você tem um problema de gestão financeira.


Somente pacientes encantados pagam mais


Lembra quando falamos acima de entregar mais valor? É muito importante que você monitore ativamente o grau de satisfação dos seus clientes.


Pacients que estão satisfeitos dificilmente vão ser aceitas aumento de preços. Somente pacientes encantados com seus serviços vão topar pagar a mais para serem atendidos no seu consultório.


Quando mais depoimentos a favor do seu consultório colecionar, quanto mais você coloca o seu paciente no centro das suas atenções, maiores são as chances de que você aumente os preços dos seus serviços e não perca clientes.


Por fim, mas não menos importante, uma palavra sobre inovação. Muitos consultórios trabalham com modelos de negócios utltrapassados.


É preciso sempre buscar o aperfeiçoamento dos seus processos, da comunicação dentro e fora do seu consultório e da melhoria constante de processos visando sempre entregar mais valor para seus clientes.


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