APRENDA COMO AUMENTAR O LUCRO
DE UMA CLÍNICA ODONTOLÓGICA
Vencidos os desafios iniciais de captação de pacientes e consolidação do nome e da marca de uma clínica no mercado, o desafio passa a ser o da lucratividade.
Muitos profissionais maduros e empresários do setor de odontologia vem até a nossa consultoria com dúvidas semelhantes que giram sempre em torno do mesmo tema:
Como aumentar o lucro de uma clínica odontológica?
Quais as melhores estratégias para aumentar o faturamento e lucratividade de uma clínica odontológica?
Quais os elementos na matriz de despesas e receitas que mais contribuem para aumentar o lucro de uma clínica odontológica?
Como maximizar o lucro de uma clínica odontológica?
Para você que está em busca de informações sobre como melhorar a performance e o desempenho financeiro da sua clínica, especialmente na busca de caminho para aumentar o lucro de uma clínica odontológica, siga a leitura e aplique a seguir os seguintes conceitos e ações.
Como aumentar o lucro de uma clínica odontológica
Estratégia número 01 para aumentar o lucro de uma clínica odontológica
Estratifique seus custos por centro de custos
Para aumentar o lucro de uma clínica odontológica é preciso ter um domínio total dos seus custos.
Isso envolve decompor a matriz de cada serviço a um nível individual. Para cada um dos serviços prestados identifique o custo variável de prestação do serviço.
Isso envolve decodificar o custo total com material direto, material consumo, laboratório e mão-de-obra direta (dentista e ASB).
Além, disso é preciso saber quais as despesas incidentes sobre cada serviço, geralmente em forma de impostos e taxas.
O primeiro passo para aumentar o lucro de uma clínica odontológica é entender quanto custa prestar cada unidade de serviço. Em uma tradução literal, é preciso saber quanto, de fato custa cada cirurgia de implante dentário, cada prótese colocada, cada manutenção ortodôntica, cada serviço que sua clínica oferece.
Estratégia número 02 para aumentar o lucro de uma clínica odontológica
Precificação matemática e por valor
Na nossa experiência de consultoria para dentistas, 99% das clínicas erra feio na precificação do seus serviços deixando uma grande margem de lucro na mesa.
A grande maioria dos dentistas precifica seus serviços sem ter um conhecimento fino da sua matriz de custos (estratégia número 01) e geralmente, precificam copiando a média do mercado que estão inseridos.
Essa visão sobre precificação é errada e limitada. Afinal, cada clínica tem seus perfis de custos, seus diferenciais competitivos e um público-alvo.
Precificar baseado em valor é precificar levando em conta não somente os custos + markup, ou seja, percentual de lucro desejado, mas também, avaliando o valor agregado entregue ao cliente.
Então, para aumentar o lucro de uma clínica odontológica é fundamental precificar baseado em matemática e em percepção de entrega de valor ao cliente.
Estratégia número 03 para aumentar o lucro de uma clínica odontológica
80% do seu faturamento vem 20% dos seus serviços
A falácia da clínica multidisciplinar é quase um mantra no meio da odontologia. Praticamente todos são ensinados e quase "doutrinados" de que "clínica boa tem que ter todos os procedimentos, afinal o paciente gosta de comodidade".
Um dos principais conceitos de negócios, que a maioria dos profissionais de odontologia parecem não compreender corretamente é que você não deve tentar atender de forma satisfatória todo tipo de paciente.
Preste atenção nisso, pois nunca nenhum professor do curso de odontologia sabe isso: É melhor ser excelente (e muito lucrativo) para uma minoria, do que ser mediano (medíocre) para uma maioria.
Faça uma análise de Pareto do seu portfólio e você verá que 80% do seu faturamento virá de cerca de 20% dos procedimentos oferecidos na sua clínica.
Se você quer aumentar o lucro de uma clínica odontológica foque naquilo que você é bom, tem demanda e que dê LUCRO!
Conclusão
Esse artigo sucinto procurou ressaltar a importância de 3 boas práticas para se conseguir que uma clínica odontológica aumente o seu lucro.
Se você quer saber mais sobre esse e outros assuntos de gestão, marketing e vendas para dentistas, assine nossa newsletter.
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