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Como atrair pacientes de implantes dentários para sua clinica

Como captar pacientes de implantes dentários
Como captar pacientes de implantes dentários

Com os avanços da medicina e da saúde como um todo, os brasileiros tem vivido mais. Claro, no momento que esse artigo é escrito (Setembro de 2021) ainda vivemos um pandemia de Covid-19 no país, que demonstra uma tendência clara de melhora.


Mas, o objetivo desse artigo é demonstrar que a longevidade das pessoas, a recuperação econômica que deve acontecer nos próximos anos demonstram claramente o tamanho e o potencial do segmento de mercado de odontologia, especialmente, para os pacientes de implantes dentários.


O Brasil é uma país que vive picos e vales na sua economia. Nesse momento começamos a sair, lentamente, de um profundo vale produzido por uma pandemia de alcance mundial, além de outros fatores políticos e econômicos que não nos cabe discutir nesse artigo.


As perguntas que mais ouvimos de nossos clientes e prospects que buscam nossa consultoria de marketing para dentistas são:


  • Como atrair pacientes de implantes dentários para o meu consultório?

  • Que tipo de ação de marketing capta mais pacientes de implantes dentário?

  • Como aumentar o ticket médio dos planos de tratamentos de implantes na minha clinica?

  • Como usar o marketing digital para captar mais pacientes de implantes dentários?

  • Qual a melhor rede social para atrair pacientes de implantes?


Nesse breve e objetivo artigo vamos lhe ensinar um caminho para atrair mais pacientes de implantes para sua clinica odontológica. Siga conosco!


 

Como atrair mais pacientes de implantes dentários?


Você já deve ter visto histórias de clinicas odontológicas e até de colegas que vivem com o consultório lotado de pacientes de implantes, as vezes, até mesmo com lista de espera.


O contrário também acontece. Muitos dentistas reclamam que não conseguem captar pacientes de implantes dentários para seus consultórios e clinicas.


Por que será que alguns dentistas tem sucesso em atrair pacientes de implantes e outros vivem com dificuldades para preencher suas agendas?


Será que o preço do implante dentário na sua clinica é muito superior aos dos concorrentes? Seria porque os profissionais de outras clinicas tem mais renome no mercado do que você? Ou quem sabe, por que você investe pouco em marketing para atrair pacientes?


Na verdade, a resposta para essa pergunta é: Os consultórios e clinicas odontológicas que atraem mais pacientes de implantes dentários tem um planejamento estratégico de captação de pacientes!


 

Planejamento estratégico para atrair pacientes de implantes dentários


É engraçado como o modo de pensar do brasileiro em geral é de execução. As pessoas compram uma TV nova e vão logo encaixando as peças sem ler o manual de instruções.


Acontece o mesmo com os profissionais de odontologia que tentam atrair pacientes de implantes para suas clinicas. Eles "saem fazendo as coisas". Geralmente copiando "o que está dando certo" para seus concorrentes, ou seguindo a última tendência ditada por aquele guru de marketing odontológico da internet.


Veja, existe um ditado que diz que todo bom lenhador "passa 80% do tempo afiando o machado e apenas 20% cortando a árvore". Isso faz sentido para você?


Se você quer captar mais pacientes deveria investir mais tempo em desenvolver um plano de marketing estratégico para captação de pacientes.


Qual a função do plano estratégico para captar pacientes de implantes?


Um plano não tem a função de engessar nada. Não é para burocratizar. Também não se trata de uma garantia de sucesso, mas um bom plano de captação de pacientes de implantes vai trazer certa previsibilidade sobre o que, como, quando, quem e quanto custará desenvolver as estratégias que vão te possibilitar aumentar a captação de pacientes na sua clinica odontológica.


 

Como captar mais pacientes de implantes dentários afinal das contas?


Indo direto ao ponto, queremos destacar 4 pontos que você precisa ter em mente quando se trata de planejar a captação de pacientes de implantes na sua clinica odontológica:


01 - Tenha metas claras e alcançáveis

Quantos pacientes de implantes você deseja captar por mês? Qual o valor médio de cada tratamento (5k, 10k, 30k)? O que é sucesso para você na captação de pacientes? Qual o indicador que você usará para identificar se o seu plano de captação de pacientes de implantes está dando resultados ou não. Sem metas claras não é possível chegar a lugar algum.


02 - Crie um plano de ações que te permitam atingir suas metas7

Tá legal, agora você tem uma meta. Digamos que sua meta seja captar 10 novos pacientes por mês, com um ticket médio de 5k, ou seja, um faturamento bruto de 50 mil reais.


Para chegar nesse ponto, quais as atividades que você precisa fazer? Liste ponto a ponto como chegar a esse objetivo. Pode ser que você precise fazer:


  • Criar um novo site

  • Investir em links patrocinados no Google

  • Promover lives no Instagram

  • Gravar vídeos para um canal do Youtube

  • Fazer parcerias com outros dentistas que não executem o trabalho de tratamento de implantes dentários.

  • Investir em mídia offline como rádio e TV.

  • Desenvolver um time comercial que faça captação ativa de pacientes.

  • Treinar sua equipe em técnicas de negociação para aumentar a taxa de conversão dos planos de tratamentos.


Seja qual for a lista de atividades que vão te levar do ponto onde está para a sua meta (lembra dela), utilize uma tabela simples como a tabela abaixo para identificar os pontos principais do seu plano de captação de pacientes de implantes:


O que?

Quem?

Quando?

Como?

Quanto?

Criar um novo site

Agência de marketing

Em até 30 dias

Contratando agência ou freelancer

R$ 5.000,00

Investir em links patrocinados no Google

Agência de markeitng

Mensal

Patrocinar anúncios no Google Ads

R$ 3.000,00

...

...

...

...

...

Você deve incluir na sua lista todas as atividades que vão ser necessárias para levar sua clinica do ponto atual até sua meta, quem vai executar cada atividade, quanto custará e o tempo destinado a cada item.


Lembre-se, não existe almoço grátis. Não tem como captar pacientes de implantes sem investimentos. Mesmo indicações são investimentos, já que você gastou seu tempo, conhecimento e talvez até mesmo marketing para atrair os pacientes que agora te indicam para outros.


 

03 - PDCA - Planeje, execute, controle e atue


Uma das ferramentas mais antigas, porém mais efetivas da administração é o chamado ciclo PDCA.


Traduzindo para o bom e velho português, o ciclo PDCA é um conjunto de ações que você executa em forma de espiral como na visão abaixo, permitindo que em ciclos curtos (sugerimos de mês em mês) você execute as atividades de marketing e outras que foram planejadas para atrair mais pacientes de implantes, analise os resultados, corrija o que não está funcionando e invista mais no que já está dando certo.



PDCA na Odontologia
Rode o ciclo PDCA na sua clinica periodicamente

Não existe plano perfeito. Existe plano bem executado. Para atrair mais pacientes de implantes é necessário ter um bom plano inicial, mas é fundamental adapta-lo para a realidade do dia a dia.


 

04 - Não crie falsas ilusões e expectativas


Nós estamos no mercado de marketing na odontologia há muito tempo. Acompanhamos todos esses grupos de WhatsApp, cursos online e gurus que ensinam truques, dicas e sacadas para bombar sua agenda e atrair mais pacientes.


Veja, não somos donos da verdade, mas lembre-se de um ditado antigo que diz "em toda corrida do ouro quem mais ganhou dinheiro foi quem vendeu as picaretas".


Isso acontece hoje em dia, existe uma legião de formadores de opinião que estão influenciando dentistas a acreditar que bastar investir na última ferramenta da moda de marketing digital para dentistas e que vai atrair muitos pacientes para seu consultório. Não vai.


O mercado está bem maduro, as pessoas, em sua grande maioria tem acesso a muito conhecimento sobre o tema implantes dentários e quando chegam a entrar em contato com sua clinica já tem na mente conceitos bem definidos sobre preço de mercado, o que o implante pode fazer por ele, etc.


Por isso, sempre frisamos: Tenha metas claras e realistas sobre captação de pacientes. Defina as atividades que precisará executar ao longo do tempo para chegar aos seus resultados, revise e corrija o seu plano. Não existe plano perfeito, existe plano bem executado, para isso utilize a metodologia PDCA acima.


 

Conclusão


Existe muita demanda por implantes dentários, mas a oferta também é enorme com muitas clinicas e consultórios parecendo ser mais do mesmo.


Para captar pacientes de implantes, antes de mais nada, procure uma consultoria profissional em marketing para dentistas, separe uma verba realista de acordo com suas metas financeiras e tenha um plano de marketing bem organizado e gerenciado.


Se você quiser saber qual é a metodologia da Senior Marketing para atrair, converter e fidelizar pacientes de implantes dentários, entre em contato e fale com um de nossos especialistas em marketing para odontologia.




Senior Consultoria

(11) 3254-7451


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