Qualquer clínica ou consultório, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, precisa de estratégias definidas e informação de mercado para chegar até seu público-alvo, atrair mais pacientes e nutrir o relacionamento com os pacientes atuais. Neste artigo, vamos falar como isso tudo pode ser alcançado de forma prática. Confira!
Trace um plano de ação claro para atrair pacientes
Em primeiro lugar , é necessário ter um bom plano de ação, afinal, o planejamento é crucial para saber como anda o seu mercado, as necessidades dos clientes que não estão sendo atendidas, bem como estar alerta às tendências do seu mercado. Para realizar um planejamento efetivo antes de partir para a ação efetiva, é necessário saber de fatores como:
Quem é o perfil do seu público-alvo;
Qual o objetivo principal da clinica;
quais ações vai tomar para alcançar seus objetivos;
estudar qual o investimento necessário para atingir os objetivos da empresa;
entender como a sua clinica está posicionada no mercado e como ela e percebida pelo público.
A análise de mercado como método para atrair mais pacientes
O mercado de saúde até algum tempo atras, era formados por populações bastante reduzidas, mas, com o crescimento dessa população, o acesso a bens e serviços, surgiu a necessidade de que o prestador de serviço conheça melhor as pessoas que viviam em um local.
Fazer uma análise de mercado é fundamental para uma estratégia de atração de mais pacientes.
Sem conhecer as pessoas que vivem e trabalham em determinada região, sua demografia e comportamento de consumo sua estratégica fica vulnerável.
Busque fontes de dados de pesquisa para atrair mais leads
As informações coletadas na sua pesquisa de mercado podem ser usadas de várias formas na estratégia de atrair pacientes para sua clinnica, uma vez que conhecer mais sobre o perfil, os gostos, desejos e necessidades o seu público-alvo dá maior clareza sobre quais próximos passos dar, além de gerar dados preciosos e muito interessantes.
Ações práticas para ampliar sua carteira de pacientes
Se você chegou até aquijá sabe por que conhecer melhor o mercado e estudar o público-alvo da sua clinica é importante para atrair mais pacientes qualificados para sua clinica, veja o que fazer na prática, na hora de fortalecer o marketing da clínica:
Sempre seguindo as diretrizes de propaganda dos conselhos que regem a sua profissão, utilize propagandas impressas em banners, flyers e panfletos: ideais para serem distribuidos em parceiros comerciais do entorno da sua clinica, especialmente se ela atende ao publico B e C.. Para que seja eficaz, é preciso mapear os melhores pontos de entrega e divulgação desse material;
parcerias comerciais outros negócios locais: Se sua clinica é do segmento de odontologia, por exemplo, porque não fazer parcerias de indicações com clinicas médicas, fono e fisioterapeutas da sua região?Essa estratégia pode ser aplicada com base em descontos e é eficaz não só para conquistar clientes, mas fidelizar os recorrentes;
marketing digital para saúde: além de trabalhar ações regionais e locais com mídia offline, foque na divulgação online da sua clinica, pois é essencial para expandir a visibilidade da sua empresa. Não estar presente no mundo digital é, hoje, um erro gravíssimo de clinicas e consultórios de uma forma geral. Portanto, invista nas redes sociais para divulgar sua clinica e atrair mais pacientes!
Conclusão
Neste artigo, nós abordamos a importância da pesquisa de mercado e o estudo de público-alvo para atrair pacientes para sua clinica.
Se você precisa de ajuda personalizada para definir as melhores estratégias para atrair mais pacientes para sua clinica, entre em contato conosco!
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