Com o aumento da concorrência, da saturação de certas cidades, os profissionais de saúde tem buscado todos os dias novas formas de atrair potenciais pacientes para suas clinicas.
Você também quer saber como atrair potenciais clientes para a sua clínica? Em primeiro lugar é preciso entender que a compra de um serviço de saúde como uma consulta medica ou um tratamento odontológico não é um procedimento trivial.
As pessoas precisam passar por um ciclo que vai desde a conscientização de que elas tem um problema ou desejo, a busca por informações, o levantamento dos potenciais prestadores de serviços, o contato e finalmente o agendamento,.
Mas essa jornada de compra do consumidor não termina na consulta com o médico ou na realização do procedimento com o dentista, ela se estende para depois da finalização da pretação de serviço.
As clinicas médicas e odontológicas de ponta tem investido pesado em relacionamento e fidelização de pacientes. Afinal, sempre é mais fácil e rentável vender novamente para quem já é seu paciente.
Entender como usar estratégias para atrair pacientes pode levar certo tempo, afinal é preciso mapear o perfil do seu cliente ideal, entender suas demandas e desejos, montar uma oferta de trabalho atraente e apresentar essa oferta para as pessoas certas, no tempo e lugares certos para conseguir efetividade.
Não é uma tarefa fácil e nem rápida. Nós aqui da Senior Consulting sempre lembramos as nossos clientes que não é possível obter resultados consisentes com ações de captação de pacientes de curtíssimo prazo.
O que você precisa fazer para atrair clientes em potencial para a sua clínica
Para conseguir atrair clientes potenciais para sua clínica e com isso obter resultados satisfatórios para sua empresa é preciso ir além do foco na qualidade do serviço prestado.
Claro, qualidade é regra do jogo, sem ela, dificilmente sua clínica vai prosperar. Porém, se a qualidade é imprescindível, por outro lado, ela é insuficiente para atrair mais pacientes.
Por isso nós separamos algumas dicas que vão te ajudar a atrair mais pacientes de um jeito eficiente, eficaz, seja por internet ou por relacionamento pessoal.
Defina claramente seu perfil de cliente ideal.
Um grande erro de vários profissionais de saúde é tentar atender qualquer perfil de paciente na sua clínica.
Você precisa definir claramente o perfil do seu cliente ideal. Utilize a formatação de personas para te ajudar nessa tarefa.
Uma persona nada mais é do que uma personificação detalhada do seu cliente ideal. Com base no produto ou serviço que você oferece, sua missão e sua estratégia, você consegue identificar o cliente modelo que continuaria comprando de você sem ser atraído pela concorrência?
Seja criterioso ao definir as suas personas, procurando ir além de dados demográficos e geográficos, buscando entender claramente os gostos, desejos e o que atrai um paciente com o seu perfil ideal.
Ao definir seu perfil de cliente ideal, todos os esforços de marketing, de estruturação do negócio e da atividade da sua clinica devem colocar os interesses e desejos desse paciente ideal no centro do negócio.
Marque presença online
É um fato: as pessoas estão na internet. Após a pandemia de 2020/2021 onde as pessoas tiveram que ficar trancadas em casa por longos períodos, esse hábito se solidificou.
Partindo dessa premissa é importante identiticar quais os canais digitais que as pessoas utilizam para buscar mais informações sobre um negócio de saúde como o seu.
Você pode investir em um site que tenha uma seção de artigos, ou mesmo em um canal do Youtube onde você possa divulgar dicas utéis sobre a sua área de atuação.
Esses canais digitais vão dar visibilidade para a sua clínica e permitirão que um número maior de pessoas possam tomar consciência da existência da sua clínica e da sua proposta de trabalho.
Lembre-se, ser encontrado é o primeiro passo para aumentar a sua taxa de atração de novos pacientes.
Monte e gerencie uma base de leads
Leads são pessoas que impactadas por uma das usas promoções nas redes sociais ou no Google demonstraram interesse pelo seu trabalho.
Você precisa ter uma estratégia para tratar seus leads, uma vez que, a grande maioria deles ainda não vai estar maduro suficiente para entrar em contato e agendar uma consulta.
Nutrir o relacionamento com esses potenciais pacientes através de uma estratégia automatizada de marketing de conteúdo passa a ser uma boa alternativa para que você possa ir convertendo todos os dias leads em pacientes.
Particpe de feiras e eventos
Muitos negócios acontecem quando você participa de uma feira ou evento. E não estamos falando de feiras e eventos da área de saúde apenas.
Você pode ter um stand em feiras e congressos de diversos setores, ser um palestrante sobre um tema que domina para uma associaçao ou clube, enfim, as alternativas de captar pacientes através de eventos são enormes.
Conclusão
Toda clinica para sobreviver precisa captar novos pacientes diariamente. Cada vez mais com o aumento da concorrência tem sido mais duro atrair novos pacientes. Vcoê precisa de uma estratégia de marketing digital para sua clinica.
Nós podemos te ajudar a atrair pacientes para sua clínica. Entre em contato!
Senior Consulting
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