Se você é um dentista e está com dificuldades de atrair pacientes para seu consultório fique conosco e continue a leitura desse artigo.
Existem centenas de estratégias de captação de pacientes, mas é preciso que você fique ciente de algumas verdades:
A - Não existe uma única estratégia de captação de pacientes que funcione da mesma forma para todos os dentistas.
B - É melhor aplicar 50 estratégias de captação de pacientes que tragam cada uma delas 1 paciente do que ter uma única estratégia de captação de pacientes e esperar que ela vá trazer 50 pacientes para seu consultório.
C - Não existe almoço grátis. Nada que é rápido é barato e bom. E tudo que é bom e rápido não é barato. Resumindo, se te apresentarem uma estratégia de captação de pacientes, boa, rápida e barata DESCONFIE!
Niveladas essas verdades ou eliminados esses mitos, vamos a algumas premissas básicas que qualquer ação de captação de pacientes que vise atrair pacientes para seu consultório:
01 - Não seja genérico
Genérico é sinônimo de barato e muitas vezes de qualidade inferior (que é diferente de sem qualidade).
Isso significa que você precisa adotar um posicionamento para o seu consultório, ou para sua marca.
Pense no posicionamento como "aquilo que as pessoas falam sobre você e seu consultório quando você não está presente".
Para ter um posicionamento forte é preciso escolher para quem, o que nos leva ao ponto número 02:
02 - Saiba quem você pode ajudar mais
Veja, você está no ramo de resolver problemas dos outros. Problemas de saúde. De saúde bucal.
Lembra do posicionamento? Se você "é mais um dentista" vai sofrer para atrair pacientes para seu consultório, porque dentistas tem muitos por ai, não é verdade?
É primordial que você defina qual a categoria de problemas que você vai resolver para os seus clientes de um forma melhor ou diferente de todos os outros profissionais que competem com você na sua cidade, região ou bairro.
Você precisa sabe quem são essas pessoas, onde elas moram, que idade tem, quais são suas dores (metaforicamente falando), porque procurariam um dentista e chegando lá, o que buscaria nesse profissional? Preço, condições de pagamento, qualidade, confiabilidade? O que é? Descubra, urgente!!
03- Ações de captação de pacientes
Agora que você tem um posicionamento e sabe quem sabe as pessoas que apreciam e desejam o que você oferece e como oferece, parta para as ações de captação de pacientes. Só agora! Antes não!
Que tipo de ação de captação de pacientes você pode fazer? Bom, são centenas e se você captou a mensagem desse artigo até agora, se caprichou no posicionamento e no entendimento do seu público-alvo, a escolha do canal de captação de pacientes e como atrair ficará bem mais fácil de executar, certo?
São exemplos de ações de captação de pacientes que você poderá realizar para atrair pacientes para seu consultório:
Criar seu próprio "convênio odontológico" e fazer parceria com empresas locais;
Fazer parcerias com outros profissionais de saúde e criar ações de captação em conjunto;
Promover anúncios patrocinados dirigidos no Instagram, no Facebook, no Youtube ou na rede social que seu público-alvo estiver mais próximo.
Fazer palestras e workshops de promoção de saúde na igreja do bairro, nas associações de classe, em escolas, sindicatos, etc.
Fazer promoções direcionados no Google;
Criar um "produto" de odontologia e oferecer diretamente ao seu público-alvo através de ações de venda direta;
E-mail marketing para listas dirigidas de pessoas com o perfil do seu público-alvo;
Divulgar no jornal local do seu bairro;
Criar dias de promoção de saúde bucal em locais que seu público-alvo frequente com divisão de ganhos com quem te ceder o espaço.
Street para captação ativa de potenciais pacientes.
Etc, etc, etc.
Conclusão
Para atrair clientes para seu consultório é preciso antes de sair executando ações a esmo de publicidade e propaganda, realizar uma auditoria do seu consultório visando entender seus diferenciais, seus pontos fortes e fracos, criar um bom posicionamento de mercado e fundamental, estudar o seu público-alvo.
Sabendo quem são as pessoas do seu público-alvo e adotando um posicionamento forte perante elas, comunicando seus atributos no momento certo, no lugar certo e com a frequência correta, dando tempo ao tempo, de um plano comercial e de marketing os resultados virão.
Se você quer saber mais sobre marketing e vendas para dentistas e como atrair pacientes para seu consultório, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas em marketing para dentistas.
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