De cada 10 ligações de dentistas que recebemos aqui na empresa 9 são de profissionais que tem a mesma pergunta: Como atrair clientes para dentista?
Se essa é sua dúvida você deve seguir a leitura desse artigo também. Você sabe que para tudo na vida é preciso ter método.
O marketing para dentistas não é uma ciência exata e não existe uma única fórmula de captação de pacientes universal ou que funcione em todos os casos.
Muitas vezes o que está funcionando para um colega pode não dar certo para você e para o seu consultório.
Isso acontece por vários motivos. Cada consultório, cada clínica tem suas forças e fraquezas e está imerso em um ambiente diferente, com níveis de concorrência diferentes, com perfis de públicos diferentes e tem que se adequar a essa realidade minimizando suas fraquezas e e ameaças do ambiente, maximizando suas forças e oportunidades de mercado para atrair mais clientes para o seu consultório odontológico.
Como atrair clientes para dentista
Sabendo que não existe fórmula universal, podemos entretanto afirmar, que existe sim, uma sequência de boas práticas de marketing na odontologia que sua empresa deve seguir para aumentar a captação de pacientes no seu consultório odontológico ou clínica odontológica.
Em primeiro lugar, antes de iniciar qualquer processo de captação de pacientes pergunte-se se você está disposto a investir para ganhar ou para não perder.
Existe uma sutil diferença entre as duas posturas. Na nossa prática de empresa de captação de pacientes para odontologia vemos um excesso de conservadorismo e certo medo de muitos profissionais de odontologia que não investem o necessário no marketing dos seus consultórios e com isso acabam não atraindo o número de pacientes que precisam.
Isso cria um ciclo vicioso e limitante. Por não acreditarem ou temerem que os investimentos em marketing odontológico não produzam os resultados esperados, eles não investem ou investem de forma insuficiente, com isso não conseguem captar pacientes e portanto os resultados só pioram. Torna-se um verdadeiro ciclo da falência.
Então, o primeiro ponto para responder a pergunta sobre como atrair mais clientes para dentistas é uma questão de mindset, para ficar em um palavra da moda, apesar que preferimos a palavra atitude. Sua atitude, especialmente comercial e empresarial define muito do que você vai conseguir em termos de atração e captação de pacientes.
Como atrair clientes para dentistas - Passo a passo
Existe um conjunto de boas práticas que todas as empresas, desde pequenos consultórios até grande redes de clínicas seguem para conseguir atrair mais pacientes.
Essas práticas são:
01 - Defina um orçamento para investir em marketing odontológico
Marketing na odontologia não é um evento, não é um anúncio promocional no jornal e nem muito menos um impulsionamento de um post no Instagram.
Marketing na odontologia é voltada a um processo contínuo de comunicação, busca da atenção e captura de novos pacientes. Todos os dias do ano!
Não é possível fazer marketing e muito menos captar pacientes para odontologia sem um orçamento.
Mas, muitos perguntam: Quanto investir em marketing na minha clínica? Essa pergunta esta equivocada.
A pergunta certa seria: Quanto quero de faturamento e lucratividade por mês na minha clínica ou consultório odontológico?
São suas metas de faturamento que definem o investimento necessário e não o contrário.
Não adianta dizer que tem R$ 1.000,00 para investir em publicidade odontológica por mês e que tem a meta de um faturamento de R$ 50.000,00 com 20% de lucro por mês. Isso não é uma meta, é um sonho!!!
Via de regra, separe entre 5% a 10% do seu faturamento bruto desejado para investimento em marketing. Exemplo: Deseja ter um faturamento bruto de R$ 100.000,00 por mês com uma lucratividade de 20%? Separe entre R$ 5.000,00 a R$ 10.000,00 por mês para investimento em marketing e ações de captação de pacientes para sua clinica odontológica.
Você não tem esse dinheiro? Então diminua o tamanho das suas metas. Simples assim.
02 - Tenha uma estratégia de marketing para atrair pacientes
Veja bem, quando você decide fazer uma viagem, geralmente, cria uma estratégia mínima para ir do ponto onde está até o destino final e voltar em segurança.
É comum que você planeje para uma viagem, ainda que de forma mental, os seguintes passos:
Data da ida
Data do retorno
Destino
Hospedagem
Passagens áreas
Aluguel de carro ou taxi
Passeios que vai fazer
Qual o limite de gastos total (orçamento)
É exatamente a mesma coisa com relação a captação de pacientes na odontologia. Você não pode começar a gastar seu dinheiro sem uma estratégia de captação de pacientes.
Antes, de começar a fazer postagens no Facebook, no Instagram, a fazer anúncios no Google ou qualquer atividade de publicidade na odontologia é preciso:
Definir uma meta financeira;
Definir um público-alvo;
Definir uma data para atingir a meta;
Definir um orçamento;
Definir as ações necessários para atingir a meta;
Criar um cronograma de ações com datas e prazos;
Definir um orçamento associado ao cronograma;
Definir indicadores que demonstrem se você está atingindo ou não suas metas;
Etc;
Veja, esses são os passos mínimos para se criar uma estratégia de captação de pacientes que tem chances de funcionar.
Não dá para falar em nada minimamente sério em captação de pacientes na odontologia baseado no achismo.
É preciso te um norte e esse norte são suas metas. Se você não sabe onde quer chegar, qualquer resultado serve, correto?
Mas, também não adianta ter metas e não investir o tempo, os recursos e o dinheiro necessário para chegar lá. Qualquer proposta seja de marketing digital para dentistas, seja de marketing offline nos canais tradicionais que não leve esse planejamento a cabo não pode ser levado a sério.
03 - Executando a estratégia de captação de pacientes
O melhor plano de captação de pacientes é aquele que é bem executado, acompanhado, medido e corrigido.
Uma vez que as metas sejam estabelecidas e as ações para atingi-las definidas, é preciso colocar o plano em prática.
É aqui que as ações de captação de pacientes propriamente ditas começam a funcionar, seja a publicidade no Google, a criação de campanhas de captação de pacientes no Instagram ou o que mais estiver dentro do plano de ações de captação de pacientes da sua clínica.
Mas, se o trabalho de planejamento foi bem feito a efetividade das ações táticas de captação de pacientes tendem a ser muito maiores.
Logicamente, todo plano quando executa necessita de correções e é exatamente nessa fase que muitas lições são aprendidas, que acertos precisam realizados e os indicadores definidos no planejamento é que são os "sinais vitais" do sucesso ou fracasso do plano de captação de pacientes.
Conclusão
Talvez você procure uma solução mágica para captação de pacientes. Talvez você tenha caído em um desses vídeos bem elaborados de "gurus de marketing para dentistas" com "sacadas geniais" de captação de pacientes que funcionam "para todo mundo".
Desculpe, mas isso não é a realidade. Estamos no mercado de marketing para dentistas há 24 anos e já fizemos muitos planejamento de captação de pacientes.
Dá para afirmar que não existe almoço grátis. Resultados concretos vem de planejamento, de investimentos e execução bem feita.
Se você está convencido de que é importante contar com uma empresa de captação de pacientes séria para atrair mais clientes para dentistas, entre em contato!
Senior Marketing
Empresa de captação de pacientes
(11) 3254-7451