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Sênior Marketing

Como alvancar as vendas de clínica odontológica


No desafiador cenário econômico brasileiro as clínicas odontológicas tem sentido os efeitos da desaceleração econômica, da perda de pode aquisitivo de boa parte da população brasileira que ainda sofre com altas taxas de desemprego e que em virtude disso passam a priorizar somente o essencial nos seus gastos diários.

No contexto atual (estamos falando do segundo semestre de 2019) a economia começa a dar sinais de recuperação,porém renda e emprego ainda estão em baixa e vai ser preciso de um bom par de semestre para que a economia realmente mostre sinais consistentes de recuperação e consumidor retome a confiança e volte a consumir.

Mas enquanto tudo isso não acontece o que você como empresário da odontologia pode fazer para alavancar as vendas da sua clínica odontológica?

Bem, se você quer alavancar as vendas de clínica odontológica, sem mais delongas, precisa implementar os passos a seguir:

01 - Ter excelência em custos

Isso significa ter uma equipe enxuta, seja no número de funcionários de backoffice (secretárias, ASB, etc.), seja no número de dentistas que trabalham diretamente na sua clínica.

Precisa saber precificar seus serviços para maximizar as margens de lucro em cada tratamento vendido.

Tem que ter uma gestão de custos na ponta do lápis, pagar bem seus colegas dentistas, mas sempre ter uma margem de lucro maior para a clínica, afinal você é o tomador de risco, o investidor do negócio.

02 - Ter um diferencial competitivo

Para alavancar as vendas de clínica odontológica em tempos de recessão econômica é preciso ser o destaque no que você faz.

Se existem 10, 20, 100 clínicas e consultórios na sua região de atuação é necessário desenvolver uma proposta única de valor que torne sua clínica distintiva das demais em pelo menos um aspecto: preço, qualidade, tecnologia, localização, conveniência, atendimento, etc.

É preciso mapear qual ou quais os atributos que são mais apreciados pelos seus potenciais pacientes e entregar esses atributos a eles melhor do que outro concorrente faz.

03 - Marketing persuasivo

Sem marketing bem feito nenhuma clínica consegue prosperar atualmente. Afinal, são milhares de mensagens muito semelhantes impactando o mesmo cliente que já está em restrição financeira todos os dias.

Mas, não pode ser aquele marketing pausterizado vendido por "agências de marketing digital para dentistas" com postagens que parecem ter sido copiadas umas das outras. Isso não funciona mais.

É necessário investir em um bom plano de marketing que parta das metas da sua clínica. Onde você quer chegar em termos de faturamento, de perfil e quantidade de pacientes desejados por período (mês, semestre, ano) para somente a partir dai escolher quais os canais são os melhores e qual o valor necessário para o investimento.

04 - Vendas, vendas, vendas

Vendas é o motor que move toda empresa, incluindo sua clínica. Toda sua empresa tem que ter a visão de que vendas é o processo mais importante.

Sua secretária tem que ser vendedora, sua ASB tem que ser vendedora e seus dentistas tem que ter um mindset focado em vendas.

Isso não significa absolutamente que você e ninguém na sua clínica vão tentar vender de tudo para todo mundo sem a menor necessidade.

Não se trata disso. Se trata de oferecer a cada paciente exatamente aquilo que ele precisa e não o que ele veio procurar. Existe uma sutil e poderosa diferença ai.

Conclusão

Se você quer alavancar as vendas da sua clínica odontológica precisa focar em 4 pontos, a saber:

01 - Ter excelência em custos;

02 - Desenvolver um diferencial competitivo;

03 - Marketing persuasivo;

04 - Vendas.

Caso queira saber mais sobre como alavancar as vendas de clínica odontológica e ter uma consultória personalizada para sua clínica odontológica, entre em contato e fale com um de nossos especialistas em marketing para dentistas:

Senior Marketing

Marketing para clinicas odontológicas

(11) 3254-7451



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