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Sênior Marketing

Como alavancar seu consultório odontológico


Você esta tendo dificuldades financeiros no seu consultório odontológico? Não está conseguindo captar os pacientes que você precisa? Acredita que trabalha muito mas não vê o resultado do seu trabalho em retorno financeiro e qualidade de vida?

Se você respondeu sim a uma ou mais das perguntas acima, fique conosco até o final desse artigo, pois vamos te ensinar como alavancar seu consultório odontológico.

3 passos fundamentais para alavancar seu consultório odontológico

Existe um fato que você não pode desconsiderar se quiser ser bem sucedido no mercado de odontologia: saturação.

Sim, saturação. O mercado de odontologia esta saturado. A falta de critério do MEC permitiu que fossem despejados (e continua assim) ano após anos milhares de novos profissionais no mercado.

Por outro lado, a demanda pelos serviços de odontologia não acompanhou a oferta. Isso ocorreu não porque as pessoas não precisem de um dentista. É claro que elas precisam. O Brasil ainda pode ser considerado "um país de banguelas".

Mas o que acontece é que fatores macroeconômicos como a economia que anda de lado por pelo menos os últimos 5 anos e também a incerteza política tornam a demanda por serviços especializados como odontologia, medicina e outros retraída.

E você sabe o que acontece em todo mercado onde o mercado tem mais oferta do que procura? Seu serviço vira uma mercadoria e você passa a ter que concorrer por preço.

Fala que isso não acontece com você? Você apresenta o seu plano de tratamento para seu paciente e...ele vai procurar o mais barato...e encontra! É uma aula de microeconomia na prática. Doloroso, mas verdadeiro.

E nesse cenário como alavancar seu consultório odontológico? Para aumentar as possibilidade de sucesso do seu consultório você vai ter que tomar as 3 decisões ou passos a seguir:

01 - Especialização em nichos de mercado

Não da para ser genérico! Quem quer ser tudo para todo mundo acaba sendo nada para ninguém.

Essa é uma verdade universal que 10 em cada 10 dentistas para desconhecer. E o mercado cobra essa "ignorância" com salas de recepção e agendas vazias.

Ser um pequeno consultório que no mesmo local oferece: ortodontia, dentística, implantes, próteses, cirurgias, lentes de contato dental, etc, etc, etc. simplesmente não funciona!

Temos 20 anos de prática em marketing para dentistas e podemos afirmar que no mesmo edifício comercial encontramos dentistas com cadeiras vazias e outro com fila de espera na agenda?

Por que? Um é muito melhor que o outro? Não. Por que ele se especializou em um nicho de mercado.

Exemplos de nichos para você pensar:

  • Crianças

  • Adolescentes

  • Idosos

  • Público LGBT

  • Deficientes físicos

  • Afrodescentes

  • 24 horas

  • Estrangeiros

  • Executivos

  • Atendimento a domicilio

  • Estética avançada

  • Popular

  • Mais caro

  • Mais barato

  • Etc, etc, etc.

Se você quer de verdade alavancar seu consultório precisa abandonar de uma vez por todas o modelo mental de acreditar que o "paciente quer fazer todos tratamentos no mesmo local". Ele quer, mas será que é bom do ponto de vista de negócios para o seu consultório?

Dificilmente um pequeno consultório consegue ser lucrativo tentando ser tudo para todos. Esse modelo exige escala, volume, movimento. Você tem isso? Não? Então vá para o modelo de nichos, sem medo!

02 - Pare de falar de tratamentos

Ninguém levanta de manhã querendo comprar um aparelho estético ou um implante dentário.

Isso só existe na sua faculdade. Seu professor nunca te contou, mas todos os leigos do mundo esperam que o dentista lhe entregue o seguinte:

  • Saúde bucal

  • Beleza

  • Estética

  • Função

  • Harmonia

  • Autoestima

  • Alegria

  • Status

Percebe que as pessoas compram os benefícios do que você vende e não os produtos (tratamentos)?

Se sua comunicação, desde a sua fachada, passando pela sua papelaria até chegar o seu site (você tem um, certo?) falam de tratamentos, você vai atrair os pacientes que enxergam odontologia como mercadoria.

Só viram ao seu consultório aquele tipo de paciente que quer comprar um "tratamento de canal". Então você faz sua avaliação e fala seu preço. Como o seu "produto" é tratamento de canal, fica fácil para o paciente comparar com o seu colega do andar debaixo (da clínica da frente, da franquia ao lado, etc, etc.). Se o preço dele for mais baixo, você perdeu...

Passo número 02 para alavancar seu consultório odontológico: mude o discurso e seus resultados mudarão.

Se o que você vende pode ser facilmente comparável com outros profissionais pelo seu cliente, fica fácil para ele te substituir por um prestador de serviço mais baixo.

03 - Não seja bobo, resultados de curtíssimo prazo não existem

Tudo que vale a pena na sua vida aconteceu de uma hora para outra? Seu diploma da universidade? A abertura do seu consultório?

Passo 03, pare de acreditar naqueles colegas dentistas que estão na internet vendendo "fórmulas de sucesso" para alavancar seu consultório. Isso simplesmente não existe!

É preciso planejamento e inteligência para alavancar seu consultório odontológico. Não vai ser com dicas genéricas do tipo: "o que da mais lucro na odontologia hoje em dia é o procedimento XYZ (variável de acordo com quando você vai estar lendo isso)", ou "invista X na rede social tal e bombe seu consultório".

Seu negócio é odontologia, mas existe uma regra universal relacionada a empreendedorismo que você precisa saber. As empresas que dão certo no mercado fizeram a escolha correta dos seguintes elementos:

(M)ercado = Quem especificamente seu consultório vai atender. Não pode ser todo mundo, de todas idades, de todas classes sociais, que tem interesses diversos. Segmente, foque, niche.

(M)ensagem = Posicionamento - Quem é você? Por que eu devo escolher você e não outros 1.000 dentistas na minha cidade que aparentemente oferecem o mesmo que você oferece? Você precisa ensinar seus pacientes porque eles devem escolher você.

(M)eio = Onde seus pacientes estão? É nas redes sociais? Pode ser que na sua cidade / região panfleto ainda funcione!! Você precisa falar quem você é e porque as pessoas devem te contratar no lugar onde essas pessoas estão. Descubra qual o canal de mídia elas usam para se informar e comprar: jornal, revista, Facebook, Instagram, Google, Busdoor, Outdoor, rádio, TV, etc, etc, etc.

Conclusão

Como você pode perceber, para alavancar seu consultório odontológico existem uma série de decisões estratégicas que você precisa tomar.

Não aceite aquela proposta da agência de marketing para dentistas ou daquele colega que da o famoso curso na internet sobre como alavancar seu consultório odontológico como uma verdade universal.

Cada consultório é único e precisa de soluções única para ser alavancado. Se você precisa de ajuda para alavancar seu consultório odontológico entre em contato conosco e converse com um especialista em gestão e marketing para dentistas.

Senior Marketing Marketing para dentistas

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