Toda clínica ou consultório odontológico precisa ter um processo para atrair mais pacientes. Chamamos de processo e não de atividade, pois o processo de captar pacientes envolvem várias atividades.
E quais são as atividades de captação de pacientes que precisam ser realizadas para atrair mais pacientes para clínica odontológica?
01 - Definição da sua Buyer Persona
Se você quer atrair mais pacientes para seu consultório odontológico precisa identificar claramente quem é o seu paciente ideal.
O maior erro de marketing que clínicas e consultórios odontológicos cometem é não terem uma clara definição do tipo de paciente que melhore atende ao perfil das suas clínicas.
Veja, quando você não seleciona o tipo de paciente que deseja atrair acabando atraindo todo tipo de pessoa, aquelas que tem e que não tem capacidade de contratar o seu serviço, portanto, acaba-se perdendo muito tempo atendendo a pessoas que nunca vão contratar os seus serviços.
Não cometa esse erro. Crie um perfil claro da sua "Buyer Persona", ou seja, defina entre outras coisas:
Faixa etária
Sexo
Renda
Localização geográfico
Comportamento social
Enfim, a definição do perfil do seu cliente ideal é a primeira tarefa (e mais importante) para quem quer captar mais pacientes para clínica odontológica.
02 - Escolha do seu posicionamento de mercado
Uma vez que você escolha para quem quer trabalhar é preciso se posicionar da forma correta perante esse público.
Qual vai ser sua proposta de valor? Como você quer ser percebido pelas pessoas que formam o seu público de clientes ideais? O mais barato? O de maior qualidade?
Em marketing, percepção é a realidade. Se você não se posicionar o cliente posicionará você. E geralmente da forma errada.
Então, para atrair mais pacientes para seu consultório odontológico defina corretamente o seu posicionamento de mercado.
03 - Publicidade no local certo, no tempo certo e com a mensagem certa
Muita gente do ramo de odontologia começa os seus investimentos para captar mais pacientes para sua clínica odontológica do final para trás.
Geralmente, contrata-se um agência de marketing para dentistas que via de regra começa o trabalho com um rápido briefing sobre público-alvo, algo muito genérico e atuam forte com publicidade e propaganda. Geralmente utilizando o chamado "marketing digital".
Qual o resultado? Muito barulho e pouco resultado financeiro concreto. Abrir uma conta no Facebook / Instagram, fazer postagens institucionais e colocar alguns anúncios no Google direcionando tráfego para o seu site são atividades que funcionam bem para quem tem um e-commerce, mas que são muito pouco efetivas para profissionais de saúde como dentistas.
É que as pessoas não compram serviços de odontologia como compram um bem de consumo.
A odontologia está dentro da categoria de serviços de especialidade e geralmente os clientes passam por uma longa jornada até efetivarem uma contratação de um plano de tratamento odontológico.
Por isso, a única publicidade para dentistas que funciona é aquela baseada no entendimento de quem é o seu cliente alvo, suas dores, necessidades e como e porque eles contratam um serviço odontológico.
Somente sabendo isso é possível criar uma comunicação efetiva para sua clínica que esteja nos canais certos (online ou offline), no momento certo e principalmente com a mensagem certa, que é aquela que atraia, convence e converte uma pessoa que visita seu site, por exemplo.
Fazer marketing para dentistas que atrai pacientes para seu consultório é muito mais que simplesmente investir em publicidade e propaganda.
Conclusão
Se você deseja atrair mais pacientes para sua clínica odontológica é preciso seguir alguns passos antes de pensar em investir em marketing digital ou publicidade de uma forma geral.
Caso você queira mais informações e procure por implementar estratégias para atrair mais clientes para seu consultório ou clínica odontológica, entre em contato e converse com um dos nossos especialistas em marketing para dentistas:
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