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Captação de leads para clínicas de odontologia


Como captar leads para odontologia

Se você acompanha o nosso blog já deve estar bem consciente do que se trata um lead.


Mas, se você é novo por aqui, seja bem-vindo!


Vamos te explicar o que é um lead na odontologia: Leads são pessoas que foram impactadas por uma promoção da sua clínica, seja ele um anúncio no Google, uma postagem no Instagram ou qualquer outra ação de publicidade e propaganda como um outdoor na rua, ou mesmo um panfleto entregue na rua.


Qual a diferença entre leads e pacientes na odontologia?


Bem, um paciente é alguém que já conheceu sua clínica, tomou uma ação de ligar e agendar uma consulta, passou pela consulta, fez uma avaliação e recebeu diagnóstico seguido de um plano de tratamento. E tem mais: Essa pessoa já iniciou ou vai iniciar o tratamento.


Já um lead é alguém que viu sua propaganda ou ficou sabendo sobre sua clínica de alguma forma e entra em contato, seja por telefone, e-mail, WhatsApp ou qualquer outro meio de contato pedindo mais informações.


Marketing digital para atrair leads para odontologia


Você já deve ter chegado a conclusão que marketing digital na odontologia não consegue atrair pacientes, mas sim leads.


Claro, ninguém pula de um total desconhecido para um paciente pagando de forma direta.


Existem etapas que uma pessoa passa quando vai contratar um dentista.


Todas as pessoas quando estão procurando por um profissional de odontologia passam por uma jornada de consumo.


Elas partem da consciência de um problema ou desejo, como acabar com uma dor dente, ou melhor o seu visual até chegarem ao momento de contratar um profissional.


Com a popularização da internet, milhares de dentistas e clínicas odontológicas começaram a utilizar o marketing digital com o objetivo de captar pacientes.


E ai começa a frustração. Levante a mão quem não ficou insatisfeito com a qualidade dos "pacientes" que chegaram na sua clinica trazidos pelo marketing?


Eu sei, muitos dos clientes que vem até atrás da nossa consultoria de marketing odontológico reclamam bastante que suas agências de marketing digital estão atraindo pessoas fora do perfil da proposta de trabalho da sua clínica.


Mas a verdade é que marketing digital ou qualquer outro tipo de marketing não tem poder de atrair pacientes, mas somente leads, ou seja, potenciais pacientes.


Então, você pode estar se perguntando: Não vale a pena investir em marketing odontológico?


A resposta é: Claro que vale a pena investir em marketing odontológico! Mas, você precisa ter clareza do que espera de uma agência de marketing odontológico.


Alinhando as expectativas do que o marketing digital pode fazer por sua clínica


O que uma agência de marketing digital para dentistas consegue fazer:


  • Dar maior visibilidade para sua clínica;

  • Demonstrar o seu serviço para um público específico;

  • Buscar alternativas de aumentar o fluxo de interessados no seu trabalho;

  • Colocar sua clínica no radar de pessoas que tem interesse no seu trabalho.


O que uma agencia de marketing digital não pode fazer por sua clínica:


  • Atrair somente pessoas que estão prontas para comprar seus serviços;

  • Garantir que tem algum segredo ou fórula específica de captação de pacientes que funcione para todas as clinicas odontológicas;

  • Não permitir que pessoas sem o perfil da sua clínica vejam sua propaganda.

  • Lotar sua agenda;


Separando homens de meninos no marketing profissional


Como tudo na vida existe no mundo do marketing aqueles profissionais e empresas que estudaram bastante, que tem experiência em neste segmento de mercado, e existem aqueles aventureiros.


Muitas agências de marketing digital para dentistas não tem experiência nenhuma em geração de negócios, e muito menos, entendem como funciona uma empresa d setor de odontologia.


São empresas especializadas em ferramentas: Google, SEO, Instagram...


Mas, se você já investiu em propaganda na internet para sua clínica odontológica, com certeza já sabe que atrair pacientes não é tão simples assim como alardeam gurus de marketing e agências de marketing odontológico.


Cada clínica é única, cada mercado é diferente e todos precisam de um plano de marketing odontológico específico.


A equação que precisa ficar clara é que marketing atrai leads, ou seja, pessoas que tem ou não o perfil e potencial de compra do seu serviço.


Dai para frente é preciso investir em várias outras frentes dentro da sua clínica para que estes leads se transformem em pacientes pagantes;


Isso envolve, mas não se resume:

  • Atendimento;

  • Preço e condições de pagamento;

  • Apresentação pessoal e da clínica;

  • Habilidade de negociação;

  • Softwares;

  • Relacionamento.



Enfim, marketing na odontologia é muito importante, mas se você deseja atrair mais pacientes precisa entender que nenhuma agência de marketing pode garantir que vai atrair pacientes se não implementar uma metodologia comercial completa na sua clínica.


Se você quer saber mais sobre marketing e vendas para clínicas de odontologia, entre em contato e fale com um de nossos consultores.





Senior Consulting

Gestão, marketing e vendas para odontologia

+55 11 3254-7451

atendimento@seniorconsulting.com.br

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