COMO ATRAIR PACIENTES DE CIRURGIA PLÁSTICA
10 estratégias para captar pacientes de cirurgia plástica
Resumo: Nesse artigo vamos falar sobre:
Marketing médico
Captação de pacientes para médicos
Como atrair pacientes de cirurgia plástica
Marketing digital para médicos
Processo comercial para clínicas médicas
Melhores estratégias de marketing para cirurgiões plásticos
Cirurgiões plásticos, profissionais que trabalham com procedimentos cosméticos, reconstrutivos e outros estão lutando para se firmar em seus respectivos territórios de mercado.
Os pacientes de cirurgia plástica estão pesando suas decisões em relação a diversos fatores, tais como: Acessibilidade, conveniência e benefícios, preço, confiança o que torna as coisas ainda mais competitivas no já disputado mercado de cirurgia plástica.
Boa parte dos pacientes parte da pesquisa no Google e também em redes sociais para aprender sobre diferentes opções de tratamento, avaliar profissionais, custo, riscos, etc..
As clínicas e profissionais de cirurgia plástica que estão aparecendo com mais autoridade em diferentes plataformas online estão chamando a atenção de todos e, inevitavelmente, atraindo mais novos pacientes.
Neste artigo, compartilharemos 10 estratégias de marketing para cirurgia plástica que ajudarão sua clínica ou consultório a se manter à frente da concorrência e aumentar sua participação na captação de novos pacientes.
1. Faça uma segmentação de clientes em potencial de maior valor
Seus pacientes em potencial com perfil ideal são aqueles maduros e com recursos financeiros o suficiente para investir tempo, dinheiro e esforços para fazer uma cirurgia plástica.
A melhor plataforma marketing digital para direcioná-los é o Google. As opções de segmentação no Google vão além dos dados demográficos. É possível ainda classificar e direcionar anúncios para perfis etários e classe social. Logicamente, você terá acesso a esses dados após algum tempo de rodar campanhas na plataforma.
Já nas redes sociais como o Instagram, é possível segmentar seus anúncios para pessoas com deterninado nível de renda anual, status de relacionamento, interesses pessoais, comportamentos de consumo, interesses em beleza e produtos relacionados.
Contar com a ajuda de uma agência de marketing digital para médicos ajudará bastante na hora de rodar suas campanhas de captação de pacientes de cirurgia plástica em canais digitais.
2. Mantenha-se conectado com pacientes anteriores
Seus pacientes anteriores (que estão satisfeitos com seu trabalho) são uma enorme fonte de novas indicações; e a publicidade boca a boca para cirurgiões plásticos ainda é mais eficaz em comparação com qualquer outra opção de propaganda médica.
Entretanto, você precisará alimentá-los consistentemente com algo novo sobre sua clínica, sobre novidades no seu segmento ou serviço, para que eles possam compartilhar com outras pessoas. Ficar conectado com sua base de pacientes por meio de boletins informativos por e-mail, WhatsApp e mídias sociais é uma excelente maneira de mantê-los informados sobre as últimas ofertas e conquistas de sua clínica. Dessa forma, seus pacientes sempre terão algo em mente sobre você para incluir em seus bate-papos e conversas.
3. Melhore o relacionamento com pacientes insatisfeitos com o resultado do seu trabalho
Sempre vão existir pacientes que não ficaram totalmente satisfeitos com os resultados do seu trabalho, principalmente por falta de um bom nivelamento de expectativas sobre os resultados esperados.
Para estes casos ofercer um "pós-venda" ativo é fundamental. Mantenha uma comunicação clara com esses pacientes, receba-os para ouvir pessoalmente suas queixas e tenha muita paciência em explicar sobre os resultados apresentados.
Ofereça uma consulta gratuita por telefonema ou videconferência. Eduque-os sobre o procedimento utilizado e mostre alguns resultados anteriores para ajudá-los a entender a realidade.
Uma opção é informá-los sobre os resultados que devem ser esperados com antecedência, para evitar qualquer possibilidade de expectativas erradas.
Lembre-se, as pessoas muitas vezes precisam desabafar e querem ser ouvidas pelos seus médicos. Faça o possível para que clientes insatisfeitos reclamem PARA você e não DE você.
4. Crie um site de cirurgia plástica claro e informativo
Não importa de onde os pacientes em potencial tenham ouvido falar de você, eles vão pesquisar online e, eventualmente, acessarão seu site insititucional para saber mais sobre você, sua experiência e referências.
É fundamental que seu site seja eficaz o suficiente para persuadir os visitantes a realizarem ações. O seu site site precisa ser visualmente claro e agradável e não confuso e lógico em termos de layout, devendo transmitir sua proposta de valor.
Lembre-se sempre de buscar uma agência de marketing médico que estude claramente o perfil do seu paciente ideal, suas dores, desejos e necessidades.
Os texos, imagens e mensagens contidas no seu site devem falar exatametne o que o seu paciente deseja ouvir.
Pense nas dúvidas comuns do seu dia a dia no consultório, imagine que o seu site é um representante do seu consultório e do seu trabaho como cirurgião que fica aberto ao público 24 x 7.
Não se esqueça de que existe um código de publicidade médica e que você, como filiado ao CRM local, precisa conhecer, respeitar e aplicar.
5. Seja o primeiro cirurgião plástico nos resultados de pesquisa do Google
Um dos principais objetivos de um cirurgião plástico é aparecer na primeira página de buscas quando as pessoas da sua região procuram seus serviços online.
Pesquisas como "melhor cirurgião plástico perto de mim", "cirurgia plástica de narizem [nome da sua cidade]" etc. costuma ser uma demonstração da forte intenção de compra do pesquisador e é por isso que obter tráfego para eles é extremamente valioso para sua clínica de cirurgia plástica capte mais pacientes.
Você pode rankear para essas palavras-chave com estratégias de otimização de pesquisa local (SEO), como listas de diretórios locais do seu site, , adicionando páginas de localização ao seu site, criando conteúdo local, reviews e avaliações on-line , criação de links locais, gerenciamento de comunidades de rede social, etc.
O fato é que 60% dos cliques em pesquisas para termos da sua área vão para o primeiro colocado no resultado do Google.
Não é um trabalho rápido e nem mesmo simples. É preciso uma equipe que possa criar um plano de otimização contínua do seu site para que este se posicione cada vez mais acima nas buscas do Google para determinados termos.
Uma boa agência de marketing digital para médicos poderá lhe explicar como funciona a otimização de sites para buscas orgênicas no Google e quais os resultados e prazos esperar, bem como, os investimentos a serem realizados para captar mais pacientes.
6. Invista em pesquisas pagas para classificação instantânea do seu site
Os métodos de classificação orgânica de pesquisa local, via SEO conforme mencionado acima, são a melhor forma de obter benefícios a longo prazo em termos de captação de pacientes de cirurgia plástica que já estão buscando por um(a) profissional de cirurgia plástica.
Entretanto, como vimos acima, reankear no Google de forma orgânica costuma levar tempo, mas nem sempre você pode esperar que os métodos orgânicos mostrem os resultados.
É aí que o Pay-Per-Click (PPC) do Google entra em cena para te ajudar a atrair mais pacientes de cirurgia plástica.
PPC é uma estratégica de marketing digital para médicos onde você dá um lance no sistema de leilões do Google Ads para colocar seus anúncios em termos de pesquisa locais relevantes e de alta intenção de compra.
A alocação do seu orçamento de mídia paga e a colocação de seu anúncio dependerão da concorrência direta para termos que você está anunciando.
Com o PPC, você obtém controle total sobre a classificação de pesquisa local do seu site, desde que sempre bem amparado por uma agência que conte com profissionais certificados pelo próprio Google.
Parece simples criar alguns anúncios no Google, escolher uma região e pagar um boleto na própria plataforma para começar a fazer anúncios.
Mas, a realidade é bem diferente, já que os algoritimos de classificação de anúncios está sempre mudando e é necessário o conhecimento e participação de uma equipe de marketing multidisciplinar como analistas de mídias, produtores de conteúdo e designers em permanente estado de atenção para corrigir o que está falhando e testar hipoteses.
7. Crie sua autoridade como cirugião-plástico com conteúdo
O seu site é o meio de contato com os seus potenciais pacientes, mas o conteúdo é a roda que o ajuda a conduzi-lo ao seu público-alvo.
A publicação consistente de conteúdo de marca relevante, educativo e envolvente é uma ótima maneira de melhorar as chances de classificação do seu site para palavras-chave nas pesquisas do Google.
O contéudo ajuda a construir sua marca como especialista em cirurgia plástica/estética. Crie uma página de blog dentro do seu site e publique conteúdo útil e relevante, como postagens de blog, resumos de casos, infográficos e vídeos.
Mas não saia produzindo conteúdo sem um planejamento previo. Sempre tente segmentar palavras-chave relevantes em suas postagens de blog. Tente obter mais exposição com oportunidades de divulgação de conteúdo e distribuição de seu conteúdo por meio de várias plataformas de mídia social.
É preciso que com a ajuda de uma consultoria de marketing médico, seja criado um calendário de públicações que responda a dúvidas constantes dos seus pacientes, além de ter um tom de voz de acordo com o perfil do seu público-alvo.
8. Siga os visitantes do seu site com técnicas de remarketing
Geralmente pacientes de cirurgia plástica em potencial não convertem na primeira visita ao seu site.
Quando eles estiverem prontos e confiantes- depois de considerar outras opções - eles já podem ter se esquecido de você.
Com o uso do Remarketing, você pode manter-se em mente durante toda a fase de pesquisa dos potenciais pacientes.
Um cookie ou pixel (um pedaço de código de programação) é armazenado em seu sistema por meio de seu navegador web e quando eles visitam seu site, o que permite exibir anúncios (incluindo os anúncios do Facebook / Instagram) em qualquer site que eles acessem a partir do mesmo navegador por um período definido de tempo.
De fato, remarketing é uma ferramenta de marketing muito efetiva. Mas, de novo, é preciso que essa prática seja bem pensada e não invasiva como muitos profissionais e empresas fazem, cansando e irritando visitantes que se sentem perseguidos por tanta propaganda.
9. Aumente o investimento em vídeos
O vídeo é a forma mais popular de conteúdo persuasivo online. Até 2023, 80% do tráfego da Internet será proveniente de vídeos.
Boa partedo conteúdo do vídeo é consumido por meio de plataformas de rede social e YouTube. Isso exige aumentar o orçamento gasto em vídeos em sua estratégia de marketing de rede social.
Vídeos de depoimentos de pacientes, vídeos explicativos curtos sobre um procedimento e vídeos sinceros da equipe são algumas das formas de maior desempenho em que você precisa investir seu tempo, dinheiro e esforços.
Sabemos que a maioria dos profissionais de medicina não gosta de aparecer na frente da cameras. Outros não tem tempo.
Mas, como um sócio aqui da Senior Consulting costuma dizer: "O analfabeto da nossa era é aquele que não sabe gravar vídeos". E é verdade!
10. Tenha um processo comercial completo
Esse é o ponto mais importante. Se existe uma dica que podemos dar para que você possa captar mais pacientes de cirurgia plástica é entender de que somente ações de marketing não vão consegir preencher toda sua agenda.
É preciso deixar claro que marketing chama a atenção de potenciais pacientes, mas é o seu processo comercial que executa a venda.
O processo comercial é uma sequência de atividades que são realizadas pela equipe da sua clínica ou de terceiros sobre os leads (potenciais clientes) gerados pelas estrategias de marketing.
Uma pessoa que entra em contato com sua clínica precisa passar por várias etapas até chegar a marcar uma consulta.
Um bom processo comercial para cirurgia plástica envolve:
Qualificar o lead - Saber se o lead tem interesse, urgência e capacidade financeira para contratar seu serviço.
Segmentar e nutrir - Separar e classificar os potenciais pacientes que estão mais próximos de contratar o seu serviço daqueles que estão apenas no início da pesquisa. Para os demais fazer um processo de nutrição, que consiste basicamente em aquecer o lead para que ele ande mais rápido no processo de decisão.
Scripts e protocolos - Toda clinica médica que trabalha com pacientes de ciruregia plástica necessita de scripts e protocolos bem definidos, seja no atendimento do paciente de primeira consulta, no envio de material de apoio, e principalmente, na construção de uma "régua de folow-up" que consite na negociação com um paciente que veio a clínica, passou por uma avaliação mas não converteu.
Um bom processo comercial para clinicas de cirurgia plástica é desenvolvido por uma consultoria de marketing médico como a Senior Consulting, que entende do negócio de medicina, como funciona o marketing para atrair pacients, mas que também sabe que sem uma contrapartida de desenvolvimento de estratégias de conversão, o processo ficará incompleto.
Conclusão
Nesse breve artigo reunimos 10 estratégias de marketing para atrair pacientes de cirurgia plástica.
Veja, que elas não são mutuamente excludentes, sendo necessário, ANTES de investir em qualquer uma delas, passar por um bom processo de diagnóstico e a criação de um plano de marketing para sua clínica de cirurgia plástica.
Por último, mas sem dúvida o mais importante, somente marketing digital não resolve o problema de captação de pacientes de cirurgia plástica.
Ter um consultório com um fluxo constante de pacientes de cirurgia plástica envolve o desenvolvimento de um bom plano de ações que leve em consideração o perfil do paciente alvo, suas metas financeiras, um orçamento de marketing e uma boa assessoria de marketing médico que trabalhe de forma profissional o marketing da sua clínica.
Se você busca ajuda de uma consultoria médida para aumentar a captação de pacients de cirurgia plástica, entre em contato e fale com um de nossos consultores!
Senior Consutling
Marketing para captação de pacientes de cirurgia plástica
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