Muitos empresários da área de saúde sonham em montar a sua própria rede de franquias de odontologia, visando expandir para novos mercados e crescer suas empresas.
Mas, será que sua clíncia está preparada para se tornar o modelo de uma nova fanquia odontológica?
Bem, a primeira etapa de um processo de franquear uma nova empresa, é realizar uma boa análise de franqueabilidade.
Nesse artigo você vai ver:
O que é análise de franqueabilidade?
Por que fazer análise de franqueabilidade da sua clínica odontológica?
O que é observado na análise de franqueabilidade?
Dicas para extrair o máximo da sua análise de franqueabilidade
Considerações finais
O que é análise de franqueabilidade de uma clínica odontológica?
Todos sabemos que o empreendedorismo traz associado uma alta carga de imprevisibilidade e riscos.
O sucesso em negócios sempre acontece fora da nossa zona de conforto, na tomada consciente de riscos.
Todo empreendedor da área de saúde em algum momento busca o crescimento. Uma das formas de crescer e expandir suas operações é através do modelo de franquias.
O franchising tem muita força no Brasil com grandes redes consolidadas em todos os segmentos, incluindo a odontologia.
Entretanto, para transformar uma clínca em uma rede de franquias de odontologia é necessário muito estudo, planejamento, investimentos e organização.
Sem dúvidas, franquear uma empresa é um risco e é exatamente para minimizar (nunca eliminar completamente) estes riscos que é realizada uma análise de franqueabilidade.
Antes de pensar em criar uma rede de franquias odontológicas é necessário ter certeza de que o seu modelo de clínica é um negócio formatado e replicável.
A análise de franqueabilidade é exatamente este diagnóstico realizado na sua mpresa para entender se ela dispõe das condições necessárias para se tornar uma rede de franquia.
Na análise de franquabilidade são estudados pilares chaves da empresas, como processos operacionais, de marketing, de prospecção de pacientes e financeiros para determinar o quão maduro e replicável sua clínica pode ser.
Muitos projetos de franquias de odontologia morrem logo na primeira fase da análise de viabilidade, pois fica claro para os avaliadores e gestores do negócio, que apesar de lucrativa, a empresa ainda não tem o grau de maturidade necessário para se tornar uma franqueadora.
O estudo de franqueabilidade vai determinar os principais pontos de melhoria na operação do negócio para que a expansão via modelo de franquias seja viabilizado.
Neste artigo vamos te ajudar a entender melhor o processo de viabilidade de franqueabilidade para que você entenda se sua empresa está preparada ou não para se tornar uma franqueadora de clínicas odontológicas.
Por que fazer análise de franqueabilidade
Muitos profissionais de odontologia acumulam anos de experiência bem sucedida a frente de uma ou mais unidades próprias operando como uma rede de clinicas.
Esta experiência os leva a pensar que detêm o know-how necessário para tornar suas clínicas um modelo de franquia.
Entretanto, apesar de toda experiência e vivência prática no negócio, faz muito sentido investir em uma boa análise de franqueabilidade, pois afinal, as pessoas que vão comprar a ideia da sua franquia, estarão pagando precisamente pelo seu know-how. Mas este conhecimento tem que está claro de uma forma explicíta e padronizada em processos, e não somente na cabeça do dono do negócio.
Quando se pensa em problemas no franchising, talvez o maior deles seja relacionado a comunicação entre franqueadora e franqueado.
Como você deve saber, franquia é sinônimo de padronização. Porém, padrões são implementados por pessoas, muitas destas com formação, background e vivências diferentes dos franqueadores.
Dai surge a importância de um processo de comunicação claro, objetivo e bem documentado do seu modelo de franquia.
Então, o primeiro ponto sobre a analise de franqueabilidade é ter um processo de comunicação bem estruturado entre franqueadora e franqueado.
Outro pilar importante de uma análise de franqueabilidade é entender como o processo de marketing, de prospecção e captação de pacientes acontece na sua clínica ou rede.
Existe um processo testado, validado e possa ser replicado para outras praças ou mercados?
Muitos dentistas tem uma "veia comercial" aguçada e boa parte dos resutltados positivos das suas clínicas vem deles mesmos.
Mas, quando um franqueado busca uma franquia de odontologia, ele pode e geralmente não detem esse tipo de know-how comercial.
Validar se o seu processo de marketing e captação de pacientes pode ser realizado com o mesmo grau de efetividade por pessoas distintas é uma importante missão da análise de franqueabilidade da sua clinica.
O nível de gestão da clínica é outro fator fundamental para uma rede de franquia de odontologia.
Todos sabemos que os dentistas brasileiros estão entre os melhores do mundo quando se fala do aspecto técnico.
Por outro lado, a formação empreendedora dos profissionais da área deixa muito a desejar.
Uma análise de franqueabilidade vai identificar a presença ou não de processos gerenciais e administrativos na sua clínica. Se eles estão documentados, testados, validados, etc.
Um franqueado compra o conhecimento de operar um negócio de sucesso. Sua clínica pode ser um sucesso devido à sua presença, mas e se você não estiver lá? Essa é a pergunta que uma análise de viabilidade vai buscar fazer. Será que todo o conhecimento administrativo acumulado na sua clínica pode ser replicado e expandido para outras praças com pessoas que não sejam tão capacitadas como você?
O que é observado na análise de franqueabilidade?
Como você viu mais acima, não basta ter uma clínica ou várias clínicas operando sobre uma gestão integrada com relativo sucesso para garantir que sua clínica ou rede possa se tornar uma franqueadorA.
É preciso que todo esse know-how possa ser implementando por outras pessoas (franqueados) seguindo processos e manuais bem definidos.
São aspectos que uma análise de franqueabilidade vai observar:
Se sua marca é registrada, clara e única;
Seus processos de marketing, publicidade, captação e fidelização de pacientes;
Organização financeira, plano de contas, formação societária, enquadramento tributário e rotinas financeiros;
Processos de crédito e cobrança;
Processos operacionais da rotina administrativa da clinica;
Aspectos jurídicos como contratos e documentos;
Histórico de faturamento;
Potencial de mercado e concorrência;
Diferencias competitivos;
Números claros de faturamento bruto estimado, lucratividade, rentabilidade, payback, etc.
Diferenciais técnicos e de serviços;
Rede montada de fornecedores e parceiros (laboratórios, dental, mobiliário e equipamentos);
Capital de giro necessário para rodar uma nova unidade;
Investimento demandado para abertura de nova unidade;
Manuais e padrões de treinamento de funcionários;
Critérios para escolha do ponto comercial;
Projeto arquitetônico de novas unidades.
Como você pode observar são vários os aspectos que uma análise de franqueabilidade busca analisar para permitir uma visão clara de quão perto ou distante um empreendedor da saúde está do momento de franquear a sua clínica odontológica.
Dicas para extrair o máximo da sua análise de franqueabilidade
Franquear uma clínica odontológica pode ser muito tentador, já que a expansão de uma rede pode acontecer com maior velocidade capitalizada pelo investimento dos franqueados do que com dinheiro próprio.
Entretanto, não é um passeio no parque criar uma nova franquia de odontologia. Ter uma unidade operando com sucesso é o primeiro passo, mas daí a transformar e replicar essa clínica de sucesso é um grande passo.
Busque uma consultória especializada em franchising. Geralmente essas empresas possuem equipes formadas por consultores, advogados, administradores com experiência em franchising que vão pode encurtar o caminho e minimizar os erros de uma empreitada como essa.
Considerações finais
Criar uma franquia de odontologia envolve vários aspectos e etapas. A primeira delas é analisar o quão madura sua clíncia esta para se tornar uma rede de franquias.
Entretanto, caso seja realmente uma oportunidade que você esteja buscando concretizar, prepare-se mentalmente e financeiramente para a jornada que virá.
Serão muitos documentos, assessorias e consultorias que vão ser necessárias do momento que você idealizou sua franquia odontológica até o road show para venda de unidades a novos franqueados.
Se você pretende seguir em frente e gostaria de conversar mais sobre a análise de franqueabilidade, entre em contato e fale com um de nossos especialistas.
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