Nos últimos 10 anos o chamado marketing odontológico tomou um impulso gigantesco no nosso país.
São centenas de livros sobre marketing na odontologia, milhares de artigos na internet, cursos sobre marketing no Instagram para dentistas e dicas mirabolantes sobre como "bombar sua agenda".
Tudo isso promovido por um mercado milhionário formado por agências de marketing para dentistas, editoras, e mais recentemente, palestras e eventos com shows de cantores famosos no final do evento para comemorar todo o "aprendizado" sobre marketing odontológico.
A verdade nua e crua sobre markeitng odontológico
O fato é que marketing não tem essa função que a classe odontológica (com excessões) acredita ter.
Marketing na odontologia tem a função de identificar necessidades e desejos de um grupo específico de pessoas, modelar, desenvolver, precificar e comunicar soluções para essas necessidades em formato de tratamentos odontológicos de forma a atender as demandas dos pacientes com lucro.
Uauu!! Então, quer dizer que a função do marketing na odontologia não é vender? Se eu investir em marketing da minha clínica não vou bombar a minha agenda?
São perguntas válidas, mas não, o marketing sozinho não consegue vender nada. É preciso ter uma metodologia completa de marketing integrado a um processo de vendas para que de fato, desconhecidos passem a tomar conhecimento do seu trabalho, percebam seus diferenciais, criem interesse pelo seu trabalho, agendem uma consulta e, somente então, tornem-se pacientes.
Para completar toda a jornada acima, ou seja, para que um desconhecido se torne um paciente pagante é preciso ter muito mais do que apenas marketing.
O fato é que existe muita promessa, muitos hacks e muitas "sacadas" sobre marketing na internet, especialmente marketing digital para odontologia, como se isso fosse o bastante para resolver todos os problemas da sua clínica. Não é.
Então, não vale a pena investir em marketing odontológico?
É claro que vale a pena! A conversa aqui não é sobre "se" vale a pena investir em marketing, mas sobre "o que" você pode esperar de marketing na odontologia.
Se você é um ortodontista em uma cidade com mais 300 ortodontistas e não tem nenhum tipo de diferencial competitivo valorizado pelos seus pacientes, seja na dimensão atendimento, qualidade, preço ou tecnologia, desculpe, mas não vai ser o marketing que vai lotar sua agenda.
A verdade nua e crua sobre o marketing odontológico é que ele sozinho não consegue resolver o problema estrutural do mercado de odontologia que é: Uma quantidade enorme de oferta de profissionais, clínicas e tratamentos, todos usando os mesmos canais de comunicação (internet) tentando captar a atenção de pacientes que simplesmentes já não acreditam mais na propaganda dos dentistas.
Para resolver esse problema, atrair mais pacientes, ter uma clínica lucrativa vai muito além de marketing. Envolve entre outras coisas:
Segmentar o mercado
Posicionar e criar uma marca forte.
Estabelecer processos de trabalho.
Precificar os serviços de forma a cobrir custos, despesas e ainda acrescentar uma margem de lucro.
Fazer diferente da concorrência.
Ter uma estratégia de marketing integrada a vendas.
Claro, tudo isso exige tempo, investimento e maturidade empresarial. Esse artigo não é para você dentista que está sentado ai no seu consultório agora trabalhando sozinho.
Para o seu caso, nosso melhor conselho é investir no velho e bom marketing de indicações.
Para todos os outros gestores de clínicas, redes de franquias e empresas do setor de odontologia, marketing odontológico não é a solução dos seus problemas.
Se você quer saber mais sobre marketing na odontologia e como desenvolvemos e implantamos uma metodologia de gestão, marketing e vendas para clínicas odontológicas, entre em contato e fale com um de nossos especialistas!
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