Toda clínica médica necessita de uma quantia de recursos financeiros para manter suas operações funcionando. A esse recurso damos o nome de capital de giro.
Sua clínica mantêm um bom controle do capital de giro? Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre o que é o capital de giro e a sua importância para clínicas médicas.
O que é o capital de giro?
Pode-se entender o conceito de capital de giro, como a quantidade de dinheiro necessário para manter as operações rotineiras de uma empresa.
O valor do capital de giro em uma clínica é igual a diferença entre os recursos financeiros disponíveis em caixa e o somatório das despesas e contas a pagar em um determinado período, geralmente mensal.
É com o capital de giro que sua clínica consegue "financiar" seus tratamentos ara os seus pacientes, pagar seus fornecedores e colaboradores.
Uma boa administração do capital de giro da clínica envolve uma permanente avaliação do momento atual do negócio, analisando aspectos como momentos emq que existem sobras e faltas de caixa.
Caso na sua clínica os pagamentos possam ser realizados em longas parcelas, como por exemplo, em uma clínica de estética corporal, onde é comum os pacientes pagarem por procedimentos em 12 parcelas, faz-se necessário um volume maior de capital de giro, afinal você demorará mais tempo para receber pelo pagamento do seu serviço.
Capital de giro não é a mesma coisa de fluxo de caixa. O fluxo de caixa representa a entrada e saída de dinheiro na sua clínica, já o capital de giro é exatamente a diferença entre a entrada e saída de dinheiro em um período de tempo, ou em outras palavras, o valor disponível para uso rotineiro na clínica.
Dicas para controlar o fluxo de caixa na sua clínica médica
01 - Mantenha os custos sobre controle
Custos sempre precisam ser analisados e desde que não comprometam a qualidade do atendimento e do serviço prestado ao cliente, devem ser cortados ou reduzidos.
02 - Consistência e disciplina
Diminua a exposição a riscos mantendo um bom controle, consistente e disciplinado do capital de giro da sua clínica. Sempre observe o valor necessário de capital de giro para não ser pego de surpresa com gastos inesperados.
03 - Negocie com clientes e fornecedores
Sempre busque prazos menores de financiamento ao cliente e prazos maiores de pagamento aos fornecedores. Evite ao máximo um descansamento entre entradas e saídas previstas, sempre buscando facilidades para que o cliente pague à vista ou em poucas parcelas.
04 - Empréstimo nem sempre é ruim
Apesar de empréstimo ser associado a um evento negativo, nem sempre isso é verdade.
Manter um nivel de endividamento saudável na sua clinica, pode ser interessante para ajudar a aumentar as atividades, o faturamento e lucro.
Mas, atenção! Sempre busque uma assessoria médica especializada antes de tomar um empréstimo seja com um banco ou investidor.
Se você tem dúvidas se está realizando o controle correto do seu capital de giro, conte com a consultoria da Senior Consulting. Entre em contato!
Senior Consulting
+55 11 3254 7451
atendimento@seniorconsulting.com.br