
Dos mais diversos motivos que podem prejudicar o bom desenvolvimento de uma clínica médica ou odontológica, o atendimento aos pacientes é longe o principal fator que gera maiores consequências.
O atendimento primoroso, colocando as necessidades dos pacientes em primeiro lugar deve ser a prioridade de qualquer clínica, pois é o atendimento que vai confirmar ou não tudo aquilo que foi apresentado pelo marketing da sua empresa.
Mas, infelizmente não é exatamente assim que acontece e na maioria das vezes os empresários do segmento de saúde acabam direcionando seu foco para funções empresariais erradas.
Vemos muitas clínicas médicas e odontológicas que buscam o constante aprimoramento dos seus profissionais, investem pesadamente em equipamentos de ponta, alocam espaços comerciais em pontos valorizados e mobiliário nobre, porém, contam com um staff de pessoal de atendimento despreparado e deficitário.
Portanto, antes de investir em ações de marketing na sua clínica e fazer promessas ao mercado, invista na seleção, contratação e treinamento da sua equipe aprimorando o atendimento aos clientes.
Uma pesquisa realizada pela Associação Americana de Marketing em 2018 voltada ao segmento de saúde demonstrou que lá nos Estados Unidos 68% dos pacientes entrevistados relataram terem sido mau atendidos.
Se isso é verdade em um mercado maduro como o americano, imagine a realidade brasileira!
Nós sabemos que o Brasil sofre de um apagão de mão-de-obra qualificada não restando outra alternativa para o empresariado brasileiro do que a formação dos seus funcionários.
Muitos empresários do setor de saúde ainda temem investir na formação dos seus funcionários e esses irem embora da empresa. Mas, na verdade o problema real é não investir e eles continuarem na sua empresa!
Imagine o nível de prestação de serviço que funcionário mal treinados e mal preparados estarão oferecendo para os seus pacientes.
Lembre-se, estamos na era do boca a boca virtual. Há 20 anos atrás, uma pessoa que não tinha uma boa experiência com um médico ou dentista falava dessa má experiência para cerca de 5 pessoas.
Hoje em dia, com as redes sociais essa relação pode facilmente chegar a casa de centenas de pessoas e dependendo do grau de relacionamento e envolvimento do paciente, até mesmo com milhares de pessoas.
Uma boa estratégia de marketing para médicos e dentistas deve considerar que 70% do seu orçamento de marketing deve ser dedicado para ações que visem manter e fidelizar os seus atuais pacientes nutrindo relações de longo prazo com estes.
Os outros 30% restantes devem ser dedicados para a captação de pacientes novos que vão ao longo do tempo passar para o outro lado da relação, aquela de longo prazo.
Se você tem problemas com sua equipe, se tem dificuldades para selecionar, treinar e preparar sua equipe de atendimento, seus profissionais para atender e superar as expectativas dos seus pacientes entre em contato e fale com um de nossos consultores especialistas em gestão e marketing para empresas de saúde.
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