top of page
Sr. Site

A competência essencial para ser um médico ou dentista de sucesso que você não aprende na universida


O que você não aprende na universidade

A grande maioria dos profissionais de saúde, e falamos aqui especialmente dos médicos e dos dentistas, procuram o tempo todo, se aperfeiçoar naquilo que já são bons: na sua formação técnica.

Eles estão o tempo todo buscando novas técnicas, novas metodologias de trabalho, atualizando-se através de congressos do seu segmento, lendo artigos, livros, participando de cursos e isso é EXCELENTE. Mas não o suficiente...

É que o mercado de saúde mudou bastante nos últimos 30 anos, e os paciente (Aka clientes) evoluíram a percepção quanto ao que consideram como um "bom médico" ou "bom dentista".

Coias antes toleradas pelos pacientes (atrasos, faltas, locais de trabalho pouco cuidados, descaso com a imagem, etc.), hoje não mais.

Soma-se a isso, o fato de que o brasileiro médio tem acesso a um mundo de informações muito maior do que há 30 anos atrás. Ele consegue com um clique alcançar a oferta de diversos profissionais do mesmo segmento.

E o que falar da concorrência? Hoje, existem 320.000 dentistas e quase 500.000 médicos atuando no Brasil segundo os conselhos de classe das respectivas categorias profissionais.

O que fazer em um cenário como esse para ter um consultório ou clínica que:

01 - Atraia, converta e retenha pacientes felizes e satisfeitos com o trabalho prestado no local;

02 - Seja lucrativa e rentável permitindo aos seus proprietários ter qualidade de vida e reinvestir parte dos lucros no crescimento e sustentabilidade dos seus negócios.

Bem, a resposta para atingir os objetivos acima passa com certeza pela incorporação por parte do profissional de medicina e de odontologia de novas competências, habilidades e atitudes que são, de certa forma, alienígenas ao seu cotidiano.

Então, profissional de saúde, se você busca um horizonte de maior rentabilidade, de maior lucratividade para o seu consultório ou clínica e o crescimento da satisfação do seus pacientes através da prestação de um serviço de qualidade, precisa aprender qual a competência essencial para ser um dentista ou médico de sucesso que não é ensinada na universidade:

Competência Essencial - Pensar no seu consultório como um negócio

Se você nunca pensou, ou mesmo se te ofende pensar no seu consultório como um "business", está na hora de rever seus conceitos.

Um negócio pode ser um varejo, uma indústria ou um serviço, como no caso de uma clínica ou consultório médico ou odontológico.

O que todos eles tem em comum? A necessidade e a finalidade de gerar lucro. Então, se você não trabalha de graça, você tem um negócio. A dimensão dos seus objetivos não torna o seu consultório um "não negócio", ele apenas define o tamanho do seu negócio, entende?

E o que é um negócio de saúde? O que difere o dentista ou médico que enxerga o seu consultório como um negócio daquele que não tem a visão de negócios?

Bem, a diferença fundamental é que o primeiro trabalha pelo crescimento do consultório e o segundo trabalha no consultório. Na visão do profissional de saúde que enxerga seu consultório como um negócio, tudo o que ele faz é pensado visando a geração de receita e a satisfação dos pacientes, que hoje pode ser realizado totalmente e somente por ele, mas que no futuro pode e deve ser realizado por outros profissionais. Já para o segundo aquilo é quase como um autoemprego.

Existe uma grande diferença entre ter um negócio de saúde e ser o negócio de saúde. O profissional de saúde que é um empresário de saúde tem um negócio, ele não é o negócio. Ele sabe que precisa pensar de forma estratégica e que se ele for a única fonte de receita do seu negócio, quando parar de trabalhar o dinheiro também vai parar de entrar.

Já o profissional de saúde que não entende esse conceito geralmente até tem um bom rendimento profissional e bons ganhos pessoais, conseguindo muitas vezes acumular até um bom patrimônio pessoal as custas de muitas e muitas horas de trabalho duro e dedicação dentro do seu consultório. Mas no dia que ele para de trabalhar, seus rendimentos cessam junto com sua capacidade de trabalho.

O que as universidades não ensinam é que o médico e o dentistas são formados para cair nessa ratoeira de que quem sabe mais ganha mais. Uma meia-verdade. Já que esses ganhos estarão atrelados ao tempo de vida ou a capacidade laboral do detentor do conhecimento.

Tem muito mais valia e por consequência gera muito mais faturamento, aquele que desenvolve um marca em torno do seu nome e com um bom plano de gestão e marketing multiplica os seus braços e rendimentos de forma que, mesmo aposentado, continuará a receber ganhos recorrentes.

Como você caro(a) leitor(a) deve imaginar, um trabalho como este não acontece da noite para o dia, sendo necessário muitas vezes o investimento de anos para a formação de de equipe, o estabelecimento de processos e a implantação de uma metodologia.

Mas, como nossa experiência com assessoria a médicos e dentistas pode confirmar, esse é um trabalho que com certeza absoluta compensa o investimento.

O que você acha de poder tirar férias e continuar recebendo rendimentos do seu consultório / clínica? E que tal abrir novas unidades, mesmo em cidades distantes e ter ganhos recorrentes da aplicação de uma metodologia que é totalmente sua aplicada por terceiros? Vai aposentar mais não quer (não pode) deixar de ter ganhos mensais? Ótimo, é totalmente possível.

Se você se identifica com o perfil de médico empreender ou dentista empreendedor e quer saber mais sobre a nossa metodologia para gestão de profissionalização de clínicas médicas e odontológicas entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores.


Senior Marketing

Gestão de clínicas médicas e odontológicas

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br

bottom of page