Vai longe o tempo em que bastava a competência técnica para que o profissional de odontologia tivesse uma agenda de fiéis pacientes.
Hoje, não é mais possível basear o sucesso de uma clínica odontológica somente sobre a base técnica. Ainda que a técnica seja fundamental, ela precisa ser acompanhada de outros fatores.
É para falar sobre quais são esses fatores, que nós da Senior Marketing compilamos uma lista com 9 dicas para que você tenha uma clínica odontológica de sucesso.
Os pontos de atenção para o sucesso na odontologia:
Técnica apurada
Aprender a negociar
Marketing é fundamental
O cliente certo
Escolha o ponto comercial certo
Faça pesquisa de mercado
Redes sociais
Google esse "danadinho"
Precifique seus serviços corretamente
Animado para saber como ter sucesso na sua clínica odontológica? Vamos lá!!
9 dicas para ter uma clínica odontológica de sucesso
01 - Técnica apurada
Ok, ok, começamos falando que somente a técnica apurada não é o bastante. Mas, vamos combinar, sem uma boa base técnica é impossível seguir com a lista a frente.
Portanto, invista na sua formação. Faça cursos, compre (e leia) livros da sua área de especialização, frequente seminários, grupos de discussão de casos, etc.
Hoje em dia, ter uma técnica apurada é uma obrigação, mas não se furte dessa obrigação. Invista na sua formação e conhecimento constatemente.
02 - Aprenda a negociar
Isso mesmo, todo mundo negocia, eu, você e seus clientes, com certeza. Aprenda a negociar.
Isso não tem nada a ver com "jeito" ou "arte". Negociar é uma habilidade. Estude, faça cursos, assine canais de especialistas em negociação no Youtube.
Já tivemos casos de clientes que eram muito tímidos e avessos ao tema de negociação. Alguns até fizeram aulas de teatro para melhorar sua expressividade. Você acha que não vale a pena? Claro que vale!! Os clientes sempre negociam, você também precisa saber negociar. E bem.
03 - Marketing é fundamental
Entenda os conceitos básicos de marketing. Para que serve, como aplicar, onde investir e quanto investir.
Toda clínica odontológica de sucesso que nós conhecemos nesses 25 anos de atividades de consultoria para dentistas sempre investiu e continua a investir em marketing.
Mas veja, não se trata de apenas fazer propaganda, ou que por si só já é bastante amplo.
Se trata de considerar o marketing odontológico como uma filosofia de gestão empresarial.
Resumindo, funciona assim: Você seu cliente / paciente no centro das atenções e constrói todo o resto (equipe, serviços, preço, ponto, etc.) pensando nele. Acorde pensando no cliente, durma pensando nele e em como você pode satisfazer suas necessidades. Falamos mais disso logo abaixo...
04 - O cliente certo
Nada ajuda mais no sucesso de uma clínica do que acertar o alvo certo. Ou seja, você precisa saber identificar qual o perfil de cliente ideal para sua clínica.
E sabe o que é legal? Existe para cada grupo de pessoas com características semelhantes (público-alvo) um tipo de clínica ideal também.
Comece identificado sua buyer persona, ou seja, aquele paciente que tem interesse pelo seu trabalho, autoridade para te contratar e capacidade financeira para pagar pelos seus serviços.
De novo, nunca foi sobre você e seus títulos. Clínicas que colocam o "ego dos doutores" na recepção mantêm uma agenda vazia!
É sobre os clientes, seus pacientes. Pense neles, durma tentando descobrir como você pode resolver a vida deles melhor que qualquer outro dentista. É "simples" assim.
05 - Escolha o ponto certo
Sabe aquela história de "quem não é visto, não é lembrado"? Pois é, ela é verdadeira!!
É impressionante como dentistas perdem dinheiro escolhendo mal o seu ponto comercial. Faça pesquisas, analise o local onde o seu público-alvo está.
Se você é um dentista sem carteira de clientes consolidada, abandone a ideia de abrir sua clínica no décimo andar de um edifício comercial.
Esteja em locais de grande movimentação de pessoas. Pontos próximos a geradores de fluxo de pessoas como bancos, repartições públicas, correios, etc.
Um mal ponto comercial pode matar o seu negócio de odontologia.
06 - Faça pesquisa de mercado
Não tente empurrar o que você tem para o seu público-alvo. Crie ofertas que sejam do interesse e do gosto dos pacientes.
Isso envolve pensar no que o seu público-alvo procura, precisa e pode pagar. Lentes de contato dental podem ser a última moda e o topo da tecnologia de próteses, mas se o seu mercado consome PPRs, é isso que você deve oferecer a eles.
Não invente. É preciso muito dinheiro e muito tempo para mudar hábitos. Você tem os dois? Se não, faça o básico e faça da melhor maneira possível.
07 - Redes Sociais
Estar nas redes sociais parece uma "modinha" entre os dentistas atualmente. Só tem um problema aí: Todo mundo está parecendo muito igual nesse canal de comunicação.
É que os pioneiros receberam os benefícios do pionerismo. Um post sobre implantes dentários há 10 anos despertava muita atenção. Hoje, não...definitivamente não.
Sabe o que acontece, a maioria dos dentistas acreditam que as redes sociais na odontologai fazem mágica. Basta postar, colocar um dinheiro de impulsionamento (nem todo fazem isso) e voilá!!! Pacientes na recepção....hummm não, definitivamente não!
Redes sociais são um ótimo canal para relacionamento, e eventualmente, gerar vendas. Mas elas não foram feitas para vender. Foram criadas para relacionamento.
É difícil encontrar uma clínica odontológica que esteja disposta a investir 3, 6, 12 meses contínuos em relacionamento, para depois começar a receber os benefícios desse relacionamento.
Se esse é seu caso, nem tente... Enfim, redes sociais contribuem sim para gerar mais pacientes, mas não costuma ser rápido, e nem de longe é barato.
08 - Google esse danadinho...
É, o Google dominou a internet. Se você está bem colocado lá, ótimo! Já se não está...
Então, se você quer ter mais avaliações, mais marcações de consulta, mais faturamento, precisa investir no Google.
O Google é o rei da internet. É o "cara", é como se fosse aquele cliente super indicador, que ainda por cima tem muita moral.
Se o Google coloca o seu site na primeiro posição para o resultado de uma pesquisa "implantes dentários em São Paulo", então todo mundo vai pensar que você é O IMPLANTODONTISTA top das galáxias. Simples (nem tanto) assim!
O Google deveria estar nas suas prioridades se você quer atrair mais pacientes para sua clínica odontológica e ter mais sucesso.
09 - Precifique direito seus serviços
Quanto dinheiro fica literalmente "sobre a mesa" porque os dentistas não sabem como precificar seus serviços.
Veja, preço é a única variável do composto de marketing da sua clínica que gera receita. Seus funcionários geram despesa, seu ponto comercial gera despesa, os seus materiais e laboratório geram despesas, seu marketing gera despesa...entendeu?
Preço é estratégico também. Se você cobra um preço baixo demais vai passar a percepção de falta de qualidade. Se o preço é alto demais, sua imagem será a de um explorador.
Entenda, que o preço deve ser calculado levando em conta os custos que define seu piso mínimo a cobrar, os concorrentes que definem a média do mercado, e os seus diferenciais que conforme avaliados e valorados pelo mercado definem o seu teto máximo de precificação.
Toda clínica que tem lucro sabe suas margens de custos, despesas e quanto cada serviço contribui para o resultado da clínica.
Conclusão
Enfim, se você quer ter uma clínica de sucesso, invista nesses 9 pontos citados acima.
Se precisa de ajuda para alcançar o desempenho que sua clínica merece, entre em contato e fale com um dos nosso consultores especialistas em gestão e marketing para odontologia.
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