top of page
Foto do escritorAdmin

8 canais para fazer propaganda da sua clínica e aumentar a captação de pacientes


8 canais para fazer propaganda da sua clínica e aumentar a captação de pacientes
8 canais para fazer propaganda da sua clínica e aumentar a captação de pacientes

Todo mundo sabe quem sem visibilidade as chances de atrair mais pacientes para uma clínica são reduzidas.


Existem diversas formas de fazer propaganda de uma clínica, seja em canais digitais ou offline.


Toda forma de propaganda de uma clínica que seja realizada de forma ética e no tempo e local adequado contribui para a captação de pacientes.


Se você quer saber como atrair mais pacientes utilizando a propaganda, siga a leitura e aprenda como dar mais visibilidade para sua clínica!


8 canais para fazer propaganda da sua clínica e aumentar a captação de pacientes


Quando se trata de atrair pacientes é preciso pensar que a primeira fase de um jogo de 3 etapas é a visibilidade.


Sua clínica precisa aparecer no tempo e locais certos para as pessoas certas. Somente se tornando conhecido será possível atrair novos pacientes e manter um fluxo constante de agendamento na sua clínica,


Veja aqui 8formas de fazer propaganda na sua clínica!


01 - Google Meu Negócio



Google Meu Negócio - Sua clínca com visibilidade no Google
Google Meu Negócio - Sua clínca com visibilidade no Google

Cadastrar sua clínica no Google Meu Negócio é de graça. Trata-se de uma excelente ferramenta para dar visibilidade à sua clínica.


Você pode cadastrar seu endereço, fotos da clínica, horário de funcionamento, serviços oferecidos e até mesmo vídeos.


O mais legal é que você pode enviar um link para seus pacientes fazerem uma avaliação do seu serviço.


Essas avaliações vão aparecer junto a sua página do Google Meu Negócio aumentando a visibilidade e autoridade da sua clínica perante pessoas que estão procurando por serviços como os que você oferece na sua região.


02 - Google Ads



Google Ads - Sua clínica no Google
Google Ads - Sua clínica no Google

Se você fazer um anúncio da sua clínica para atingir um grupo maior de potenciais pacientes em determinada região geográfica, invista no Google Ads.


O Google Ads é uma excelente ferramenta de visibilidade para uma clínica odontológica ou médica.


Com o Google Ads um dentista ou médico pode divulgar seus serviços em anúncios dentro da plataforma de propaganda do Google investindo de acordo com suas possibilidades e pagar somente pelos cliques que tiver no seu anúncio.


Sabemos que existe muita concorrência no mercado de saúde, o que tem elevado o custo médio dos cliques nessa plataforma, mas ainda assim, anúncios bem feitos no Google Ads vão colocar sua clínica no campo de visão de quem já está procurando por um serviço como o seu.


Uma boa agência de marketing digital que atenda médicos e dentistas vai poder te orientar sobre a melhor forma de atrair pacientes para sua clínica utilizando o Google Ads.


03 - Facebook



Facebook para clínicas médicas e odontológicas - Ainda é uma boa ferramenta de captação
Facebook para clínicas médicas e odontológicas - Ainda é uma boa ferramenta de captação

Muita gente acredita que o Facebook morreu. Mas isso não é verdade. Milhões pessoas tem conta no Facebook e o acessam recorrentemente.


Isso é especialmetne verdadeiro para o público das classes C e D. Se você investir em manter uma presença nessa rede social vai ampliar a visibilidade da sua clínica e aumentar o potencial de atrair novos leads para sua clinica.


Separe uma verba para fazer anúncios pagos e com isso aumentar o alcance das suas postagens.


Campanhas de captação de leads (potencias pacientes) baseada em cadastro são particulamente atraentes para serviços de ticket mais baixo em odontologia e medicina.


04 - Instagram



Instagram - Médicos e dentistas usam a rede social preferida dos brasileiros
Instagram - Médicos e dentistas usam a rede social preferida dos brasileiros

A grande maioria dos brasileiras acessa essa rede pelo menos uma vez por dia. Seja o seu público de qualquer classe social, são grandes as chances de que eles estejam no Instagram.


Ter uma presença nessa rede montando um bom calendário de publicação de conteúdo útil e relevante para o seu público-alvo é uma estratégia indispensável de marketing digital para médicos e dentistas.


Mas cuidado para não ir para o caminho de utilizar essa rede como um panfleto digital. Pelo contrário, se você é um médico ou dentista deve enxergar o Instagram como um canal que te possibilita mostrar "a cara", criar relacionamento com os visitantes e aumentar sua autoridade.


De novo, busque ajuda de uma agência de marketing digital profissional que possa te ajudar a criar um bom conteúdo que atraia e desperte o interesse de potenciais pacientes.


05 - Linkedin



Linkedin - Público qualificado e pouco explorado pelos médicos de dentiistas como canal de captação de pacientes
Linkedin - Público qualificado e pouco explorado pelos médicos de dentiistas como canal de captação de pacientes

Seu público é formado por executivos e profissionais. Quer atrair mais pacientes qualificados?


Bem, se a sua resposta foi sim, você precisa pensar em estabelecer uma presença da sua clínica no Linkedin.


Diferente do Instagram e Facebook, o Linkedin tem o foco em relacionamento entre profissionais.


Geralmente o público do Linkedin é formado por pessoas com nível superior e que estão no mercado de trabalho.


Nessa rede a oportunidade é criar uma página da sua clínica dentro da rede e partir dai utilizar uma estratégia de marketing de conteúdo direconada a criar autoridade e visiblidade da sua clínica perante este público altamente qualificado.


É importante frisar que você tem dentro do Linkedin diversas formas de filtrar o perfil das pessoas, conseguindo detalhar bastante o perfil da sua persona, ou seja, o perfil do seu cliente ideal e fazer uma comunicação muito direcionada ao seu público.


06 - Bancas de Jornais


Propaganda em bancas de jornais - Aparecendo onde seu público frequenta
Propaganda em bancas de jornais - Aparecendo onde seu público frequenta


Como assim bancas de jornais? Com o avanço da tecnologia, as bancas de jornais se tornam verdadeiros outdoors digitais.


Dada a capilaridade e onipresença das bancas de jornais espalhados por todo o páis, bancas de jornais tem sido um local excelente para divulgar negócios locais.


Assim, se sua clínica fica em um determinado bairro ou região, vale muito a pena divulgar sua clinica em bancas de jornais que tem o painel digital integrado.


O público-local que passa por perto vai ser impacto por sua mensagem e isso vai criar recall de marca, ou seja, vai fazer a imagem da sua clínica se solidificar na memória do seu público.


07 - Adote uma praça



Responsabilidade social - Marketing que não parece marketing
Responsabilidade social - Marketing que não parece marketing

Uma estratégia de marketing para atrair pacientes que você pode aplicar na sua clínica é a de "adotar" um espaço público.


A maiora das prefeituras e subprefeituras de cidades tem programas do tipo "adote uma praça" ou "adote um canteiro".


Basicamente uma empresa assume a manutenção períodica de uma área pública em troca da exploração comercial do local.


Nas nossas consultorias pelo interior do Brasil já aplicamos essa técnica dezenas de vezes e tem surtido um efeito magnifico para as clínicas dos nossos clientes.


Empresas que adotam e cuidam de áreas públicas tem uma reputação muito boa perante a sociedade.


Vá até a prefeitura da sua cidade e verifique com o setor responsável por obras e infraestrutura sobre programas dessa ordem. Vale muito a pena!


08 - Portais de Notícias


Portais de notícias - Visibilidade máxima para clínicas médicas e odontológicas
Portais de notícias - Visibilidade máxima para clínicas médicas e odontológicas

Você sabia que praticamente todos os grandes portais de notícias como o UOL, Folha de São Paulo, Zero Hora, Estado de Minas, Globo e outros tem diversos formatos de publicidade?


Sim, alguns desses canais ainda conseguem segmentar os anúncios por cadernos e colunas, como coluna de saúde ou o caderno de esportes, além de separar por cidades, o que aumentar muito a capacidade de segmetnação do público-alvo.


Fazer um belo anúncio nos grandes portais que recebem milhares e até milhões de acessos diários é uma ótima forma de aumentar a visibilidade da sua clínica e gerar mais oportunidades de captar pacientes.


Entre em contato com o canal e solicite o mídia kit. Trata-se de um documento com a apresentação do perfil do público que acessa aquele canal.


Com essas informações em mãos você pode escolher o melhor portal de acordo com o perfil do seu público e fazer uma divulgação paga neles.


Telas de Elevador


Sua clínica fica em um edíficio comercial? Procure verificar se no seu prédio e nos prédios vizinhos exitem telas nos elevadores.


Esses monitores geralmente são gerenciados por grandes agências de mídia outdoor como a Eletromídia e OOH.


Entre em contato com eles, peça a relação de monitores disponíveis na sua cidade ou região e faça uma campanha altamente direcionada ao público que frequenta a sua região.


As pessoas que estão dentro de um elevador tem grande atenção a esse tipo de mídia já que estão por alguns segundos "presas" dentro do elevador.


Busque ajuda de uma boa empresa de marketing médico e odontológico para criar uma campanha de mídia em monitores de elevadores de impacto rápido e que faça o potencial paciente entrar em contato com sua clínica.


Conclusão


Quando se trata de atrair mais pacientes, visibilidade é o nome do jogo. "Quem não é visto não é lembrado", certo?


Nesse artigo te orientamos sobre 8 formas de divulgar sua clínica e atrair mais pacientes.


Se você deseja mais informações sobre marketing para médicos e marketing para dentistas, entre em contato e fale com um de nossos especialistas!





Senior Consulting

Marketing médico e odontológico

+55 11 3254-7451




bottom of page