O primeiro ponto que você precisa pensar é que marketing digital na odontologia é um investimento.
O marketing digital tornou-se um grande aliado de dentistas, clínicas odontológicas e consultórios na divulgação dos seus serviços. Dependendo do posicionamento adotado pelo profissional de odontologia nas redes sociais ele pode por um lado, aumentar muito a captação de pacientes, ou por outro, dar fim ao seu negócio.
O chamado marketing tradicional realizado com panfletos, divulgação em jornais de bairro e indicações já não são suficientes em um mercado tão competitivo como o da odontologia.
Exatamente para te ajudar nesse cenário complexo é que preparamos 6 dicas de marketing digital para dentistas.
1 - Descubra onde está o seu público
100 milhões de pessoas estão conectadas e acessam diariamente o Facebook. No mundo esse número chega próximo de 1 bilhão de pessoas.
Diante de tanta informação, de tantas oportunidades, um dentista precisa saber como se posicionar na rede para atrair pacientes.
E claro, é necessário que o profissional de odontologia entende os limites do marketing digital para dentistas.
Em primeiro lugar é preciso que você leia e entenda as restrições impostas pelo código de ética na odontologia, que define, entre outras coisas, as regras para propaganda na odontologia.
Serviços de odontologia não podem ser vendidos por telemarketing entre outras situações que possam configurar o que o código denomina como "aliciamento de pacientes".
Por isso é fundamental estar atento as possibilidades e oportunidades que o marketing digital para dentistas oferece, ainda dentro das regras do seu conselho.
02 - Entenda as possibilidades
O marketing digital para dentistas é composto de ferramentas, estratégias e processos.
Especificamente falando sobre ferramentas, elas são inúmeras. Para o profissional de odontologia praticar um marketing odontológico que realmente vá atrair mais pacientes para o consultório é preciso conhecer as principais ferramentas do mercado e suas possibilidades dentro da propaganda para odontologia:
Ferrramentas como o Instagram, Facebook, Google e Linkedin são as principais para o marketing na odontologia, mas não são as únicas. O mundo do marketing digital é amplo e anda em ritmo acelerado. Periodicamente novas ferramentas entram em campo.
Avalie com cuidado os recursos de cada uma dela e veja qual ou quais fazem mais sentido investir na propaganda da sua clínica odontológica.
03 - Investimentos precisos
A grande vantagem de fazer propaganda odontológica na internet é sua altíssima capacidade de medição.
É possível saber com alto grau de precisão quantas pessoas viram um anúncio da sua clínica na internet, em qual canal, se foi no Google, Facebook ou Instagram, por exemplo.
Além disso, estratégias de marketing digital para dentistas bem feitas podem registrar inclusive as conversões, ou seja, o momento em que um desconhecido se torna um lead, ou seja, alguém que foi impactado pela sua propaganda e agendou uma consulta, ou ainda, solicitou mais informações por WhatsApp e/ou telefone.
04 - Acompanhe a jornada do cliente
Até que uma pessoa que nunca ouviu falar da sua clínica se torne efetivamente um paciente passará por algumas fases ou etapas.
É fato que pessoas diferentes executam jornadas de consumo, ou sejam, passam por etapas diferentes.
Para sabe qual o melhor paciente a captação e para traçar uma estratégia de marketing digital para dentistas bem feita, comece sempre, definindo a sua persona.
A persona é a definição das características demográficas e psicográficas de um paciente ideal.
Para criar a persona da sua clínica, você pode se basear em bons clientes que já teve, ou no perfil de uma paciente que seria o ideal.
Na definição da persona leve em conta idade, sexo, renda, mas foque principalmente nos aspectos comportamentais. O que essa persona típica valoriza? Ela é focada em preço baixo? É alguém que tem uma vida social ativa?
Quanto melhor a definição da persona mais efetivas serão as suas estratégias de marketing digital para dentistas.
Um fato importante a frisar é que entender a jornada do consumidor vai te permitir entender que nem todo mundo que será impactado por sua propaganda na internet vai estar pronto para marcar uma consulta.
Assim, uma pessoa que está apenas na fase de descoberta do problema poderá ser impactado pelas suas propagandas e entrar em contato apenas para tirar alguma dúvida, nesse primeiro momento.
Portanto, uma boa estratégia de marketing digital para dentistas leva em conta toda a jornada do seu potencial paciente e colabora através de ações concretas para que ele avance mais rapidamente para o momento de consumo (consulta).
5 - Mantenha seus ativos digitais bem cuidados
Seus ativos digitais são sua marca online, seu site, suas contas em redes sociais, etc.
O Google valoriza muito conteúdo e, portanto, manter seu site atualizado com artigos, vídeos, dicas rápidas é fundamental.
Sites responsivos, ou seja, que se adaptam ao formato dos dispositivos de leitura são fundamentais. Outro ponto importante tem a ver com o tempo de carregamento do seu site. Ele precisa ser rápido. Lembre-se, em tempos de internet as pessoas tem pouca paciência.
Sites e redes sociais atualizados e com bom conteúdo levam a um aumento na captação de pacientes. Em primeiro lugar eles são atraídos pelo seu conteúdo e passam a ver sua clínica ou o profissional como uma referência no segmento.
6 - Fique de olho na concorrência
Em se tratando de marketing digital para dentistas, é preciso focar nas estrategias de marketing odontológico adotadas pela concorrência. Por exemplo, recentemente, temos visto uma crescente adesão dos profissionais da área na publicação de vídeos divertidos e descontraídos no Reels, que faz parte do Instagram.
Mapear, acompanhar e aprender com os concorrentes encurta caminhos e facilita sua vida. Mas cuidado! Não é para imitar os concorrentes. Tudo que é comum, repetido e sem originalidade torna-se genérico e pouco valorizado pela concorrência.
Conclusão
Lembre-se da máxima: "Quem não é visto não é lembrado". Na internet o profissional de odontologia que não aparece não existe. Ponto final.
Cuide da sua imagem pessoal, da imagem da sua clínica. O marketing digital para dentistas não é um gasto. Ele é um investimento. Se bem feito vai atrair mais pacientes para o consultório, captar pacientes particulares e qualificados.
Se precisar de ajuda para atrair mais pacientes, fazer propaganda da sua clínica na internet e criar estratégias de marketing para dentistas que convertem em pacientes pagantes, fale conosco.
A Senior não é apenas uma agência de marketing digital para dentistas. Vamos muito além do marketing e te ajudamos a organizar sua clínica, organizar processos e captar pacientes. Entre em contato e saiba como mais de 500 clínicas odontológicas já superaram suas metas com a nossa ajuda!
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