Se você tem um consultório ou clínica odontológica já sabe que dificilmente, hoje em dia, vai conseguir lotar sua agenda, sem investir em comunicação e propaganda.
É exatamente sobre isso que nós queremos falar hoje nesse artigo: como fazer propaganda para dentistas que vai atrair, captar e converter novos pacientes todos os dias.
Os tipos de propaganda para dentistas
Em primeiro lugar uma observação: a odontologia não é uma mercadoria e portanto, sua promoção deve seguir regras de ética definidas pelo CRO.
Claro, trabalhando há mais de 25 anos com propaganda para dentistas, nós já vimos de tudo um pouco quando o assunto é propaganda para dentistas. Desde carros de pipocas na porta da clínica, distribuição de brindes em paradas de ônibus, até (pasmem) chuva de panfletos despejada de um avião!!
Mas, temos certeza que se você veio parar aqui no blog da Senior Marketing, é porque tem uma visão séria da odontologia e não busca formas aventureiras e nem milagrosas de propaganda para odontologia.
O que você busca são formas lícitas, válidas e eficientes para fazer propaganda da sua clínica odontológica, do seu consultório e com isso atrair mais pacientes, certo?
5 tipos de propaganda para dentistas
Nesse artigo vamos abordar 5 tipos de propaganda para dentistas que pode adaptar e investir na sua clínica para atrair mais pacientes.
Para fins didáticos, vamos dividir os tipos de propaganda para dentistas em dois grandes grupos:
Grupo 01 - Propaganda para dentistas para atrair novos pacientes
Fazem parte desse grupo de atividades promocionais todos as propagandas que tem por objetivo alcançar pessoas que ainda não são seus pacientes e que não conhecem o trabalho da sua clínica.
São exemplos de propaganda para dentistas para atrair novos pacientes:
Anúncios no Instagram e Facebook
Duas redes sociais que contam com grande adesão da população brasileira. Devem ser usadas como canais para atração de novos pacientes.
Especialmente se sua clínica trabalha com procedimentos estéticos onde é possível demonstrar através de evidências os resultados do seu trabalho.
São uma excelente ferramenta de propaganda para dentistas que trabalham com harmonização facial, reabilitação oral, aparelhos estéticos, etc.
Atente-se para o fato de que não estamos falando de gerenciamento de redes sociais, ou seja, aqueles posts com artes "bonitinhas" que falam mais do mesmo.
Estamos falando de campanhas de captação de pacientes. É preciso estudar o perfil do seu paciente ideal, criar artes que serão impulsionadas e direcionadas no gerenciador de anúncios do Facebook para pessoas com o perfil bem segmentado.
Links patrocinados no Google
Talvez a melhor ferramenta de propaganda para dentistas na internet. Isso porque, as pessoas que estão no Google buscando por um dentista já estão mais adiantadas no ciclo de compras de serviços e produtos.
É que enquanto as pessoas nas redes sociais buscam interatividade, no Google, buscam informações, serviços e compras.
De novo, pesquisar as melhores palavras-chaves e criar anúncios que comuniquem seus diferenciais é fundamental que o Google Ads produza resultados reais quando usado como uma ferramenta de propaganda para dentistas.
Lives
Lives no Instagram ou no Youtube são ainda uma ferramenta muito subestimada e subentendida por dentistas.
Não se trata apenas de ligar a câmera e começar a despejar conteúdo gratuito para os seus potenciais clientes.
Se trata de uma ferramenta poderosa para atrair mais pacientes para sua clínica odontológica.
Uma boa live começa com um objetivo claro. O que você deseja que as pessoas façam ao final da live? Preencher um cadastro? Baixar um arquivo? Agendar uma consulta?
O fato é que lives convertem. Temos inúmeros casos de clientes de odontologia cuja principal ferramenta de propaganda odontológica hoje em dia são as lives.
Grupo 02 - Propaganda para dentistas para vender mais serviços para os mesmos clientes
Se você já tem um boa base de dados de clientes, deveria usar as duas estratégias de propaganda para dentistas abaixo:
01 - Newsletter Mensal
Eu sei, você acredita que o e-mail está morto. Está para quem não sabe fazer segmentação e posicionamento.
Uma boa newsletter que pode ser enviada também, advinhe, pelo WhatsApp, faz o papel de promover sua clínica e mante-la ativa na memória de quem já foi seu cliente um dia.
Quase todo mundo sabe ou conhece a estatística de que vender para um novo cliente é até 7 vezes mais caro e mais difícil do que vender para quem já esta convertido.
O que a maioria não ou não tem interesse é em investir, de forma séria, metodológica na criação de uma newsletter direcionada a quem já é paciente.
Na nossa consultoria para dentistas vemos isso repetidamente. Clínicas que tem uma base de dados enorme, mas que não tem nenhuma estratégia para vender novamente para esses mesmos clientes. Pecado mortal.
02 - Eventos presenciais e cross-marketing
Junte um advogado, uma psicologa, um médico e um dentista que atendem pessoas com o mesmo perfil sócio-econômico. Coloque em um mesmo evento e o que vai acontecer?
Te digo o que vai acontecer: 192 consultas agendadas em 17 dias seguidos após o evento. Todos vindos do mesmo lugar.
Mágica? Não. É que as pessoas se interessam em um mundo online de informações desconectadas, cada vez mais por alguém que coloque ordem no caos. O evento em questão, ocorreu há cerca de um ano atrás em Belo Horizonte, MG e foi organizado com a seguinte temática: "Terceira idade - Como viver seu melhor momento".
Esse evento contou com a presença de quase 600 pessoas altamente qualificadas vindos das agendas compartilhadas do médico, da psicóloga, do advogado e da clinica odontológica. Um evento de co-marketing.
O que eles tinham em comum? Um público idoso de alta renda com muita sede por informações, bastante tempo disponível e dinheiro para gastar. O resultado: sucesso...
Conclusão
Para fazer propaganda para dentistas é preciso sair da caixinha que muitas agências de marketing para dentistas tentam criar na web e saber o que, onde, porque seu paciente ideal consome.
Se você quer uma estratégia personalizada de propaganda para sua clínica odontológica, entre em contato.
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