Por que os pacientes param de responder no WhatsApp?
O uso de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, são um meio de comunicação bastante comum e amplamente adotadono setor de saúde. Muitos dentistas e médicos têm se valido dos recursos disponíveis na ferramenta para se comunicar com seus atuais e potencia pacientes, seja para esclarecer algum tipo de dúvida, comunicar resultados de exames ou fazer agendamento de consultas.
Entretanto, observa-se muitos dos pacientes, sem um motivo aparente, param de responder às mensagens via WhatsApp, o que gera grande frustração nas equipe de atendimento das clínicas e consultórios médicos e odontológicos.
São vários o motivos que levam os pacientes a parar de responder as mensagens enviadas por uma clínica / consultório. É necessário entender quais são os motivos que estão bloqueando a comunicação para encontrar formas mais criativas e eficientes de contato com seus prospectos e pacientes recorrentes.
5 exemplos originais de scripts de WhatsApp persuasivos para conseguir a resposta do paciente:
Adapte os scripts abaixo para a sua realidade e para o momento do relacionamento com o paciente (agendamento, informações, confirmação, retorno, etc.)
Abordagem personalizada: "Olá, [nome do paciente], como você está? Eu gostaria de saber se você teve a oportunidade de ler o resultado dos seus exames que enviamos por mensagem. Caso tenha alguma dúvida, estou à disposição para ajudar."
Oferta de ajuda: "Bom dia, [nome do paciente]! Percebi que você ainda não respondeu à mensagem que enviamos com as orientações para o seu tratamento. Gostaria de saber se precisa de alguma ajuda ou esclarecimento adicional para começar."
Utilização de dados: "Olá, [nome do paciente]. Gostaria de lembrar que o seu tratamento é muito importante e que a sua colaboração é fundamental para o sucesso dele. De acordo com os nossos registros, notamos que você ainda não visualizou as últimas mensagens que enviamos. Será que posso ajudá-lo com algo?"
Urgência: "Oi, [nome do paciente]. Preciso falar com você o mais rápido possível sobre o seu tratamento. Por favor, assim que puder, responda a esta mensagem para que possamos conversar."
Gratidão: "Boa tarde, [nome do paciente]. Queria agradecer pelo seu comprometimento com o tratamento até agora. No entanto, percebemos que você ainda não visualizou as mensagens que enviamos. Gostaria de saber se podemos ajudá-lo de alguma forma para continuar no caminho certo."
Quantas vezes devo tentar contato pelo WhatsApp com o paciente antes de desistir?
Não há uma resposta única para essa pergunta, pois o número de tentativas de contato pode variar de acordo com cada situação e com cada paciente.
Algumas pessoas podem estar mais ocupadas e ter menos tempo para responder rapidamente, enquanto outras podem estar menos engajadas com o tratamento e, portanto, demorar mais para responder.
É importante lembrar que, antes de desistir de entrar em contato, é recomendável avaliar se você utilizou todos os meios possíveis para se comunicar com o paciente e se a mensagem enviada foi clara e objetiva.
Uma boa prática é definir uma política de comunicação, estabelecendo um número máximo de tentativas de contato e o intervalo de tempo entre elas. Por exemplo, três tentativas de contato em um período de duas semanas.
Se, mesmo após as tentativas de contato, o paciente não responder, é importante avaliar outras formas de comunicação, como e-mail, telefone ou até mesmo um contato presencial em uma consulta ou visita domiciliar.
Conclusão
A taxa de respostas dos pacientes melhora quando você nutre um relacionamento. Portanto, antes de ser interesseiro, seja interessado pelo seu paciente.
Os scipts de tentativa de contato com o paciente são uma ferramenta a mais para tentar reativar contato com pacientes que simplesmente "desaparecem". Use-os com sabedoria!
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