Indicadores são fundamentais para todo tipo de empresa. Na odontologia, os indicadores são muito importantes também, pois permitem que um gestor controle a saúde financeira e operacional da sua clínica.
Neste artigo você vai ver:
O que são indicadores de performance?
Por que gerenciar indicadores na sua clínica
5 indicadores de performance para clínicas odontológicas
O que são indicadores de performance?
Um indicador de performance é uma unidade medida que demonstra o quão eficientemente uma clínica está operando para conquistar seus objetivos estratégicos. É uma medida percentual ou númerica que demonstra o nível de sucesso uma clínicaem relação a alguma meta específica previamente definida.
Por que gerenciar indicadores na sua clínica odontológica?
A principal função dos indicadores de performance é medir uma situação específica que o gestor da clínica deseja analisar. O indicador medirá os itens que forem relevantes para a clínica acompanhar, avaliar, evoluir e melhorar. São vários os indicadores que podem (devem) ser acompanhados, tais como: produtividade, qualidade, rentabilidade, despesas, encargos.
5 principais indicadores de performance para clínicas odontológicas
01 - Lucratividade
No final do dia, se sua clínica não for lucrativa o negócio não vai durar muito tempo.
A fórmula para calcular a lucratividade da sua clínica odontológica é:
Lucratividade = (lucro líquido / faturamento total) em um período
A lucratividade é sempre calculada em um horizonte de tempo que pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual.
Para que fique claro, vamos a um exemplo prático. Você, como gestor da sua clínica deseja saber qual a lucratividade da empresa no ano anterior. Para isso, faça os cálculos (números hipotéticos no exemplo):
Lucratividade = ( R$ 200.000,00 / R$ 1.000.000,00)
Lucratividade = 0,2
Como a lucratividade é dada em percentual, basta multiplicarmos o valor encontrado por 100.
Lucratividade = 0,2 * 100
Lucratividade = 20%
Ou seja, no caso acima a lucratividade da sua clínica ficou em 20% ao ano. Um dos usos mais comuns dos indicadores é para comparação com a lucratividade média do seu setor, ou mesmo, para comparação com a lucratividade de ativos de aplicação financeira.
02 - Ticket Médio
Somatório de vendas em um período divido pelo número de clientes. Ótimo indicador para comparar o resultado entre unidades de uma mesma rede de clínicas ou franquias.
03 -Taxa de conversão de novos tratamentos
Um percentual que indica a quantidade média de conversões de novos pacientes em relação ao número de pacientes novos atendidos em um período. Por exemplo, qual a taxa de conversão de novos tratamentos em um período de 30 dias onde foram atendidos 50 novos potenciais pacientes e a conversão foram de 10 novos pacientes?
Fazendo a conta básica abaixo, chegamos ao resultado:
Taxa de conversão = (Total de conversões / total de atendimento) * 100
Taxa de conversão = (10 / 50) * 100
Taxa de conversão = 20%
Uma taxa baixa, se olhada separadamente. Claro, outros indicadores precisam ser analisados em conjunto para uma perspectiva mais realistas da taxa de conversão.
04 - Assertividade
Indice de acerto de um trabalho. Ou seja, qual o percentual de tratamentos concluidos conforme o tempo e custo planejados. Exige uma boa gestão de custos dos tratamentos por parte dos gestores da clínica, porém é fundamental para determinar se o trabalho está sendo bem feito, no tempo e custos esperados.
05 - Taxa de desistência
Ou seja a quantidade de pacientes que iniciam um tratamento e não concluem o mesmo.
Esse é um indicador que demonstra o nível de aderência e satisfação dos seus pacientes com o serviço oferecido pela sua clínica.
Muitas vezes, muitos pacientes são atraidos por condições promocionais especiais e não tem, de verdade, o perfil da proposta de trabalho da sua clínica, iniciando e abandonando o tratamento logo depois.
Esse indicador pode direcionar melhor o trabalho de marketing para atrair novos pacientes e também a gestão interna da equipe de atendimento.
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