Gerenciar um consultório odontológico ou clínica odontológica pode ser um desafio. Essas dicas de especialistas da Senior Consulting ajudarão você a aumentar sua receita de forma saudável. Leia mais aqui.
Administrar uma clínica odontológica de sucesso envolve muito mais do que ter um bom serviço, como pode parecer à primeira vista. Do ponto de vista de uma pessoa externa, alguém pode acreditar que basta fazer a supervisão da equipe odontológica para garantir que eles estejam fazendo um bom trabalho e acompanhar os pacientes para garantir que eles estejam satisfeitos com o tratamento que recebem na clínica.
Mas mesmo que você seja gerente de uma clinica odontológica há apenas um dia, com certeza já entende que isso não é suficiente.
Se você entende que existem aspectos a melhor na gestao da sua clinica odontológica, ou ainda deseja fazer o melhor trabalho possível, aqui estão 5 dicas de gerenciamento de clínicas odontológicas para ajudá-lo a executar um negócio de saúde bem-sucedido.
1. Treinamento e cursos de gerente de consultório e clínicas odontológicas
Uma das formas mais fáceis de ser tornar um gerente melhor e mais competente é frequentando regularmente cursos de gestão, empreendedorismo e marketing.
Não interessa se você é novo na função de gestor de clinicas ou se já faz isso há anos, sempre existe uma nova técnica que você ainda não domina, uma forma diferenciada de gerenciar o negócio, de otimizar a utilização dos recursos ou mesmo uma nova forma de administrar o pessoal.
2. Invista na formação continua da da equipe
É natural em consultórios e clínicas odontológicas que os colaboradores fiquem frustrados porque pouca qualificação e mentoria é oferecido pela gestão da empresa.
É fundamental investir em formação contínua dos seus funcionários. Muitos gestores acreditam que investir em formação da equipe é perder dinheiro, pois depois de formados essas pessoas vão trabalhar na concorrência.
Aqui na Senior temos outra filosofia. O pior que pode acontecer é você não formar sua equipe e eles continuarem trabalhando para sua empresa.
Equipe mal preparada penaliza o negócio de diversas formas. Seja porque não tem falhas na sua formação técnica, mas principalmente, porque não estão prontas para entregar um serviço de atendimento ao cliente digno de nota.
De qualquer forma, é preferível usufruir da competência de bons funcionarios por algum tempo, o que se traduz em pacientes mais felizes e lucro para sua clínica, do que não investir na equipe e essas mesmas pessoas ficarem travando o crescimento do seu negócio.
3. Delegar e compartilhar responsabilidades com a equipe
Como gerente da clínica, é muito fácil se sentir sobrecarregado e não perceber a passagem do tempo, muitas vezes microgerenciando problemas que poderiam e deveriam ser delegados.
Faça um balanço de tudo o que precisa fazer e delegue todas as tarefas que puder a outros membros da equipe. Mesmo que você entregue temporariamente uma tarefa como uma única vez para poder se concentrar em outra coisa, cada pequena delegação ajuda.
Mas não confunda delegar com "delargar", ou seja, crie expectativas claras sobre o que precisa ser feito, qual o resultado esperado e estabeleça check points ao longo do caminho,
Só não caia na tentação de verificar cada passo que o seu colaborador dá, muito mesmo dizer a ele como as coisas devem feitas.
Estabelça os parâmetros de qualidade, tempo de execução e resultados, monitore de tempos em tempos e vá executar outras tarefas que demandam mais do seu tempo e que gerem maiores resultados para sua clinica.
4. Garanta que a sua equipe saiba como “vender” os seus tratamentos
Todos na sua equipe tem que ter em mente que vendas é o processo primordial da sua clincia odontológica.
Ok, executar os tratamentos com alto nível de eficiência e qualidade é fundamental, mas eles só serão executados se alguém convencer um paciente a contratar sua clinica. Isso se chama vender.
Todo mundo na sua clinica precisa entender o básico dos serviços que são oferecidos.
Os pacientes não aceitam o tratamento que não entendem ou não acham que precisam, não importa o quanto os dentistas enfatizem a importância dele.
Para prestar aos sues pacientes um atendimento de alta qualidade, a sua equipe odontológica precisa ter o foco no valor do tratamento recomendado no que diz respeito à qualidade de vida do paciente e o atendimento dos seus desejos e sonhos.
Pacientes que entendem como o tratamento odontológico proposta melhorará sua vida, tem muito mais chances de aderirem ao seu plano de tratamento.
5. Faça reuniões regulares com sua equipe
Se bem executadas, as reuniões períodicas são uma ferramenta fundamental, eficiente e eficaz do tempo que pode ajudar a sua clinica a crescer.
Na nossa consultoria para clincias odontológicas ficamos impressionados quanto esse tema é relegado ao segunda plano
Reunir todos os membros do seu time para discutir o funcionamento de uma clínica odontológica cria um sentimento de cumplicidade e responsabilidade nos incluídos e oferece a oportunidade para todos de discutirem abertamente assuntos importantes que, de outra forma, poderiam ser deixados intocados.
Resumo
Existem dezenas de tópicos que devem ser cobertos no dia a dia da gestão estratégica de uma clinica para que ela atinja todo seu potencial.
Nesse artigo listamos 5 praticas de gestão de clinicas odontológicas para aumentarem o seu desempenho e melhorarem seus resultados.
Se você acredita que sua clinica precisa passar por uma organização administrativa e financeira, entre em contato e fale com um de nossos especialistas em gestão de clinicas de odontológicas.
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