"Todo mundo está nas redes sociais". Você já deve ter ouvido essa expressão, certo? Apesar do exagero, é verdade que milhões de pessoas acessam diariamente as redes sociais.
Esse movimento criou a percepção na classe médica da necessidade de participar desta conversa, tendo voz ativa nas redes sociais.
Mas, o que a príncípio parece uma boa idea, pode gerar mais danos e prejuízos para a reputação do profissional do que benefícios.
É fato que algumas pessoas sabem se comunicar melhor que as outras. Na era da internet, saber comunicar bem suas ideias e conceitos é fundamental.
Contratar uma agência de marketing médico para "cuidar" das redes sociais do consultório tem efeito limitado.
É que um agência de marketing médico pode fazer alguns tipos de postagens e cuidar da linha editorial do conteúdo a ser publicado, mas no fim do dia, o grande diferencial do seu consultório é...você!
5 orientações para médicos comunicarem melhor com seu público-alvo nas redes sociais:
01 - Invista no seu autoconhecimento
Procure perceber qual a sua forma preferida de comunicação. Alguns tem boas habilidades de escrita, outros são excelentes escritores e alguns tem facilidade de explicar assuntos complexos.
Faça uma reflexão sobre o seu tom de voz. a sua gesticulação e o quanto você se sente desconfortável à frente de uma câmera.
Conhecer os seus próprios limites no que diz respeito a comunicação é o primeiro passo para buscar a melhoria.
02 - Desenvolva a capacidade de escutar
Para se comunicar melhor é preciso aprender a escutar mais assertivamente. O que seus pacientes falam com você dentro do consultório? Quais as dúvidas mais comuns? Que tipo de medo / anseio elas apresentam com maio frequência?
Procure manter uma postura aberto e ativa quando estiver atendendo seus pacientes, desta forma, o conteúdo e a forma de explica-ló nas suas redes sociais vão se tornar muito mais efetivos.
03 - Conheça seu público
Quando um médico se propõe a expor sua imagem nas redes sociais, ele precisa estar preparado para falar com o perfil do seu público-alvo.
Críticas virão de qualquer forma, já que nínguem é perfeito e o que agrada a alguns, desagrada a outros.
Portanto, é fundamental que você identifique qual a mensagem que pretende passar para seus pacientes, mas tão importante quanto é entender profundamente quem são essas pessoas.
Pense que todo vídeo, todo post, toda fotografia postada no Instgram ou Youtube tem um objetivo de falar com uma pessoa específica.
Não tente falar de tudo para todo mundo. Quem age assim acaba parecendo um generalista que sabe um pouco de tudo e muito pouco de nada!
04 - Planeje antes de falar
Nada pior do que essas postagens de improviso que muitos médicos gravam durante a sua rotina diária seja em consultório ou na sua vida cotidiana.
Se você entendeu exatamente porque seu público está seguindo-o nas redes sociais, saberá que não é possível simplesmente ligar a câmera do celular e começar a falar sobre o "trend topic" do momento.
Crie pautas de assuntos relacionados ao interesse do seu público, estabeleça uma forma clara de falar com seus pacientes com uma introdução ao assunto, o desenvolvimento do tema e finalmente uma conclusão.
O template assim funciona para qualquer tipo de comunicação, seja escrita, por voz ou imagem.
05 - Fale claramente
Estamos na era da falta de tempo, do excesso de informações, da briga dos anunciantes pela nossa atenção.
Quando direcionar sua mensagem para o seu público-alvo seja claro, objetivo e direto. Utilize uma linguagem simples e positiva nas suas mensagens.
Se você gostou dessas orientações repasse para colegas que podem se valer delas. Caso precise de um boa orientação sobre como fazer marketing médico nas redes sociais, entre em contato e fale com um especialista!
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