O mercado exige cada vez mais profissionalismo dos dentistas, e não estamos falando apenas da parte técnica.
É necessário que o dentista desenvolva outros conhecimentos, habilidades e atitudes para competir de igual para igual e superar a concorrência.
Lembre-se, você pode ter cursado uma excelente universidade de odontologia e realizado algumas especializações, mas precisará complementar sua formação desenvolvendo outras competências igualmente importantes para alcançar o sucesso profissional.
Nesse artigo vamos listar 5 habilidades de gestão que todo dentista precisa desenvolver para ser bem sucedido. Acompanhe!
01 - Liderança
Liderança não é um cargo, mas sim uma habilidade.
Seja sua equipe formada por uma secretaria ou por vários colaboradores, você precisa ser o líder da sua equipe.
O verdadeiro líder sabe escutar, tem empatia com os demais e sempre busca uma solução em conjunto.
Liderar não é mandar. Mandar qualquer um investido de certo poder consegue. Liderar é guiar as pessoas pelo exemplo.
Se você quer que sua equipe atenda bem seus pacientes, respeite os horários e atenda com excelência, passe a fazer tudo isso você também.
O exemplo arrasta as pessoas de uma forma avassaladora. Para o bem e para o mal...
02 - Feedbacks constantes
Chame em atenção em particular e elogie em público.
Essa máxima da gestão contêm uma simplificidade profunda, pois sinaliza que você como gestor precisa estar constantemente dando feedbacks para sua equipe.
Anote comportamentos que você aprecia na sua equipe e reforçe-os elogiando. Por outro lado, para mudar um comportamento negativo de um membro da sua equipe, aja com descrição, converse separadamente com a pessoa e fale especificamente sobre o ponto que deseja que ela melhore.
As pessoas anseiam por feedbacks. Elas precisam saber se estão na direção correta ou não. E quem define a direção a seguir é você!
03 - Gerenciar conflitos
É inevitável, onde existem duas ou mais pessoas sempre vai existir conflito. isso é natural do ser humano.
Saber promover um ambiente de trabalho harmônico é uma habilidade fundametnal que todo gestor de clínica precisa desenvolver.
Nós sabemos que cada ser humano é único e que as pessoas não deixam seus problemas ou anseios em casa. Elas fazem da realidade de cada um de nós e o gestor precisa saber liderar e gerenciar os conflitos que acontecem na clínica em virtude das personalidades diferentes que ali trabalham.
Sempre busque ir até a raiz dos problemas organizacionais que acontecem, não tenha funcionários preferidos, ou de tratamento especial para qualquer pessoa sobre nenhuma justificativa.
04 - Seja proativo
Antecipar problemas é fundamental.
Tanto no âmbito operacional como no estratégico, estar acomodado está fora de cogitação.
Além disso, a proatividade também é reconhecida quando o gestor procura adquirir novos conhecimentos, e novas maneiras de ser um líder melhor (assim como você está fazendo agora!).
05 - Perseguir resultados
No final do dia ou você tem pacientes pagantes ou você tem nada.
Ter o foco em resultados significa que você como gestor da sua clínica busca diariamente entregar o melhor serviço possível para seus pacientes, não somente porque você gosta e eles merecem, mas porque essa satisfação é que vai trazer o resultado em forma de crescimento de receita e lucro para seus pacinetes.
Conclusão
Nesse breve artigo nós procuramos abrir os seus olhos como profissional de odontolgia para a necessidade de ir além da capacitação técnica como forma de alcançar uma vida profissional na odontologia com sucesso.
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