É fato que sem propaganda dificilmente uma clínica médica avança no mercado atualmente.
O tempo em que bastava o profissional abrir sua clínica em um bom ponto comercial e aguardar a chegada dos pacientes já ficou para trás.
Hoje, todo médico, toda clínica médica precisa fazer divulgação do seus serviços. É preciso investir em marketing médico e comunicar o mercado que a clínica existe, divulgar seus diferenciais e obter o reconhecimento do público-alvo.
Marketing na medicina
O marketing na medicina é um conjunto de técnicas, ferramentas e processos que visa entender, atender e superar expectativas e um grupo específico de pacientes.
Marketing na medicina é algo muito mais amplo do que a divulgação pura e simples. A publicidade e propaganda fazem parte do P de Promoção de Marketing.
E é exatamente sobre isso que vamos falar hoje nesse artigo. Vamos tratar de 5 formas de fazer propaganda para médicos na internet.
5 formas de fazer propaganda para médicos na internet.
Antes de começarmos a falar sobre as formas de propaganda para médicos propriamente ditas, uma palavra sobe as premissas básicas da propaganda na medicina:
Sempre busque se informar sobre as regras do código de ética da publicidade e propaganda na medicina, conforme orientações do seu conselho.
Publicidade e propaganda na medicina tem o objetivo de informar, influenciar e persuadir pacientes, mas não tem a função precípua de vendas diretas, como no caso do varejo ou indústria.
A propaganda e a publicidade na medicina tem a intenção de mostrar para determinado grupo de pessoas (pacientes alvo) as vantagens, benefícios e diferenciais sua clínica tem sobre o demais players do seu mercado.
Dito isso, é sempre bom afirmar que a ajuda de uma empresa de marketing médico com experiência nesse mercado é muito importante, para minimizar erros de comunicação, maximizar a verba de propaganda médica disponível e aumentar a taxa de conversão de pacientes que serão potencialmente atingidos pela sua propaganda.
Vamos agora avaliar as 5 formas de propaganda para médicos na internet que você pode (deve) aplicar na sua clínica médica para atrair mais pacientes:
01 - Canal do Youtube
Vídeos são o conteúdo mais acessado na internet atualmente. As pessoas não tem muita paciência para ler grandes conteúdos no formato de textos e artigos, portanto investir em propaganda da sua clínica através de um canal de vídeos educativos e informativos na internet é uma ótima forma de propaganda para médicos.
02 - Relações públicas digital
Muitas vezes você tem um excelente conteúdo, mas ele não chega até as pessoas que poderiam ter maior interesse por ele, e por conseguinte se tornarem seus pacientes.
Existem diversas empresas que fazem a ponte entre o conteúdo que você produz, como, por exemplo, os seus vídeos e uma audiência específica.
Esse trabalha envolve mapear quais os melhores canais digitais (sites, blogs, aplicativos, etc.) onde seu conteúdo vai ser disponibilizado e propagado para atingir o maior número possível de potenciais pacientes com o perfil do seu paciente ideal.
03 - Redes Sociais
Ok, você já ouviu falar que "todo mundo" está no Facebook, Instagram ou na rede da moda quando você estiver lendo esse artigo.
Para que as redes sociais realmente atraiam, convertam e fidelizem pacientes na medicina é preciso ter uma estratégia de marketing médico nas redes sociais.
E o que vem a ser a estratégia? Trata-se do conjunto de ações que precisam ser executadas nas redes sociais que vão cumprir os objetivos da sua clínica ao trabalhar em propaganda médica nas redes sociais.
Para ficar mais concreto, não basta apenas publicar conteúdo de bom nível nas redes sociais. É preciso que esse conteúdo atinja um determinado grupo de pessoas (segmentação) e provoque alguma ação no potencial paciente (conversão).
Se você quiser entender mais sobe como é possível captar pacientes para médicos nas redes sociais, entre em contato e converse com um consultor.
04 - Email Marketing
Você pode acreditar que ninguém mais lê emails. Porém, isso não é verdade. Segundo a Associação Americana de Marketing, em pesquisa recente realizada com mais de 7 mil pessoas com idade entre 25 e 45 anos nos EUA, 74% acessavam sua conta de email diariamente.
O que ninguém lê são SPAMs. Aquela correspondência que não agrega nada ao seu cliente.
Pra que uma estratégia de captação de pacientes funcione utilizando e-mail marketing são necessários 3 pontos:
Uma base de dados opt-in (seu cadastro de clientes);
Mensagem com título e conteúdo interessantes ao perfil da sua lista de contatos;
Um bom programa de disparo de email.
Muitos profissionais perdem uma oportunidade de ouro por não trabalharem o relacionamento e a nutrição da sua base de dados ao longo do tempo. Não seja um destes.
05 - Propaganda de performance
O marketing médico de performance é aquele que utiliza canais, aqui estamos falando especificamente dos digitais, mas não são os únicos, para atrair e converte pacientes.
Para isso podem ser utilizadas várias ferramentas como anúncios patrocinados no Google, Instagram, Facebook, sites especializados com o UOL, Folha e Exame, de forma a gerar conversões diretas, como um agendamento de consulta.
O foco aqui é o retorno sobre o investimento e os resultados são medidos por indicadores concretos de aferição, como número de leads gerados, total de novos seguidores, etc, etc.
Conclusão
Se você tem uma clínica médica precisa investir em divulgação dos seus serviços. O marketing na medicina é fundamental hoje em dia para clínicas médicas e apostar em formas de divulgar sua clínica médica na internet é fundamental.
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