Muitos profissionais de saúde desejam investir em marketing médico, porém não tem certeza sobre qual a melhor forma de divulgar seu consultório ou clínica médica.
Em primeiro lugar é necessário que você profissional de saúde ou gestor da sua clínica responda a 5 perguntas que são fundamentais para direcionar a publicidade e propaganda da sua clínica médica:
01 - Quem? (O alvo das suas campanhas de divulgação. Homens? Mulheres? Idade média? Nível de renda? Onde moram? etc.).
02 - O Que? (Qual o tratamento, problema, dor ou solução seu público-alvo busca resolver).
03 - Quais sites visita? (Em que lugares da internet seu público-alvo busca informações sobre a solução do problema, dor ou tratamento definido no passo 02: Google? Facebook? Instagram? Blogs? Revistas on line? Dessa forma você descobre quais os melhores locais para anunciar sua oferta de serviços para esses potenciais clientes.
04 - Quem Segue? (quais são os influenciadores ou personalidades que seu público-alvo segue na internet);
Uma vez que estão respostas estejam claras você estará pronto para o próximo passo a seguir que é a divulgação da sua clínica médica.
Nesse artigos nos listamos 5 formas mais eficazes de divulgar sua clínica médica. Continue com a gente!
01 - Google Adwords
No mundo atual as pessoas que não tem uma indicação de um profissional de saúde por parte de um parente ou amigo sempre iniciam suas pesquisas pelo Google.
Nesse sentido, estar presente no momento em que as pessoas estão procurando por prestadores de serviços do seu nicho é fundamental
Existem duas formas de se fazer isso, sendo uma delas, o Google Ads. Essa é a ferramenta de publicidade paga do Google, que conecta demanda e oferta na internet.
O Google Ads é muito interessante para clínicas médicas pois ele exige anúncios direcionados para pessoas que já estão buscando por um prestador de serviços de saúde em determinado segmento.
Assim, uma pessoa que digita no Google "dermatologista em São Paulo" está na verdade em um processo de busca ativa de um profissional, pois já passou do estágio inicial de conscientização de um problema.
Uma grande vantagem do Google Ads é o fato de que sua clínica só será cobrada pelos cliques efetivos nos seus anúncios e não pelas exibições. Isso aumenta muito as chances de estar divulgando sua clínica somente para potenciais pacientes.
A grande desvantagem é o custo associado a ferramenta. Para setores da saúde como dermatologia, cirurgia plástica e estética em geral o custo de cada clique pode ser bem alto em algumas cidades e regiões metropolitanas.
02 - SEO
SEO significa um conjunto de técnicas que um profissional de programação aplica ao seu site e também fora dele para que o mesmo possa rankear e se posicionar melhor nos resultados de busca do Google.
Estar na primeira página do Google é um luxo para poucos (10 apenas na verdade). E são pouquíssimas as pessoas que avançam para a segunda página do resultado das pesquisas.
O SEO trabalha elementos do site para que ele seja mais "amigável" e encontrável pelo Google para determinados termos e palavras-chave que fazem sentido para o seu negócio.
Investimentos em SEO não costumam ser baratos e nem dão resultados rápidos, mas estima-se que o primeiro colocado no Google para qualquer pesquisa leve até 60% do ttoal de cliques de determinada pesquisa.
Estar ali pode ser significar uma diferença brutal no faturamento e lucro da sua clínica. Especialmente para aqueles profissionais que fazem procedimentos de alto valor além do valor inicial da consulta.
03 - Facebook e Instagram
As redes sociais cairão no gosto do brasileiro e estes aderiram em massa ao Facebook e Instagram.
Ter presença nas redes sociais hoje em dia não é mais uma discussão de Se, mas de Quando e principalmente de Como.
Claro, com o excesso de profissionais de saúde falando mais do mesmo nas redes sociais produziu-se muito ruído e a mensagem de grande parte das clínicas médicas se perdeu.
Para ser sucedido na divulgação da sua clínica médica nas redes sociais é preciso 3 elementos:
A) Um bom conteúdo
B ) Uma estratégia
C ) Investimento para impulsionamento
O conteúdo é a cereja do bolo, mas ele precisa ser visto e impactar as pessoas certas, portanto exige investimentos em impulsionamentos de posts e campanhas estruturadas com objetivos bem definidos.
04 - Conteúdo
As pessoas estão na internet não para comprar produtos, serviços ou tratamentos. Elas estão buscando soluções para seus problemas, dores, desejos e frustrações.
É preciso que você entenda bem o que seu potencial cliente procura na internet para que sejam produzidos conteúdos no formato de artigos, vídeos, e-books para explicando sobre os principais temas do seu campo de atuação.
As pautas para os temas a serem tratados nesses conteúdos devem vir das dúvidas do dia a dia mais comuns que você escuta no seu consultório.
São as mesmas dúvidas que os seus atuais pacientes tem que milhões de outras pessoas tem na internet.
Mas, atenção! Não se trata de dar consultas online e muito menos de explicações detalhadas sobre como se resolve um problema.
Os conteúdos devem ser curtos e objetivos com finalidade informacional, em linguagem para o leigo e que devem ser direcionados para atrair e converter potenciais pacientes.
05 - Youtube
O Youtube é o segundo site mais acessado no mundo logo após o Google.
Esse enorme sucesso se dá fundamentalmente porque a grande maioria das pessoas prefere se informar através de canais audiovisuais.
O formato de vídeos no Youtube é perfeito para que sua clínica possa divulgar informações sobre os seus tratamentos, sobre tecnologias, prevenção de doenças, para educar e atrair a atenção de potenciais pacientes.
O vídeo é um vendedor silencioso. Uma vez que você suba um bom vídeo para o Youtube que tenha conteúdo relevante para uma determinada audiência ele vai estar ali 24x7x365.
Mas atenção! Vídeos na área de medicina deve ser usados para fortalecer sua imagem e não para enfraquece-lá. Se você não tem traquejo nenhum com vídeos, se não gosta de aparecer na frente das câmeras ou se acredita que esse tipo de exposição "diminui" o seu valor como profissional de medicina, essa abordagem não é para você.
Conclusão
Clínicas médicas precisam atrair pacientes. Marketing é a disciplina que coloca a oferta e a demanda frente a frente.
Se você tem um serviço que resolve algum tipo de problema será o marketing médico quem vai tornar possível colocar sua oferta, sua clínica perante as pessoas que necessitam do seu trabalho.
Se você quer saber mais sobre como divulgar clínica médica e atrair mais pacientes, entre em contato e converse com um de nossos especialistas em marketing para médicos.
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